Partilhar

Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento

Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu cachorro está doente ou já é idoso, é possível que o seu veterinário extraia uma amostra de sangue para analisar durante a consulta. Este teste clínico permitirá conhecer o estado geral do cão e, sobretudo, se apresenta alguma anomalia no funcionamento dos seus órgãos.

Um dos parâmetros de análise é a creatinina. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que significa a creatinina alta em cães, sintomas, causas e tratamentos.

Também lhe pode interessar: Fosfatase alcalina alta em cães

Creatinina alta em cães e problemas renais

Os níveis elevados de creatinina em cães indicam que os rins não estão funcionando corretamente. O papel do sistema renal é fundamental, pois, os rins são responsáveis pela filtragem do sangue, limpando as impurezas e eliminando através da urina.

Os rins podem falhar como resultado de alguma doença, transtorno ou deterioração causada pela idade. O sistema renal pode se auto compensar por muito tempo, isto é, embora comece a falhar, o animal não manifestará nenhum sintoma. Por isso, é tão importante fazer uma revisão, pelo menos uma vez por ano, se o seu cão tiver mais de 7 anos.

Além disso, se observar alguma anomalia, é essencial que o cachorro receba um tratamento precoce. Deve saber que apenas a creatinina alta em cães não significa, necessariamente, que existe dano renal. Ureia alta em cães, creatinina e fósforo, são os dados utilizados para diagnosticar a doença renal.

Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento - Creatinina alta em cães e problemas renais

Doença renal em cães

As obstruções do trato urinário, as rupturas da bexiga ou as intoxicações, ao afetar o rim, podem alterar o funcionamento. Nestes casos, o quadro é de uma doença renal aguda. Se for tratada, é possível que a função renal se recupere e o cachorro não tenha sequelas, no entanto, em outras ocasiões, a estrutura do rim é danificada de maneira irreversível, causando grandes problemas renais em cães.

Esses cães sofrerão de uma doença renal crônica durante toda a vida que exigirá acompanhamento e tratamento. Essa disfunção renal é responsável pela creatinina alta em cães e provoca os sintomas que veremos a seguir.

Doença renal em cães: sintomas

A creatinina alta em cachorro é um dos parâmetros utilizados pelos médicos veterinários para determinar a gravidade da doença renal, pois, pode diferenciar em 4 estádios. Os sintomas que podemos observar em nosso cão são os seguintes:

  • Emagrecimento e má aparência, em geral;
  • Aumento da ingestão de água;
  • Alterações na eliminação da urina, podendo excretar grandes quantidades ou nenhuma;
  • Vômito e diarreia;
  • Desidratação;
  • Respiração com cheiro de amônia;
  • Conforme a doença progride, complicações como edema ou coma podem ocorrer.
Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento - Doença renal em cães: sintomas

Doença renal em cães: tratamento

A creatinina alta em cachorro pode constituir uma emergência vital. Em casos agudos, os níveis podem ser desenfreados. Nesta situação o veterinário irá explicar como diminuir a creatinina alta em cachorro, seguindo as seguintes medidas:

  • O cão estará desidratado, portanto, a fluidoterapia se torna necessária.
  • Não existe remédio que diminua a creatinina alta em cães, porém, se for conhecida, é possível tratar a causa da sua elevação. Por exemplo, uma ruptura da bexiga que requer intervenção cirúrgica.
  • Existem alguns fármacos que podem ser usados para controlar outros sintomas e fazer o cão sentir-se mais animado. Assim, um animal com vômito pode precisar de antieméticos ou protetores gástricos.

Estas são medidas para casos agudos. Se o cachorro se recuperar e houver danos irreversíveis nos rins, ele se tornará um paciente renal crônico, como veremos na próxima seção.

Problemas renais em cães: cuidados

A creatinina alta em cachorro, exceto as excepcionalmente elevadas, como nos casos agudos, é o que os animais com doenças crônicas costumam apresentar. Nestes casos, o tratamento consiste em manter a creatinina, a ureia e o fósforo nos níveis mais baixos alcançados pelo maior tempo possível, sabendo que eles não voltarão ao normal.

O veterinário, através dos dados dos exames de sangue, urina e outros testes adicionais, como raio-x ou ultrassonografia e medição da pressão arterial, irá determinar em que fase da doença o cachorro está e, dependendo do diagnóstico, prescreverá algum tratamento farmacológico.

Além disso, os cachorros devem ter uma alimentação para cachorros com insuficiência renal. É preciso garantir que eles permaneçam hidratados, bebendo ou comendo alimentos úmidos, ir ao veterinário diante de qualquer sintoma e este ajudará em um acompanhamento periódico.

Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento - Problemas renais em cães: cuidados

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
edinaldo
meu cão tem 9 meses - Raça American Pittybull Terrier - Percebi esses sintomas nele e levei para clinica veterinária, no exame acusou 9,3 no protocolo dessa creatina, repetimos o exame e deu 10,1 (o protocolo diz que o normal é 0,50 a 1,80. intermamos imediatamente o animal para inciar o tratamento. Os veterinários optaram pela fluidoterapia + medicamentos complementares para controlar vomito e outras coisas da enfermidade.
o ainda nao entendo é com um animal de 9 meses que tem uma alimentação balanceada ( base de ração super premium, frutas, legumes), possui todas a vacinas recomendadas (obrigatórias) e opcionais rigorosamente em dias, vive dentro de casa, desenvolve um quadro desses!
vocês conseguem me explicar cientificamente o que pode ocorrer?
Cristhiane Gualberto Farah
No caso da minha cachorrinha ela estava com 1 ano e deu leishmaniose. Ao que parece foi transmitido pela mãe.
A sua avaliação:
Andréia Santana Góes
Meu cachorro tá com anemia e a uréia ta 227 meu veterinário falou que ele não vai aguentar está em fase terminal será que não tem outro jeito de salvar ele tô desesperada
Marcos Garbin
Seu veterinário está errado.. meu cachorro estava com ureia 400 e anemia alta ... fez transfusão de Sangue e soro 250 ML POR dia O Ringer Lactato. A ureia caiu pra 170.. agora vai tomar soro dia sim ..dia não... pra manter ureia baixa . O soro vc mesma pode aplicar subcutânea depois vc compra o soro pelo site ..Mercado Livre.. .sai mais barato.. depois vc vai ter que tomar injeção de hormônio Eritromax 4.000 todo dia pra manter globos vermelhos pra não cair na anemia novamente...tomar também as vitaminas Hemolitan Pet gotas..vai toma 1 gota por kilo 2 x ao dia . O tratamento terá que ser feito sempre..Meu cachorro está bem..voltou a comer ..não pode mais comer ração.. tem que fazer arroz com frango cozido e legumes..tipo cenoura..bate tudo no liquidificador e faz papa mole e da pra ele na colher em pouca quantidade de 3 em 3 hs até ele ter melhora ..depois pode aumentar a quantidade e 4 x ao dia ..Mas como falei precisa urgente entra no soro e fazer transfusão de sangue
A sua avaliação:
Sergio
Minha cachorra apos a gravidez deu uma emagrecida e não voltou ao peso normal, e tem a mania de comer fezes. Fizemos a cirurgia de castração e como ela não respondia a recuperação, estava vomitando e não se alimentava, então foi feito exame e constatou a creatina alta. Ela esta internada e segundo o veterinario esta tomando soro com medicação para tentar baixar a creatina. Quais tipos de alimentos poderei dar ao animal, para controlar a cretina?
Patricia Cunha
Bom dia, tem algum tratamento para creatinina alta em cães? Minha cachorrinha só tem cinco anos e a taxa de creatina dela está muito alta. Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar
Luísa Savala
Oi Patricia! Tal como mencionamos no artigo: é necessário buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para diminuir a creatinina alta em cães. Alguns dos tratamento possíveis são:
- O cão estará desidratado, portanto, a fluidoterapia se torna necessária.
- Não existe remédio que diminua a creatinina alta em cães, porém, se for conhecida, é possível tratar a causa da sua elevação. Por exemplo, uma ruptura da bexiga que requer intervenção cirúrgica.
- Existem alguns fármacos que podem ser usados para controlar outros sintomas e fazer o cão sentir-se mais animado. Assim, um animal com vômito pode precisar de antieméticos ou protetores gástricos.
Estas são medidas para casos agudos. Se o cachorro se recuperar e houver danos irreversíveis nos rins, ele se tornará um paciente renal crônico.
Mariane
Patrícia por favor me mande notícias sua cachorrinha ficou bem ?
Meu cachorro tem 4 anos e eata com a creatinina alta tbm eata tratando desde domingo mais eu estou desesperada com medo dele não aguentar .
Me conta como foi sua experiência .
Maria
Meu cão apresentou uma taxa elevada de ureia , 109,94 mg/dl e 2,96 mg/dl, fui aconselhada fazer fluidoterapia. Fez ultrassom e o resultado deu rins normais. É normal acontecer essa elevação se os rins estão normais? Fico com receio de fazer a fluidoterapia na clinica porque ele vai ficar preso o tempo todo e como vai eliminar na urina e estará preso?
rodis
Meu canzinho foi atropelado e faturou o femur , levado pra clinica espero a5 dias para cirurgia , n~só isso apresenta apos exame ureiaresult. de 129mg/dlnão podia já ter realizado a cirurg. ? ou estar mobilizada o local?
A sua avaliação:
ROSENILDA DE FATIMA ARAUJO
Meu cachorrinho estavs com creatinina normal depois de um mês repeti o exame e deu muito alta.Tambem aumentou a ureia .O que pode ser?
A sua avaliação:
Ana Vitória
Vocês indicam algum remédio para rins de cachorro?

Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento
1 de 4
Creatinina alta em cães - Sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página