Medicamentos

Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 5 março 2024
Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alizin para cães, mais concretamente administrado em fêmeas, é um medicamento veterinário comercializado para induzir o aborto em cadelas gestantes ao impedir a manutenção da gestação ou a implantação do embrião no útero se for administrado em etapas muito iniciais. Este medicamento é composto por um princípio ativo cujo mecanismo impede a ação da progesterona ao bloquear seus receptores.

Se você se interessa pelo tema, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos tudo sobre Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é Alizin para cães?
  2. Para que serve Alizin para cadelas?
  3. Doses de Alizin para cadelas
  4. Como aplicar Alizin em cadelas?
  5. Quanto tempo o Alizin leva para fazer efeito?
  6. Preço de Alizin para cadelas
  7. Efeitos colaterais de Alizin para cadelas
  8. Contraindicações de Alizin para cadelas

O que é Alizin para cães?

Alizin é um medicamento composto pelo princípio ativo chamado "aglepristone", um corticosteroide sintético que neutraliza o efeito do hormônio progesterona, conhecido como o hormônio "progestação". A progesterona, um esteroide hormonal, é responsável por criar um ambiente favorável no útero para manter uma gestação normal e preparar o endométrio para ser receptivo ao embrião e ao feto. Além disso, permite o fechamento do colo do útero e regula a atividade motora da musculatura uterina, bem como as reações de imunidade contra o feto.

A aglepristone bloqueia os receptores da progesterona ao ter três vezes maior afinidade por eles do que a própria progesterona. Como resultado, a progesterona não pode exercer sua ação, o que inibe as mudanças endometriais necessárias para a manutenção da gestação e produz um aborto na cadela.

Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais - O que é Alizin para cães?

Para que serve Alizin para cadelas?

Este medicamento é utilizado para induzir o aborto em qualquer cadela que esteja nos primeiros 45 dias de sua gestação ou 45 dias após o acasalamento. Ou seja, trata-se de um medicamento indicado para o tratamento de gestações não desejadas em cadelas durante os primeiros 45 dias de gestação. Seu princípio ativo antiprogestágeno impede a ação do hormônio que promove a gestação, a progesterona, ao competir por seus receptores no útero.

Doses de Alizin para cadelas

Alizin é administrado às cadelas gestantes por via subcutânea. A dose recomendada é de 10 mg de aglepristone por quilograma de peso corporal da cadela em estado de gestação. Isso equivale a administrar 0,33 ml do produto veterinário por cada quilograma de peso da cadela. Esta dose é administrada em duas injeções separadas por um intervalo de 12 horas, o que significa que uma dose é administrada a cada 12 horas durante um período total de 24 horas.

Tendo em conta o anterior, a dose de Alizin para cadelas gestantes é a seguinte:

  • Cadela gestante de 3 kg: 1 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 6 kg: 2 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 9 kg: 3 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 12 kg: 4 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 24 kg: 8 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 30 kg: 10 ml de medicamento;
  • Cadela gestante de 42 kg: 14 ml de medicamento.

Como aplicar Alizin em cadelas?

Alizin é administrado por via subcutânea nas cadelas em período de gestação, preferencialmente na pele do pescoço. Recomenda-se realizar uma pequena massagem no local da aplicação. Não se deve administrar mais de 5 ml do produto no mesmo ponto, portanto, no caso de cadelas grandes, deve-se dividir as aplicações em vários pontos diferentes.

Para a administração, deve-se utilizar uma seringa com agulha estéril e seca. Devido ao fato de que o produto não contém conservantes com ação antimicrobiana, é importante desinfetar a tampa antes de extrair a dose.

Quanto tempo o Alizin leva para fazer efeito?

Uma vez administrada a dose do medicamento, espera-se que o aborto ou a reabsorção embrionária ocorram dentro de um prazo de sete dias. Se o medicamento for usado após o acasalamento, deve ser administrado uma vez finalizado o estro da fêmea (fase do cio em que é fértil), e novos acasalamentos devem ser evitados até que este período termine. Isso reduz as chances de eficácia inadequada do tratamento.

