Como adaptar dois cachorros?
Ver fichas de Cachorros
O cão doméstico evoluiu de ancestrais canídeos, sendo selecionados dos indivíduos que não tinham tanto potencial para a caça. Estes acabavam se especializando em procurar outras fontes de comida, beneficiando-se com os alimentos despejados nas proximidades de acampamentos humanos. Atualmente, os cães contribuem principalmente com um papel indispensável na vida emocional e física do homem. Da mesma forma, os cães compartilham emoções similares como frustração, medo, ansiedade, alegria, apego e ciúmes.
A introdução de um novo cachorro no ambiente pode ser um fator de estresse para o cachorro que já estava lá. São muitas mudanças em um período de adaptação que pode demorar até meses, e às vezes nem acontece. Quanto mais jovens os cachorros, mais fácil será a adaptação. Neste artigo, falaremos sobre como adaptar dois cachorros, com explicações e dicas. Se você estiver passando por isso, não deixe de ler este texto do PeritoAnimal! Boa leitura!
Quanto tempo leva para um cachorro se acostumar com o outro?
Na maioria das vezes, é difícil ter apenas um cachorro em casa. As pessoas vão se apaixonando pelo animal e acabam adotando outro peludinho para fazer companhia ao primeiro. Mais um cachorrinho em casa indica, teoricamente, mais brincadeiras e menos solidão para quem era “filho único”. O que nem sempre é pensado é que o cachorro que já morava na casa pode ficar com ciúmes, e não ficar muito feliz com o novo amigo, ficando acuado e às vezes até agressivo, com ciúmes do território.
O tempo de adaptação entre os cachorros pode ser rápido ou levar meses, podendo até nunca acontecer. A história de vida do cachorro pode influenciar no tempo necessário para a adaptação. Alguns animais são muito traumatizados, sofreram maus tratos e podem evitar o contato com outros cães e pessoas. Cães que tiveram contato com outros animais quando filhotes, na fase de socialização, adaptam-se mais facilmente. Geralmente, a adaptação pode durar dias, semanas e até mesmo meses. Em alguns casos, os cachorros podem não se adaptar, sendo necessária a ajuda profissional.
O que fazer para dois cachorros se darem bem?
Na fase de filhote deve ser iniciada a educação comportamental, ensinando limites, canalizando a energia para realizar comportamentos desejáveis e prevenir futuros problemas de comportamento, como por exemplo, receber as pessoas pulando para ganhar atenção. Essa fase também é ideal para socializar o cachorro com outros animais, da mesma espécie ou não. é fundamental que os cães passem por experiências variadas e positivas quando filhotes, conhecendo diferentes tipos de cães (raças, portes, temperamentos, idades) para que se tornem adultos seguros e confiantes para praticar a interação social com sua espécie
A adaptação não deverá ser forçada, com uma introdução gradual do outro cachorro. O ideal é que eles se conheçam antes da adoção, em um território neutro. Lugares ao ar livre são uma boa pedida, onde eles possam ficar mais descontraídos e menos centrados apenas no novo amigo, pois vários outros cães estarão presentes. A interação deverá ser feita aos poucos, sem insistência e de preferência com a guia, para que seja possível separar os animais caso haja briga.
Tornar o momento agradável ajudará a criar boas memórias nos cachorros, com a ajuda de carinhos e petiscos, além de brinquedos. Alguns encontros podem ser necessários para que os cachorros se acostumem um com o outro. Mas caso isso não seja possível, você pode fazer uma separação física entre os espaços, para que eles não briguem. Brinque com os dois juntos e depois individualmente, para que eles não se sintam excluídos. Caso os cães comecem a expressar agressividade ao se encontrarem, procurar ajuda profissional, como adestramento ou especialistas em comportamento animal, pode ser uma opção bem válida e mais segura para a adaptação.
O que fazer quando o cachorro está com ciúmes do outro cachorro?
Sentir ciúmes do território e das pessoas que convivem com o cachorro é normal. Então é bom dedicar mais tempo para dar atenção ao cão mais antigo, brincando com os dois sempre que o clima estiver mais amigável. Não force o contato caso eles estejam nervosos, isso pode piorar a adaptação. Não deixe os cães sozinhos no mesmo ambiente, pois eles podem brigar e você não estar por perto.
Passear com os cães é uma boa opção para eles relaxarem e começarem a criar uma conexão positiva entre eles. Durante o passeio, o uso da coleira é fundamental até que eles estejam totalmente adaptados. Sempre que perceber que um dos cães está com ciúmes, altere o foco dele, com brinquedos, caminhando ou com algo que o atraia, e não reforce o comportamento com carinhos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adaptar dois cachorros?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação avançada.
- Ambrosini, M.F. Análise dos perfis de condutas dos tutores de cães domiciliados. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Zootecnia, 2015. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160000/Manuela%20Froner%20Ambrosini_2015.2.pdf?sequence=1&isAllowed=y.. Acesso em 13 de outubro de 2025.
