Tossicanis para cães - Para que serve, doses, efeitos colaterais
Ver fichas de Cachorros
A tosse no cachorro pode ser sintoma de várias doenças, desde uma simples alergia até causas mais sérias, como infecções respiratórias e problemas no coração. Devido a essa variedade de possíveis etiologias, é necessário ficar atento aos sintomas e agir de forma correta e efetiva para ajudar o seu amigo peludo. A tosse é uma reação do corpo a alguma irritação das vias aéreas ou respiratórias, que nem sempre deverá ser suprimida, não sendo adequado o uso de xaropes e antitussígenos em todos os casos.
O uso de medicamentos para impedir ou reduzir a tosse do cachorro pode ser perigoso quando não indicado pelo médico veterinário. O Tossicanis é um xarope muito conhecido pelos tutores de pets, sendo utilizado em várias ocasiões onde a tosse está presente. Mas você sabe como usar de forma adequada esse remédio? É seguro o uso do Tossicanis em cachorros? Quando é indicado seu uso? Se você também tem essas dúvidas, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, onde falaremos detalhadamente sobre o uso do Tossicanis para cães. Aproveite para ficar bem informado e ajudar o seu amigo sempre que ele precisar!
Para que serve o Tossicanis?
O Tossicanis é indicado no tratamento das traqueobronquites, broncopneumonias e irritações da traqueia e brônquios dos cães. É preparado para uso oral, sob a forma de xarope, em formulação adequada para cães e cuja base medicamentosa é o Di-ter-butil naftaleno sulfonato de sódio associado a extratos de plantas há muito utilizadas, com ação no trato broncopulmonar como balsâmico e expectorante. Exerce sua ação sobre os centros tussígenos, atuando sobre as secreções brônquicas acumuladas, fluidificando-as e facilitando a sua remoção, com o consequente alívio para o pet.
O desconforto causado pela tosse deixa o cachorro sem apetite, apático e sem conseguir dormir direito. Alguns chegam a vomitar de tanto tossir. O uso de antitussígenos pode se tornar um conforto e devolver a qualidade de vida ao animal. A ação fluidificante do Tossicanis é muito importante em doenças do sistema respiratório onde a produção de muco é intensa, dificultando a respiração. Aliado a isso, ele possui efeito expectorante, fazendo com que o muco saia das vias aéreas de forma mais rápida, liberando a passagem do ar e melhorando a respiração.
O tipo de tosse apresentado pelo cachorro pode ser fundamental para definir o tratamento, podendo ter os seguintes aspectos:
- Tosse semelhante a engasgo: acontece quando o cachorro está com alguma obstrução das vias respiratórias, sendo uma emergência. Pode ter algum corpo estranho alojado na traqueia, prejudicando a passagem de ar. Leve seu amigo para o médico veterinário mais rápido possível!
- “Tosse de ganso”: acontece quando o animal possui estenose ou colapso de traqueia e também nos casos de traqueobronquite infecciosa. O colapso de traqueia é bem comum em cães de pequeno porte, onde os anéis traqueais são mais flácidos que o comum, havendo o colabamento das paredes da traqueia quando ocorre a inspiração. Já no caso da traqueobronquite infecciosa, ocorre uma inflamação da traqueia, resultando em tosse constante devido ao mecanismo de defesa do corpo, que tenta expulsar o agente agressor para fora do corpo.
- Tosse seca: pode ser resultado de uma alergia ou associada a alguma condição contagiosa, como gripes e resfriados causados por vírus ou bactérias. Algumas doenças podem ser prevenidas com o uso de vacinas. A tosse seca também pode ser indicativo de um problema cardíaco, principalmente se ficar mais intensa à noite, quando o animal estiver dormindo. Nesses casos, a orientação de um veterinário cardiologista é de extrema importância para o controle do sintoma.
- Tosse produtiva: geralmente está relacionada a pneumonia, bronquites e bronquiolites, onde há produção de muco em maior quantidade. Nesses casos, o veterinário poderá prescrever antibióticos, anti-inflamatórios e expectorantes. Esse tipo de tosse não pode ser contida com antitussígenos, pois o excesso de secreção deverá sair do trato respiratório.
Como dar Tossicanis para meu cachorro?
O medicamento é líquido, fácil de ser administrado, sendo necessária apenas uma seringa dosadora. Deve ser introduzido diretamente na boca do cachorro, nas seguintes quantidades:
- Cães de raças pequenas e filhotes: 5ml a cada 3 horas;
- Cães de tamanho médio: 10ml a cada 3 horas;
- Cães de grande porte: 15ml a cada 3 horas
A duração do tratamento deverá ser definida pelo médico veterinário.
Quanto tempo para o Tossicans fazer efeito?
Como a medicação é administrada por via oral, seus efeitos começam a ser percebidos, em média, 20 minutos após sua administração. A tosse vai reduzindo aos poucos, à medida que a expectoração vai acontecendo, deixando as vias aéreas mais livres e limpas.
Efeitos colaterais do Tossicanis para cachorro
Quando administrado na dose recomendada, não apresenta efeitos colaterais significativos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tossicanis para cães - Para que serve, doses, efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- Bula do Tossicanis, Provets Simões. Disponível em https://cassul.com.br/wp-content/uploads/2020/11/31218-bula-tossicanis-90ml-simoes.pdf. Acesso em 12/12/2024.
- UFAPE Excelência Veterinária. Disponível em https://ufape.com.br/2023/12/20/cachorro-tossindo/. Acesso em 12/12/2024.