Em cadelas com gestação avançada, registrou-se uma taxa de até 5% de aborto parcial. Portanto, o ideal é realizar uma ecografia para confirmar que o conteúdo uterino foi completamente evacuado. Este teste deve ser realizado 10 dias após o tratamento ou 30 dias após o acasalamento, dependendo de quão avançada estava a gestação no momento de tratar a cadela.

Preço de Alizin para cadelas

O preço deste medicamento veterinário para cães varia entre R$300 a R$600 em média, dependendo da farmácia ou local onde é adquirido.

O medicamento Alizin para cadelas pode ser adquirido em diversas farmácias veterinárias, clínicas veterinárias especializadas, lojas de suprimentos para animais de estimação ou distribuidores autorizados de produtos veterinários. É importante verificar a disponibilidade do medicamento em estabelecimentos reconhecidos e autorizados para garantir sua qualidade e eficácia. Por outro lado, na maioria dos países é obrigatório ter uma prescrição veterinária para adquirir este tipo de medicamentos. A prescrição é emitida por um veterinário após avaliar as necessidades específicas de cada caso e determinar a dose adequada e o tratamento mais apropriado para a cadela gestante. Portanto, recomenda-se consultar um veterinário antes de adquirir e administrar Alizin a uma cadela em gestação.

Efeitos colaterais de Alizin para cadelas

Como com qualquer medicamento, o uso de Alizin pode trazer efeitos colaterais ou reações adversas indesejadas. Entre os efeitos colaterais frequentes que podem aparecer em uma de cada dez cadelas tratadas incluem-se, por exemplo:

  • Dor e inflamação no ponto ou pontos de injeção;
  • Edema no ponto de inoculação;
  • Aumento do tamanho dos linfonodos regionais;
  • Perda de apetite;
  • Excitação;
  • Diarreia;
  • Depressão.

Além disso, existem outros efeitos colaterais menos frequentes, como aumento do número total de neutrófilos, plaquetas, linfócitos, hematócrito, ureia, creatinina e os níveis de cloro, potássio, sódio, fosfatase alcalina, alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase. Também foi reportada a possibilidade de infecção no útero, vômitos e retorno ao cio. É importante destacar que, em casos muito raros, podem ocorrer reações de hipersensibilidade e, em uma possibilidade muito reduzida, úlcera no local da injeção.

Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais - Efeitos colaterais de Alizin para cadelas

Contraindicações de Alizin para cadelas

Do mesmo modo que os demais medicamentos, Alizin para cadelas apresenta uma série de contraindicações de uso, como, por exemplo:

  • Não deve ser usado em cadelas com hipersensibilidade conhecida à aglepristone ou a qualquer um dos excipientes do medicamento;
  • Não deve ser usado em cadelas com doença hepática ou renal;
  • Não deve ser utilizado em cadelas com diabetes mellitus;
  • Não deve ser usado em cadelas com doença de Addison ou hipoadrenocorticismo;
  • Não deve ser usado em cadelas gestantes além de 45 dias após o acasalamento;
  • Não deve ser usado em cadelas que estejam fazendo tratamento com medicamentos como eritromicina, cetoconazol ou itraconazol;
  • Não se recomenda sua utilização com corticoides, já que a aglepristone tem atividade antiglucocorticoide.
  • Deve ser usado com precaução em cadelas com endocardite bacteriana ou doença obstrutiva crônica das vias respiratórias.
  • Não deve ser utilizado em cadelas com infecção do útero, pois aumenta a taxa de mortalidade.
  • Não deve ser manipulado por mulheres grávidas ou aquelas que possam estar grávidas.

Em suma, Alizin é um fármaco que só um veterinário deve administrar após avaliar os prós e contras. Para evitar uma gravidez indesejada, o mais recomendável é castrar a cadela quando o veterinário considerar apropriado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos Y Productos Sanitarios. Ficha técnica de Alizin 30 mg/ml solución inyectable para perros. Disponible en: https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/1539+ESP/FT_1539+ESP.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Alizin para cães – Para que serve e efeitos colaterais