PARTILHAR

Cachorro desnutrido: sintomas

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 14 junho 2023
Cachorro desnutrido: sintomas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você alimenta o seu animal de estimação corretamente? Esta é uma das perguntas que você deve fazer periodicamente, já que a alimentação do cão é um dos fatores que mais influencia a saúde do mesmo. Por isso, você deve sempre se certificar de que, através dos alimentos que você lhe proporciona, é possível cobrir as necessidades nutricionais, caso contrário, o seu cachorro corre o risco de sofrer vários problemas de saúde.

Por vezes, uma escassez de nutrientes não ocorre devido a erros na alimentação externa, senão devido a problemas internos que impedem uma absorção adequada a nível intestinal, portanto, qualquer manifestação de uma deficiência nutricional deve ser tida em conta.

Neste artigo do Perito Animal, te explicamos os sintomas de cachorro desnutrido para você aprender a reconhecer deficiências nutricionais no seu pet.

Também lhe pode interessar: Vitaminas para gatos desnutridos

Sintomas de cachorro desnutrido

Atualmente existem rações balanceadas e de alta qualidade para cães que são uma excelente maneira de fornecer ao nosso animal de estimação todos os nutrientes que ele necessita, porém, a administração de alimentos de baixa qualidade e a produção de dietas caseiras sem supervisão nutricional continua sendo um problema, pois alguns cães sofrem de deficiências nutricionais e por isso, é tão importante ter um tipo de alimentação para cães adequado.

Um cachorro cujo organismo possui todos os nutrientes necessários e nas quantidades certas é saudável, no entanto, quando o animal tem uma carência nutricional, o seu estado de saúde começa a decair.

Os sintomas genéricos das deficiências nutricionais são aqueles que, embora não forneçam informações sobre qual nutriente específico está faltando, indicam que o estado de saúde do cachorro não é adequado. Esses são os sintomas de cachorro desnutrido:

  • Mudanças na sede e na produção de urina;
  • Mudanças na aparência e consistência das fezes;
  • Pelagem sem brilho;
  • Olhar opaco;
  • Transtornos do apetite;
  • Mudanças súbitas no peso corporal;
  • Desordens da pele;
  • Mudanças no comportamento.
Cachorro desnutrido: sintomas - Sintomas de cachorro desnutrido

Sintomas de deficiência de carboidratos em cães

Os carboidratos são um macronutriente cuja principal função é a energia. Um cachorro desnutrido que não tenha os carboidratos necessários mostrará fraqueza e fadiga geral em primeira instância, se essa deficiência não for corrigida, a letargia aumentará progressivamente.

Na ausência de carboidratos suficientes, o corpo começa a usar as gorduras como fonte de energia. As gorduras usadas como energia deixam resíduos metabólicos chamados corpos cetônicos. Um sintoma claro de que existe um problema com os carboidratos (seja por deficiência ou diabete) é o hálito do cão que cheira a acetona.

Sintomas de deficiência de proteínas em cães

As proteínas têm uma função estrutural, servem para reparar, manter e formar novos tecidos, bem como pequenas estruturas necessárias para o funcionamento do organismo (os anticorpos do sistema imunológico são formados por proteínas).

Um cão afetado por uma deficiência proteica manifesta principalmente os seguintes sintomas:

  • Perda de massa muscular;
  • Transtornos do desenvolvimento;
  • Infertilidade;
  • Doenças infecciosas repetidas, devido à imunodeficiência;
  • Alterações na pele e no pelo.

Sintomas de deficiência de lipídios em cachorros

Os lipídios ou gorduras são absolutamente necessários na formação das membranas celulares, proteção dos órgãos e transporte das vitaminas lipossolúveis.

Obviamente, as gorduras prejudiciais também não são adequadas para os cachorros, que devem ingerir essencialmente ácidos graxos essenciais, também conhecidos como gorduras saudáveis.

A deficiência lipídica em cães se manifesta através dos seguintes sintomas:

  • Pelagem seca;
  • Descamação e seborreia;
  • Predisposição para doenças infecciosas;
  • Perda de peso.

Sintomas de deficiência de vitaminas em cães

As vitaminas são um micronutriente, isso indica que o organismo do cão as necessita em pequenas proporções, no entanto, elas são essenciais, pois, participam de inúmeras reações químicas.

A deficiência de vitaminas apresentará sintomas dependendo das funções da vitamina cuja contribuição não é adequada, porém, os seguintes sintomas são indicadores de uma carência deste micronutriente:

  • Perda de apetite;
  • Dermatite;
  • Diminuição da temperatura corporal;
  • Mudanças na cor da língua;
  • Alterações na pelagem;
  • Problemas de coagulação;
  • Sinais neurológicos.

Dica: Buscando ideias de vitamina para cachorro desnutrido? Descubra as melhores vitaminas para cachorros nesse artigo!

Sintomas de deficiência de minerais em cães

Tal como acontece com as vitaminas, os minerais também são micronutrientes e a sua deficiência provocará sintomas que dependem, em particular, das funções desempenhadas pelo mineral que estiver escasso.

Apesar disso, alguns dos principais sinais indicadores de uma carência desses micronutrientes também podem ser identificados, são eles:

  • Transtornos de crescimento;
  • Distúrbios musculoesqueléticos;
  • Anemia;
  • Doenças infecciosas repetidas;
  • Inquietação;
  • Fraqueza;
  • Pele seca e perda de pelo.

Cachorro desnutrido: o que fazer

Para tratar cachorro desnutrido, tal como acontece com muitas outras alterações, é essencial ir ao veterinário o mais rápido possível.

Um défice nutricional não é uma questão banal, pois a falta de alguns nutrientes, como já vimos, pode até ocasionar distúrbios neurológicos. O médico veterinário deve avaliar, inicialmente, o estado de saúde do pet e determinar se alguma das alterações causadas pela deficiência nutricional requer tratamento farmacológico. Também é importante identificar qual insuficiência nutricional está sendo vivenciada, para passar o tratamento indicado. O especialista pode se basear simplesmente nas manifestações clínicas ou, em alguns casos, é necessário solicitar exames laboratoriais.

Finalmente, é importante buscar ajuda de um profissional sobre quais os cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido são mais adequadas para o seu animal de estimação e através de quais produtos você pode melhorar a alimentação do seu pet.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro desnutrido: sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Sara
Minha cachorra da raça chow chow sumiu quando apareceu ela tava muito debilitado que nem conseguia andar o que eu faço?
Luísa Savala
Oi Sara! Você deve levar a sua carrinha em um médico veterinário o quanto antes para que ele faça os exames necessário e detecte qualquer problema (se existir) o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Luiza
minha cachorra teve 5 filhotes , 2 vivos e 3 mortos , e ela ainda está sagrando com um cheiro ruim pode ter mais filhotes mortos ?
Luísa Savala
Oi Ana Luiza! Recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cachorro desnutrido: sintomas
1 de 2
Cachorro desnutrido: sintomas

Voltar ao topo da página ↑