Partilhar

Cachorro com asma - Sintomas e tratamento

 
Por Maria Besteiros. 15 abril 2019
Cachorro com asma - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Embora a asma em cachorro não seja tão frequente como nos gatos, podemos encontrar neles esse tipo de doença respiratória, especialmente no caso de raças de cachorros pequenos.

Neste artigo do PeritoAnimal, te explicaremos como reconhecer os sintomas de cachorro com asma, algo fundamental para identificar esse transtorno e começar a tratá-lo o mais rápido possível, já que nos casos mais graves, podem ocorrer sérias complicações respiratórias. Também falaremos do tratamento que, é claro, deve ser prescrito pelo veterinário após a confirmação do diagnóstico.

Também lhe pode interessar: Asma em gatos - Sintomas e tratamento

Cachorro com dificuldade para respirar

A asma em cachorros está inclusa em um grupo de transtornos que afetam as vias respiratórias inferiores. Devido à presença de um agente irritante, os brônquios se contraem para evitar que ele chegue aos pulmões e, além disso, geram muco para prendê-lo.

Este mecanismo de bronco-constrição dificulta a respiração, podendo originar desde um quadro leve, com sintomas como tosse ou dificuldades respiratórias, até uma crise aguda, na qual parecerá que o cachorro tem ataques de respiração, ou seja, sufocamentos que podem comprometer sua vida.

Cachorro com asma - Sintomas e tratamento - Cachorro com dificuldade para respirar
Imagem: https://www.sectorasegurador.es/cancer-de-pulmon-en-los-perros/

Causas da asma em cachorro

Nem sempre é possível determinar a causa que desencadeou a asma no cachorro. Está relacionada a uma reação de hipersensibilidade diante de alérgenos, como o pó, o pólen, contaminação ambiental, aerossóis, fumaça, ácaros, etc.

A presença de parasitas pulmonares, como o verme do coração, de cardiopatias ou de algumas infecções podem desenvolver uma sintomatologia similar à da asma. Se este for o caso, é necessário diagnosticar a doença pois, se não for tratada, o cachorro não se recuperará.

Sintomas de asma em cachorro

Os cachorros com asma podem permanecer um longo tempo apresentando apenas sintomas leves, mas também é possível que sofram crises agudas em que sua respiração é comprometida e, em consequência disso, sua vida é colocada em risco. Entre os sintomas de cachorro com asma em que devemos prestar atenção, estão os seguintes:

  • Tosse
  • Cachorro respirando pela boca e, às vezes, com a língua para fora na tentativa de conseguir mais oxigênio
  • Postura ortognática (com as patas dianteiras separadas), também em tentativa de tornar a respiração mais produtiva
  • Cachorro com falta de ar, dificuldades respiratórias evidentes
  • Quando há falta de oxigênio, a coloração das mucosas pode se tornar cianótica, ou seja, de tonalidade azulada
  • Espirros

Nos casos mais graves, pode ocorrer um colapso , e se não receber assistência veterinária com urgência, o cachorro pode falecer.

Cachorro com asma - Sintomas e tratamento - Sintomas de asma em cachorro

Tratamento de asma em cachorros

Se notar algum dos sintomas mencionados acima em seu cachorro, você deve informar o veterinário, uma vez que, como já dissemos, a asma canina piora se não for tratada e as consequências podem ser fatais.

O objetivo do tratamento se baseia em dilatar os brônquios para restabelecer o fluxo de ar e, assim, melhorar a respiração. Para isso, utilizam-se corticosteroides e broncodilatadores. Nos casos graves de crises respiratórias, é importante administrar também oxigênio. Além disso, o manejo deve ser cuidadoso, pois causar estresse pode dificultar ainda mais a respiração, piorando o quadro.

É possível administrar os medicamentos por via oral, mas o uso de inaladores tem a vantagem de reduzir os efeitos colaterais e agir com maior rapidez. Esses dispositivos são utilizados por pulverização em uma câmara contendo a dose de medicação para que o cachorro, ao respirar nela, inale a medicação. É claro que toda a medicação, assim como sua dose e frequência de uso, deve ser prescrita pelo veterinário.

Se na família há alguém asmático, é comum surgir a pergunta "posso dar meu remédio de asma ao cachorro?", e a resposta é negativa. Embora utilizemos alguns medicamentos que nos trazem bons resultados e parecem inócuos, a verdade é que administrar fármacos de uso humano para cachorros pode ter consequências fatais. Por isso, você só deve utilizar os medicamentos receitados pelo veterinário.

Remédios caseiros para asma em cachorro

Se seu pet foi diagnosticado com asma canina, você deve proporcionar a ele um ambiente que minimize o risco de sofrer um ataque. Para isso, pode implantar as seguintes medidas:

  • Manter a casa ventilada
  • Aspirar com frequência
  • Não levantar pó ou usar aerosóis, incluindo colônias para cachorro, na presença do cão
  • Evitar a exposição a fumaça
  • Remover almofadas e tapetes
  • Utilizar purificadores para o ar

Quanto aos broncodilatadores naturais para cachorros, você pode oferecer camomila por seu efeito anti-estresse, que vai ajudar o cachorro a respirar melhor. Uma colher de chá de farinha de aveia natural também trará um efeito calmante. Você pode usar esses remédios naturais como complemento da medicação prescrita pelo veterinário, nunca como substituto.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com asma - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Ned F. Kuehn , DVM, MS, DACVIM, Michigan Veterinary Specialists. Introduction to Lung and Airway Disorders of Dogs. Acessado em 15 de abril de 2019. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/lung-and-airway-disorders-of-dogs/introduction-to-lung-and-airway-disorders-of-dogs
  • Stephen D. White , DVM, DACVD, University of California, Davis; Karen A. Moriello , DVM, DACVD, Department of Medical Sciences, School of Veterinary Medicine, University of Wisconsin-Madison. Allergies in Dogs. Acessado em 15 de abril de 2019. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/skin-disorders-of-dogs/allergies-in-dogs

Escrever comentário sobre Cachorro com asma - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro com asma - Sintomas e tratamento
Imagem: https://www.sectorasegurador.es/cancer-de-pulmon-en-los-perros/
1 de 3
Cachorro com asma - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página