Partilhar

É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 15 setembro 2016
É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?

Ver fichas de  Cachorros

Decidiu adotar um cachorro? Então este é um momento precioso, mas também deve ser o momento no qual como dono deve aceitar todas as suas responsabilidades para proporcionar ao seu pet tudo o que precisa para ser feliz.

É um cachorro macho ou fêmea? Esta é uma decisão completamente individual, embora independentemente do sexo escolhido, uma reprodução controlada, responsável e desejada pelos donos será imprescindível para a saúde animal, nesse sentido o controle da reprodução do seu pet deve ser um assunto que merece toda a sua atenção.

No entanto, neste artigo do PeritoAnimal não vamos analisar o tema da castração como uma responsabilidade, mas sim como um meio para melhorar o comportamento canino. Continue lendo e descubra se é necessário castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento.

Também lhe pode interessar: É preciso cruzar um cachorro?

A castração em cães

Primeiro deve saber que a castração não é a mesma coisa que um processo de esterilização, pois trata-se de uma cirurgia mais invasiva, mas que também pode apresentar vantagens maiores. A castração consiste na extração dos testículos, conservando a bolsa escrotal. Esta técnica não impede apenas a reprodução do animal como também inibe o comportamento sexual do cachorro. Mas o que isso significa?

Um cachorro macho possui um forte instinto de reprodução e basta perceber uma fêmea no cio próxima a ele para que isto possa causar um verdadeiro caos. Isto acontece por diferentes mecanismos:

  • A testosterona aumenta, isto está relacionado diretamente com um aumento da agressividade e irritabilidade.
  • De repente o seu cachorro voltou a urinar em casa? Neste caso não se trata simplesmente de uma função renal, mas sim de marcar território devido ao seu instinto de dominância.
  • Um cachorro que deteta perto uma fêmea no cio fará tudo quanto possível para se escapar, por isso a nossa atenção deverá ser máxima.
  • O cachorro sofre de uma grande ansiedade se não conseguir chegar até à fêmea no cio, chora, geme, e deixa inclusive de comer, embora um bom adestramento canino tenha sido a sua prioridade, o nível de ansiedade chega a ser tão alto que o cachorro entra em um absoluto estado de desobediência.

Com a castração, este intenso baile hormonal não ocorre, o que repercute positivamente sobre o cachorro e também sobre a sua casa humana, no entanto, esta prática vai mais além e reduz o risco do cachorro apresentar determinadas condições de origem hormonal como as seguintes: cistos na próstata, hiperplasia de próstata, tumores testiculares e tumores na zona perianal.

É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento? - A castração em cães

Castrar o cachorro ajuda a melhorar o seu comportamento?

Esta é a pergunta que muitos donos fazem, mas não é a pergunta adequada pois está mal formulada. Devemos esclarecer em primeiro lugar que um macho não apresenta um mau comportamento sexual, apresenta simplesmente um comportamento sexual e natural que pode ser problemático.

Os cachorros que apresentam um mau comportamento fazem-no por uma má intervenção por parte dos donos, não porque estão manifestando a sua fisiologia sexual. Em todos os casos devemos perguntar se é adequado castrar o cachorro para reduzir a sua dominância, agressividade e desobediência quando detetar uma fêmea no cio.

A resposta é sim, é adequado, embora isto não faça com que um macho manifeste um comportamento sexual seja um macho que não se possa controlar. Poderíamos afirmar então que a castração reduz a ansiedade do cachorro originada pelo seu forte instinto reprodutivo e os problemas que os donos têm de enfrentar.

Esta explicação ainda não lhe convence? Talvez tenha em mente alguns mitos, por isso vamos desvendá-los rapidamente:

  • Um cachorro castrado não engorda automaticamente. Os cães castrados que engordam fazem-no porque a sua alimentação e o seu estilo de vida não se adaptam às suas novas exigências nutricionais e energéticas.
  • Um cachorro castrado não deixa de ser marcho, apesar de não se observar o seu comportamento sexual, conservam uma anatomia de macho, e se não levantarem a pata ao urinar, não significa que tenham ficado "femininos", isso obedece simplesmente a níveis hormonais diminuídos.
  • O seu cachorro é um excelente cão de guarda e defesa? A castração não vai afetar as suas habilidades, apenas o deixará um melhor cão de guarda, uma vez que o cachorro mais bem treinado pode perder a concentração muito facilmente com uma fêmea no cio perto.
É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento? - Castrar o cachorro ajuda a melhorar o seu comportamento?

Uma decisão completamente individual

Nem todos os cachorros são iguais e por isso gostaria de compartilhar a experiência que tive com o meu primeiro cão que, desde logo se tornou em um dos seres mais queridos para mim. Verdi era uma mistura de Pequinês que me acompanhou durante 19 anos, convertendo-se assim em mais um membro da família.

Se alguma vez manifestou um comportamento típico de um cachorro macho, este deve ter sido insignificante, pois nunca observamos nele todos os sinas que isso implica. Também é importante que saiba que, aos 15 anos de idade ele teve de ser operado devido a um tumor perianal, que apesar de não ser maligno, causava opressão na zona anal e era claramente hormônio dependente.

Com isto quero dizer que há cachorros que apenas ficam afetados quando uma cadela no cio se encontra próxima, por isso, pode ser que você não castre o seu cachorro, mas que também nunca se depare com comportamento sexual.

Mas isso não é a única coisa que deve ter em conta. Talvez não tenha decidido adotar um Pequinês mas sim um Husky Siberiano, um cão robusto, precioso e muito próximo ao lobo.

Neste caso o problema não passa apenas pelo fato do cachorro poder causar o maior caos dentro de casa ao possuir uma estrutura muito robusta, o problema é que a castração vai implicar para si a intervenção sobre a beleza selvagem deste animal.

Quer conservar todos os instintos do seu pet, tentando respeitar ao máximo possível a sua natureza ou, pelo contrário decide que esta não é uma opção para si? Não existe uma decisão melhor que outra, a castração é um tema genérico, uma vez que deve ser tratada de forma individual em função de cada cão e de cada dono.

É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento? - Uma decisão completamente individual

Se deseja ler mais artigos parecidos a É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?
1 de 4
É preciso castrar os cachorros machos para melhorarem o comportamento?

Voltar ao topo da página