Partilhar

A ascite em cães - Causas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 31 março 2017
A ascite em cães - Causas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

É importante dedicar tempo ao seu cachorro diariamente, não só porque são animais que precisam de afeto e socialização para desfrutarem de um verdadeiro bem-estar, também porque estar em contacto com o seu cachorro permitirá que você se aperceba rapidamente sobre qualquer sinal que possa estar indicando uma patologia ou transtorno.

Para perceber estes sinais é necessário contacto, uma vez que através de diversas demonstrações de afeto, poderá dar-se conta se o seu cachorro apresenta feridas, inflamações ou edemas.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe as causas e tratamento da ascite em cães, um sinal que pode ser muito evidente e envolver um grande gravidade.

Também lhe pode interessar: Ascite em gatos - Causas e tratamentos

O que é a ascite?

A ascite conhece-se também como derrame abdominal, embora este remo simplesmente indique a acumulação anormal de fluídos na cavidade abdominal.

A ascite em si mesma não é um problema, a não ser que o edema seja tão grave que pressione o diafragma causando dificuldade respiratória, no entanto, o que sim pode ser muito grave é o transtorno que esteja causando este sinal, uma vez que o fluído acumulado na cavidade abdominal pode vir dos órgãos internos, dos vasos sanguíneos ou dos nódulos linfáticos. Para avaliar a gravidade da ascite é imprescindível determinar a causa subjacente e o estado dos tecidos.

A ascite em cães - Causas e tratamento - O que é a ascite?

Causas da ascite em cães

A ascite em cães pode ter várias causas e é imprescindível que o veterinário realize os exames necessários para determinar onde se origina o problema. Entre todas as causas possíveis devem-se destacar as seguintes:

  • Níveis baixos de proteína no sangue
  • Insuficiência cardíaca
  • Traumatismo com rotura de órgãos internos
  • Transtornos de coagulação
  • Tumores com sangramento
  • Doenças do fígado
  • Inflamação do peritônio (Peritonite)
  • Rotura de vasos sanguíneos
  • Transtornos renais

 

A ascite em cães - Causas e tratamento - Causas da ascite em cães

Sintomas de ascite em cães

A ascite manifesta-se principalmente através da distensão abdominal, no entanto, por vezes pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Vômitos
  • Aumento do peso
  • Sinais de dor
  • Gemidos ao deitar-se
  • Dificuldade respiratória
A ascite em cães - Causas e tratamento - Sintomas de ascite em cães

Diagnóstico e tratamento da ascite em cães

O diagnóstico da ascite pode ser feito através de exames de diagnóstico por imagem como a radiografia e ecografia abdominal, no entanto, o veterinário também pode analisar a urina e geralmente será feito também o esvaziamento do líquido acumulado no abdômen, o qual posteriormente deverá ser analisado para poder estabelecer a causa subjacente.

O tratamento da ascite pode variar dependendo de cada causa, no caso de que haja infecção serão necessários fármacos antibióticos, por outro lado, se a causa é um tumor, pode ser planejada uma intervenção cirúrgica. Só o veterinário pode definir o tratamento mais adequado em cada caso.

deve ser feito um seguimento para avaliar como o cão responde ao tratamento e desde casa podemos ajudar restringindo a quantidade de sal na alimentação do cão, uma vez que o sódio agrava a acumulação de fluídos corporais.

A ascite em cães - Causas e tratamento - Diagnóstico e tratamento da ascite em cães

É possível prevenir a ascite em cães?

São tantas as causas da ascite que não existe nenhum método que garanta 100% a prevenção, no entanto, podemos reduzir o risco tendo em conta as seguintes considerações:

  • Mantenha o seu cão em um lugar seguro e leve-o a passear com guia para minimizar o risco de traumatismos
  • Alimentos o seu cachorro com uma ração de qualidade
  • Não automedique o seu cão
  • Siga à risca o programa de vacinação estabelecido
A ascite em cães - Causas e tratamento - É possível prevenir a ascite em cães?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A ascite em cães - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre A ascite em cães - Causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
karyna
Minha cachorrinha está com Barriga d'água qual remédio caseiro eu poderia usar nela??
EDILEUZA LIMA
BOM DIA. GOSTARIA DE SABER SE AO FAZER UM EXAME DE SANGUE PODE ACUSAR ALGUM PROBLEMA QUE ESTEJA CAUSANDO ISSO. PORQUE TENHO UMA CACHORRINHA PINSCHER QUE DAR ESSE PROBLEMA DE ÁGUA NO ABDOME DE TRÊS EM TRÊS MESSES. DEVO PAGAR PARA FAZER UM EXAME DE SANGUE? NEM SEI MAIS O QUE FAZER POR FAVOR ME AJUDE. OBRIGADO.
Grafite
Meu cachorro toma muitos remédios para epilepsia, ele está com barriga grande e saindo líquido no ânus dele,será que ascitei?
Pablo Mansur
Muito esclarecedor o artigo, porém gostaria de saber se existe um protocolo oficial a ser seguido para a drenagem assim como a ANS regulamenta esse procedimento para humanos. Obrigado
José Júlio Fernandes
gostaria sabe qual a medicação usada no tratamento das ascites em cães e gatos espero resposta.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José Júlio! Provavelmente precisará de antibióticos (caso exista infecção) e apenas o médico veterinário poderá receitar. Em casos mais graves pode ser necessário intervenção cirúrgica.

A ascite em cães - Causas e tratamento
1 de 6
A ascite em cães - Causas e tratamento

Voltar ao topo da página