Terapias alternativas para cachorros com câncer
Ver fichas de Cachorros
O câncer é uma doença que lamentavelmente cada vez aparece com mais frequência nos nossos queridos animais de estimação e cujo progresso e tratamento causa uma grande dor e ansiedade, tanto nos nosso animais como em nós.
Os cachorros também sofrem atualmente de maiores níveis de estresse e também se expõem a uma maior quantidade de tóxicos através da alimentação e do meio ambiente, o que explica em certa medida o aumento dos tumores malignos nos cães.
Existem recursos terapêuticos completamente naturais que combinados com a terapia farmacológica convencional podem ajudar a aliviar o sofrimentos do cachorro, a proteger o seu organismo dos danos originados pela quimioterapia e a superar mais facilmente o câncer, sempre que este tenha cura, algo que lamentavelmente não representa 100% dos casos.
Neste artigo do PeritoAnimal explicamos a você as melhores terapias alternativas para cachorros com câncer.
Terapia nutricional
A alimentação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir o câncer e também para o tratar, uma vez que uma nutrição terapêutica ajudará a manter em bom estado o sistema imunológico do animal para que este possa continuar a fazer frente à reprodução de células cancerígenas.
Por outro lado, a terapia nutricional ajuda a que o cachorro não caia em um esta de desnutrição enquanto se submete o tratamento quimioterapêutico, permitindo conservar estruturas tão importantes como as proteínas e o tecido muscular.
Além disso, certos complementos nutricionais à base de vitaminas, minerais e antioxidantes, são de grande importância para minimizar os danos colaterais que derivam do tratamento farmacológico.
Acupuntura
A acupuntura para cachorros é um pilar básico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aplicada a animais de estimação.
A acupuntura tem uma semelhança muito importante com outras terapias alternativas como a homeopatia: considera que a doença física se manifesta como consequência de uma energia vital bloqueada ou perturbada.
Através da inserção de agulhas finas na derme do animal (em pontos anatômicos conhecidos como meridianos) procura-se a regulação desta energia, assim como estimular o sistema imunológico do animal para melhorar o prognóstico e evolução da doença.
Obviamente, como em todas as terapias que nomeamos neste artigo, deve ser levada a cabo por um veterinário que além disso se tenha formado na terapia em questão.
Homeopatia
A homeopatia para animais é uma das terapias alternativas que se utiliza com maior frequência no âmbito veterinário devido aos seus surpreendentes resultados.
Com a homeopatia procura-se estimular os próprios recursos curativos que o organismo do animal possui e é de grande utilidade para conseguir os seguintes objetivos no tratamento para o câncer em cachorros:
- Melhorar a resposta do sistema imunológico
- Melhorar a capacidade de auto-regulação do organismo
- Tratar de forma natural a dor
- Proteger o organismo dos danos associados à quimioterapia
- Melhorar o estado anímico do cachorro
Fitoterapia
A fitoterapia é a terapia com plantas medicinais, plantas que em algumas ocasiões atuam de forma tão potente como os fármacos mas de uma maneira muito mais inócua e respeitadora com o organismo do nosso cachorros.
As plantas medicinais por vezes podem interagir com a terapia farmacológica, por isso o veterinário deve escolher aquelas que sejam compatíveis com a quimioterapia que o animal esteja recebendo.
Podemos utilizar numerosas plantas medicinais no tratamento do câncer de cachorro, plantas com atividade imunoestimulante, plantas anti-inflamatórias e analgésicas assim como plantas de reconhecida atividade anticancerígena.
Conselhos higiénico-dietéticos para prevenir o câncer no seu pet
- Tente fazer com que o seu cachorro siga uma alimentação equilibrada, a ração ecológica é uma excelente opção
- Sob nenhum conceito deve dar alimentos doces ao seu cachorro
- O seu cachorro deve fazer exercício físico diário tendo em conta as suas possibilidades e limitações
- Sempre que seja possível evite o uso de fármacos químicos
- Cubra todas as necessidades psíquicas e sociais do seu cachorro para prevenir assim que manifeste estresse ou ansiedade
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Terapias alternativas para cachorros com câncer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.