Dietas equilibradas

Cachorro pode comer manga?

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 28 novembro 2022
Cachorro pode comer manga?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A manga é considerada por muitas pessoas como uma das frutas mais deliciosas de todas. Não importa se é comida em pedaços, geleia, doce ou se é bebida como suco. Quer compartilhar uma manga com seu amigo peludo? Então você precisa saber se cachorro pode comer manga.

Algumas frutas são recomendáveis para cachorros, pois trazem variedade para a dieta e muitos benefícios nutricionais, por isso, nesse artigo do PeritoAnimal te convidamos a descobrir se a manga é uma delas. Pode dar manga para cachorro? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer cereais?

Índice

  1. Cachorro pode comer fruta?
  2. Os cachorros podem comer manga?
  3. Cachorro pode comer manga: benefícios
  4. Cachorro pode comer manga: quantidade
  5. Cachorro engoliu caroço de manga: o que fazer

Cachorro pode comer fruta?

É muito provável que você considere a ração seca como o melhor alimento para os cachorros. É verdade que ela oferece todos os nutrientes que eles precisam. No entanto, a dieta do cachorro pode ser diversificada se você oferecer a ele, ocasionalmente e de maneira controlada, uma variedade de alimentos que ele goste e que lhe proporcionam muitos benefícios nutricionais.

Um exemplo são as frutas e legumes recomendados para cachorros. Estes alimentos oferecem vitaminas, minerais, fibras e são uma excelente opção para oferecer ao seu cachorro lanches deliciosos e saudáveis.

O cachorro não precisa comer grandes quantidades de fruta, alguns pedaços duas vezes por semana são mais do que suficientes, uma vez que são alimentos muito ricos em açúcares. Uma boa opção é oferecê-los como uma variação das recompensas se costuma oferecer aos animais de maneira pontual. Afinal, pode dar manga para cachorro?

Cachorro pode comer manga? - Cachorro pode comer fruta?

Os cachorros podem comer manga?

Sim, o cachorro pode comer manga! Isso não significa que você pode oferecer essa fruta diariamente, no entanto, pode dar sem medo quando o cachorro estiver curioso por ela, e até inclui-la na dieta como uma recompensa ocasional.

Agora, o cachorro pode comer manga verde? Neste caso, a resposta é não, os cachorros só devem comer manga madura. Por que? A manga verde é bastante ácida, às vezes até amarga e a polpa não é suculenta, e sim firme e um pouco dura. Por isso, não é tão gostosa e pode deixar seu cachorro com dor de estômago, sendo possível causar o aparecimento de diarreia.

Cachorro pode comer manga: benefícios

Agora que você sabe que cachorro pode comer manga, você precisa saber quais são os benefícios desta deliciosa fruta, ou seja, o valor nutricional da manga, e de que maneiro o organismo do seu cachorro pode aproveitá-la.

Essas são as propriedades e benefícios da manga para cachorros:

  • Fornece fibra: as fibras são muito importantes para regular o funcionamento do sistema digestivo, por isso a manga é ótima para seu cachorro se ele sofre de prisão de ventre;
  • Contém antioxidantes: os antioxidantes protegem seu cachorro de doenças:
  • É rica em vitamina C: essa vitamina reforça o sistema imunológico assim, seu cachorro estará preparado para lutar contra bactérias e diversos micro-organismos;
  • Fornece ácido fólico: favorece a produção de glóbulos vermelhos;
  • Contém vitamina A: esta vitamina faz bem para os ossos, visão e o sistema imunológico;
  • Fornece água: ajuda a manter seu cachorro bem hidratado, especialmente no verão.

Veja também quais são os benefícios da melancia para cachorro no nosso artigo "Cachorro pode comer melancia?".

Cachorro pode comer manga? - Cachorro pode comer manga: benefícios

Cachorro pode comer manga: quantidade

Você já sabe que cachorro pode comer manga, sabe quais são os benefícios dessa fruta para cachorro então, chegou o momento de saber como oferecê-la. Dar manga para um cachorro é muito simples. Comece lembrando que a manga deve estar madura, nunca verde. Assim como acontece com muitas outras frutas, você deve remover a pele ou a casca, bem como o caroço. A melhor opção é cortar a manga em pedaços e oferecer alguns ao seu cachorro.

