Partilhar

Benefícios de acariciar um cachorro

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 novembro 2017
Benefícios de acariciar um cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Pode ser que você já conheça algumas ou talvez não, mas existem muitas vantagens de ter um pet em casa, mais concretamente, um cachorro. Sabia que estes animais são capazes de reduzir o estresse ou a pressão arterial? Ou que nos ajudam a reforçar o nosso sistema imunológico e a reduzir o sedentarismo? Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe todos os benefícios de acariciar um cachorro, que podem ser tanto físicos como psicológicos, e embora a maioria deles possam parecer óbvios, muitas pessoas de certeza que nem sequer imaginam os efeitos tão positivos que acariciar um cachorro pode trazer. Se quer conhecer os benefícios de ter um cachorro em casa e de o acariciar com frequência, continue lendo!

Reduz o estresse e a ansiedade

Sabia que o principal benefício de acariciar um cachorro é que lhe ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade que há no seu corpo? E não só a você, mas também ao seu pet, uma vez que para eles, o fato de ter contato consigo também os relaxa e acalma quando estão inquietos.

E isto deve-se a quê? A que a frequência das nossas ondas cerebrais associadas com a diminuição do hormônio do estresse (cortisol) aumentam de forma significativa depois de ter passado um tempo tocando num cachorro, de maneira que ajudam a acalmarmo-nos e a sentirmo-nos melhor. Esta explicação faz parte do estudo feito pela psiquiatra Sandra Baker em Virginia, que demonstrou que as pessoas, tanto crianças como adultos, que interagem com animais no gral estão menos estressados. Em alguns países já é frequente encontrar empregados que trazem os seus pets para o trabalho e estes estão muito menos estressados que em outros países em que isto não se faz.

Por isso, acariciar um cachorro também pode ajudar as pessoas com depressão ou ansiedade a melhorar o seu estado de ânimo e a sentirem-se menos nervosas ou apáticas.

Benefícios de acariciar um cachorro - Reduz o estresse e a ansiedade

Previne os problemas cardíacos

Também está demonstrado em vários estudos a nível internacional, como o da Associação Americana do Coração, que outro dos benefícios de acariciar um cachorro é que ajuda a reduzir o ritmo cardíaco e a pressão arterial das pessoas que o fazem.

O simples fato de tocar num cachorro ou falar com ele, faz com que fique mais relaxado, como referimos no ponto anterior, além disso também baixa o ritmo das pulsações do seu coração. Por isso, aconselha-se às pessoas com problemas cardíacas ter um cachorro em casa, pois para além e aprenderem a ser mais responsáveis, também se mantêm mais ativas porque têm de ir passear o seu pet várias vezes por dia, e o exercício também é recomendável para as pessoas que sofrem de doenças cardíacas.

Benefícios de acariciar um cachorro - Previne os problemas cardíacos

Melhora o seu sistema imunológico contra alergias e doenças

Outro dos benefícios de ter um cachorro é que estes ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico, precisamente porque estão sempre cheios de bactérias e germes. Como é que isto pode ser? Pois porque num mundo onde tudo está demasiado desinfetado, graças aos produtos químicos industriais que nos permitem limpar em profundidade tudo aquilo que precisamos, estamos nos tornando mais vulneráveis a contrair alergias ou doenças por não estarmos expostos a estes possíveis germes, porque por um lado desinfetam tudo, mas por outro lado não deixam que as nossas defesas se fortaleçam combatendo-os, e é por isso que os nossos pets nos ajudam a ficar mais resistentes e imunes a estas bactérias que eles transportam continuamente em nossa casa e que nós entramos em contanto quando os acariciamos.

Há inclusive estudos que demonstram que os bebês que são criados em casas onde há cachorros, são menos propensos a desenvolver alergias ou asma ao longo da sua vida por isto mesmo, sobretudo se os bebês tiverem estado em contato com cachorros ou gatos antes dos 6 meses de vida.

Diminui o sedentarismo e melhora a socialização

O fato de ter que levar o seu animal a passear no mínimo 30 minutos por dia, porque depende completamente de você, faz com que inclusive as pessoas que são menos ativas tenham que se levantar do sofá e ir até à rua caminhar, por isso um dos benefícios de ter um cachorro é o aumento da atividade física. E melhor ainda se fizer algum esporte ao seu lado.

Tal como nós, muitas pessoas vão ao mesmo parque ou sítio todos os dias passear os seus cachorros e é muito frequente vermos sempre os mesmos rostos e nos encontrarmos com as mesmas pessoas. Então o seu cachorro começa a brincar com os outros cachorros e você começa falando com os donos. Por isso, estes animais ajudam-nos a ser mais sociáveis e a interagir com outras pessoas que não conhecemos e com as quais nunca falaríamos só por nos cruzarmos com elas.

Alguns estudos demonstraram que as pessoas que possuem cachorros confiam mais naquelas que têm cachorros e, por isso são mais propensas a estabelecer uma relação entre elas.

Benefícios de acariciar um cachorro - Diminui o sedentarismo e melhora a socialização

Melhora o estado emocional

É sabido que as pessoas que têm cachorros são mais felizes que as pessoas que não têm, pois o acariciar e ter contato com estes animais faz com que, além de ficarem mais tranquilas, obtenham carinho, se sintam queridas, liberem endorfinas e por sua vez, vivam mais nos.

Quem não gosta de ser recebido com tanta alegria todos os dias quando chega do trabalho pelo seu cachorro? Todo o mundo gosta. Por isso, recomenda-se inclusive a pessoas que sofrem de solidão ou depressão, e não têm que ser apenas pessoas idosas, porque isto ajuda a melhorar o seu estado emocional oferecendo-lhes companhia, um ombro no qual podem chorar e momentos inesquecíveis sem pedir nada em troca.

Benefícios de acariciar um cachorro - Melhora o estado emocional

Ajuda em algumas terapias médicas

Este outro benefício de acariciar um cachorro está relacionado com o ponto anterior, pois estes animais são muito utilizados em algumas terapias médicas para reabilitar pacientes com, por exemplo, problemas de autismo, de socialização ou outras doenças, tanto físicas como psicológicas.

Esta terapia é conhecida como zooterapia, mais concretamente como cinoterapia e, consiste em tratar pessoas com atividades sensoriais nas quais os cachorros intervêm. A estes animais se chamam cães de terapia e também estão incluídos os cães guia das pessoas cegas.

Benefícios de acariciar um cachorro - Ajuda em algumas terapias médicas

Como acariciar um cachorro?

Por último, é importante saber que há diferentes formas de acariciar um cachorro e que dependendo de como o fizer, o seu pet receberá um estímulo ou outro.

Se acariciar o seu cachorro de uma forma rápida e agitada, isto fará com que o seu cachorro comece a alterar-se e a ficar nervoso, uma vez que estamos transmitindo um movimento brusco, como quando o felicitamos quando fez alguma coisa bem.

Em contrapartida, se acariciar o seu cachorro de uma forma suave e pausada, sobretudo no lombo ou no peito, que é onde gosta mais, transmitiremos uma sensação de calma e tranquilidade. Por isso, estaremos relaxando o nosso pet ao mesmo tempo que também relaxamos, como se lhe estivéssemos fazendo uma massagem.

Como podemos comprovar, não só obtemos benefícios ao acariciar um cachorro como é um ato recíproco, de maneira que é recomendável dedicarmos a tocar nos nossos pets todos os dias para que se sintam, tal como os seus donos, queridos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de acariciar um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Benefícios de acariciar um cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios de acariciar um cachorro
1 de 6
Benefícios de acariciar um cachorro

Voltar ao topo da página