PARTILHAR

9 raças de cachorros chineses

 
Aline Nunes
Por Aline Nunes. 13 dezembro 2018
9 raças de cachorros chineses
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães asiáticos têm características físicas e comportamentais únicas, por isso, não surpreende que tantas pessoas queiram conhecer as raças de cachorros chineses e japoneses. Não deixe de ler este artigo para conhecer mais sobre raça de cachorro chinês, certamente você vai se surpreender.

Descubra a seguir as raças de cães chineses, que incluem cachorros de pequeno porte, porte grande e a única raça de cachorro chinês sem pelagem. Você quer conhecê-los? Então não perca esta seleção do PeritoAnimal, você vai adorar!

Também lhe pode interessar: Como saber a raça do meu cachorro?

Raças de cachorros chineses

Essas são as 9 raças de cachorros chineses que descreveremos a seguir:

  1. Shih Tzu
  2. Pequinês
  3. Lhasa Apso
  4. Pug
  5. Chow Chow
  6. Shar Pei
  7. Chongquing Dog
  8. Mastim Tibetano
  9. Cão de crista chinês

Raças de cachorros pequenos

Essas raças de cachorros de porte pequeno tiveram origem na China e hoje em dia, algumas delas, são super populares no Brasil. Veja as descrições:

Shih Tzu

O shih tzu é originalmente do Tibete. De tamanho pequeno, mede apenas 27 centímetros de comprimento. Tem uma pelagem preta e branca, sendo os mais populares aqueles com um tufo branco na testa e na ponta da cauda, o pelo precisa ser escovado diariamente. É um cachorro atraente à vista, de caráter simpático com pessoas e outros animais. Porém, não se deixe enganar apenas pela sua aparência: quando algo o incomoda, pode se tornar muito agressivo, além disso, pode ser um bom cão de guarda.

Pequinês

Conhecido pela sua abundante pelagem, o pequinês pode surpreender pela sua personalidade forte, já que não duvida na hora de atacar outros animais que dobram ou triplicam o seu tamanho. Ele é um cão independente, porém, também é carinhoso e leal com os seus companheiros humanos, é super recomendado para pessoas idosas e famílias sem criança. Ele se comporta como um cão de guarda, mostrando uma personalidade segura e corajosa.

Reconhecê-lo é fácil, devido ao seu rosto um ligeiramente achatado e uma superfície larga e um pouco plana na parte da cabeça. Tem muito pelo liso que pode ser de qualquer cor; seus olhos são negros e o focinho é um pouco enrugado.

Lhasa apso

É uma raça de cachorro da China originária do Tibete. Caracteriza-se pelo comprimento da pelagem que cai no rosto dando a impressão de que o cachorro tem barba e bigode. Ele é independente e ama carinho. É muito brincalhão, guloso e alegre, ainda que se sinta desconfortável com estranhos, tem uma personalidade bastante independente. Nos tempos antigos, era considerado um símbolo de boa sorte, por isso os monges tibetanos presentearam estes cães aos altos funcionários do governo de vários países.

Essa raça de cachorro chinês, em especial, precisa de mais atenção com os cuidados com o pelo. É necessário mais de uma escovação por dia, com uma escova específica para o seu tipo de pelo pois, se não, facilmente criam-se nós e amaranhados. Existem algumas dicas fundamentais para escovar corretamente o pelo de cachorro, além de inúmeros benefícios para a saúde do seu cachorro.

Pug ou carlino

Acredita-se que a origem do pug remonta ao século 5 a.C. Suas principais características físicas são: cabeça arredondada, pernas curtas e cauda em espiral. Eles também enfatizam os seus olhos esbugalhados, que dão uma aparência terna e vulnerável. Eles são cães muito brincalhões e adoram estar na companhia de pessoas, embora permaneçam alertas se perceberem a presença de um estranho. Podem sofrer ansiedade por separação se ficam muito tempo longe de seus familiares.

9 raças de cachorros chineses - Raças de cachorros pequenos

Raças de cachorros grandes

Agora é a vez dos cachorros de porte grande. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de cachorro da China. Quem sabe você não se anima a adotar um?

Chow-chow

O chow-chow é uma raça que capta a atenção instantaneamente. As suas pequenas orelhas, nariz grande, corpo robust, pelagem abundante o tornam uma das mais belas e marcantes raças de cachorros chinês. A sua pelagem abundante, marrom-claro ou bege, lhe confere a aparência de um pequeno leão. Como curiosidade, a língua do chow-chow é azul escura, praticamente preta, devido a um gene dominante nesses animais.

Shar-pei

Existem registros do shar-pei desde 206 a.C. A sua característica mais marcante é a pelagem grossa sobre as dobras de pele enrugada. Seu focinho é grande e mais escuro que o resto do corpo, suas orelhas são pequenas e levemente para frente. Eles são muito brincalhões, mas, ao mesmo tempo, calmos. Alguns cuidados especiais devem ser tomados nas rugas da pele, pois, são áreas ideais para se alojarem carrapatos e sujeira, por isso, é necessário fazer uma higienização diária.

Chongqing

Chongqing é um cão chinês, pouco conhecido de uma região da China com o mesmo nome. Do tipo molosso, guarda certas semelhanças com o bulldog e o ridgeback tailandês. Os machos têm até 50 centímetros de altura, enquanto as fêmeas atingem apenas 40 centímetros. É um cão de guarda e, acredita-se que existe por mais de 2000 anos, tornando-se um símbolo da cultura chinesa.

Mastim tibetano

Também conhecido como mastiff tibetano, é um cão pastor comum nas áreas frias da China. De porte grande, mede cerca de 70 centímetros de comprimento, sua cabeça é larga e forte, sua pelagem é abundante e densa, de cor preta ou marrom e deve ser escovada entre uma três vezes por semana.

Decidiu que vai adotar um cachorro chinês? Veja: 5 truques de adestramento para cães

9 raças de cachorros chineses - Raças de cachorros grandes

Cachorro chinês sem pelo

Poucos cachorros chineses não possuem pelagem. Você quer descobrir o mais popular? Vá em frente!

Cão de crista chinês

Esta raça tem duas variedades, sem e com pelagem. A variedade sem pelo deve a sua origem a uma mutação genética. No entanto, o cão de crista chinês não é completamente careca, possui pelo na parte inferior das pernas, na cauda e na cabeça em forma de crista, deixando o tronco exposto. É um cachorro pequeno, pesa apenas 7 quilos. Seu caráter é muito brincalhão e ativo, ele é perfeito como cão de companhia.

Se você quiser saber mais sobre raças de cachorro orientais, veja também: Raças de cachorros japoneses que você tem que conhecer

9 raças de cachorros chineses - Cachorro chinês sem pelo

Mastim Tibetano ou Mastiff Tibetano

Como vimos, essa raça de cachorro chinês é de porte grande. Se você se interessou em saber mais sobre o Mastim Tibetano, confira nosso vídeo no canal do PeritoAnimal:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 raças de cachorros chineses, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 raças de cachorros chineses
1 de 4
9 raças de cachorros chineses

Voltar ao topo da página ↑