Outros problemas de saúde

Terapias alternativas para cachorros com câncer

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 12 julho 2023
Terapias alternativas para cachorros com câncer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O câncer é uma doença que lamentavelmente cada vez aparece com mais frequência nos nossos queridos animais de estimação e cujo progresso e tratamento causa uma grande dor e ansiedade, tanto nos nosso animais como em nós.

Os cachorros também sofrem atualmente de maiores níveis de estresse e também se expõem a uma maior quantidade de tóxicos através da alimentação e do meio ambiente, o que explica em certa medida o aumento dos tumores malignos nos cães.

Existem recursos terapêuticos completamente naturais que combinados com a terapia farmacológica convencional podem ajudar a aliviar o sofrimentos do cachorro, a proteger o seu organismo dos danos originados pela quimioterapia e a superar mais facilmente o câncer, sempre que este tenha cura, algo que lamentavelmente não representa 100% dos casos.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos a você as melhores terapias alternativas para cachorros com câncer.

Índice

  1. Terapia nutricional
  2. Acupuntura
  3. Homeopatia
  4. Fitoterapia
  5. Conselhos higiénico-dietéticos para prevenir o câncer no seu pet

Terapia nutricional

A alimentação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir o câncer e também para o tratar, uma vez que uma nutrição terapêutica ajudará a manter em bom estado o sistema imunológico do animal para que este possa continuar a fazer frente à reprodução de células cancerígenas.

Por outro lado, a terapia nutricional ajuda a que o cachorro não caia em um esta de desnutrição enquanto se submete o tratamento quimioterapêutico, permitindo conservar estruturas tão importantes como as proteínas e o tecido muscular.

Além disso, certos complementos nutricionais à base de vitaminas, minerais e antioxidantes, são de grande importância para minimizar os danos colaterais que derivam do tratamento farmacológico.

Terapias alternativas para cachorros com câncer - Terapia nutricional

Acupuntura

A acupuntura para cachorros é um pilar básico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aplicada a animais de estimação.

A acupuntura tem uma semelhança muito importante com outras terapias alternativas como a homeopatia: considera que a doença física se manifesta como consequência de uma energia vital bloqueada ou perturbada.

Através da inserção de agulhas finas na derme do animal (em pontos anatômicos conhecidos como meridianos) procura-se a regulação desta energia, assim como estimular o sistema imunológico do animal para melhorar o prognóstico e evolução da doença.

Obviamente, como em todas as terapias que nomeamos neste artigo, deve ser levada a cabo por um veterinário que além disso se tenha formado na terapia em questão.

Terapias alternativas para cachorros com câncer - Acupuntura

Homeopatia

A homeopatia para animais é uma das terapias alternativas que se utiliza com maior frequência no âmbito veterinário devido aos seus surpreendentes resultados.

Com a homeopatia procura-se estimular os próprios recursos curativos que o organismo do animal possui e é de grande utilidade para conseguir os seguintes objetivos no tratamento para o câncer em cachorros:

  • Melhorar a resposta do sistema imunológico
  • Melhorar a capacidade de auto-regulação do organismo
  • Tratar de forma natural a dor
  • Proteger o organismo dos danos associados à quimioterapia
  • Melhorar o estado anímico do cachorro
Terapias alternativas para cachorros com câncer - Homeopatia

Fitoterapia

A fitoterapia é a terapia com plantas medicinais, plantas que em algumas ocasiões atuam de forma tão potente como os fármacos mas de uma maneira muito mais inócua e respeitadora com o organismo do nosso cachorros.

As plantas medicinais por vezes podem interagir com a terapia farmacológica, por isso o veterinário deve escolher aquelas que sejam compatíveis com a quimioterapia que o animal esteja recebendo.

Podemos utilizar numerosas plantas medicinais no tratamento do câncer de cachorro, plantas com atividade imunoestimulante, plantas anti-inflamatórias e analgésicas assim como plantas de reconhecida atividade anticancerígena.

Terapias alternativas para cachorros com câncer - Fitoterapia

Conselhos higiénico-dietéticos para prevenir o câncer no seu pet

  • Tente fazer com que o seu cachorro siga uma alimentação equilibrada, a ração ecológica é uma excelente opção
  • Sob nenhum conceito deve dar alimentos doces ao seu cachorro
  • O seu cachorro deve fazer exercício físico diário tendo em conta as suas possibilidades e limitações
  • Sempre que seja possível evite o uso de fármacos químicos
  • Cubra todas as necessidades psíquicas e sociais do seu cachorro para prevenir assim que manifeste estresse ou ansiedade

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Terapias alternativas para cachorros com câncer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Terapias alternativas para cachorros com câncer