Cubinhos de manga são uma boa opção para variar as recompensas que você oferece ao seu cachorro. Em dias muito quentes ou tardes de passeio, coloque-os na geladeira ou refrigerador por algumas horas e depois dê para o seu cão, eles o ajudarão a se refrescar. A proporção ideal é de 2 a 3 cubinhos para cachorros de raça pequena, até 4 cubos para raças médias e entre 5 e 6 cubos para raças grandes.

Apesar de todos os benefícios, a manga contém açúcar, por isso não é aconselhável dar manga para seu cachorro com muita frequência. Entre 1 e 2 vezes por semana é suficiente.

Cachorro pode comer casca de manga? Não é aconselhável, pois a casca da manga é muito dura e pode causar problemas digestivos. Da mesma forma, os cachorros não podem comer o caroço da manga uma vez que a semente da manga é muito grande e dura, por isso, seu cachorro corre risco de se engasgar ou sufocar com ela. Por essa razão, você não deve deixá-lo mastigar uma manga sem sua supervisão.

Cachorro engoliu caroço de manga: o que fazer

Alguns cachorros podem ser mais travessos e, se você tiver uma mangueira em casa, podem engolir uma manga inteira, incluindo o caroço. O que fazer nesses casos? É essencial ir ao veterinário imediatamente, mesmo que o caroço tenha conseguido passar pela garganta sem sufocar o seu cachorro, pois existe a possibilidade de ele ficar preso no intestino.

Se o caroço não for retirado, o cachorro apresentará problemas nos dias seguintes, como vômitos, diarreia, falta de apetite e alterações de comportamento. Se você suspeitar que seu cachorro engoliu caroço de manga, deve ir com urgência ao veterinário.

Confira também nosso vídeo no YouTube sobre as 8 frutas para cachorros, seus benefícios e doses recomendadas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer manga?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Marcela
olá, minha cadelinha acabou de engolir um caroço de manga e eu tô desesperada porque não tenho condições de levá-la ao veterinário. Tem algo que eu possa fazer em casa?
Diego
Oque aconteceu ela está bem ????
A sua avaliação:
Eliza
O meu buldogue francês tem
1 ano e 5 meses e 11kg, em novembro de 2020 ele engoliu um caroço médio de manga 🥭 , ficou tudo normal aparentemente, 22 dias depois ele vomitou 🤮 o caroço 🙏 colocando aqui pq sei q as pessoas pesquisam assim como eu pesquisei na época, pq fiquei bem apreensiva no início, depois decidi somente orar e confiar que Deus ia fazer alguma coisa!! E fez❤️🙌🏼!🙏
Nicholas
Mais teve algum colateral ? Meu cachorro engoliu hj :(
A sua avaliação:
Andrew
Olá boa tarde, minha BullDog engoliu um caroço de manga ubá, e já se passou um tempo, tem chance de ser expelido nas fezes?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Andrew. É como falamos no artigo, nossa recomendação, nesse caso, é que o leve urgentemente a um veterinário. Dependendo do tamanho do caroço, isso pode causar grandes complicações para o seu companheiro peludo. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
karoley
Olá, minha cachorra de 8 meses engoliu um caroço de manga há quase duas semana e só ontem dia 16/12 é que ela vomitou ou defecou esse caroço, coincidência ou não essa semana ela apresentou uma alergia intensa na pele e o comportamento muito mais agitado do que o normal. Será que isso pode ser por causa desse caroço,?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Karoley. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado, se for o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes, pois sem investigar o problema pessoalmente não conseguimos dizer... Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nivia Soares
Boa tarde,fora a manga,eu posso oferecer banana ao meu cãozinho tbm,que tipos?
A sua avaliação:
Marcio Lopes
Tenho muita manga no meu quintal e faço muita geléia sem açúcar utilizo somente agua, posso oferecer para meu cachorro? E se puder qual a quantidade?
A sua avaliação:
zaylara
amei saber que cachorro pode comer manga, valeu
1 de 3
Cachorro pode comer manga?