Partilhar

Por que o chow-chow tem a língua roxa?

 
Por Aline Nunes. Atualizado: 30 maio 2018
Por que o chow-chow tem a língua roxa?

Ver fichas de  Cachorros

A razão pela qual o chow-chow tem a língua azul está na sua genética. Tanto as suas mucosas como a sua língua, possuem células que outras raças geralmente não possuem, ou possuem em pequenas concentrações. Quando pensamos em raças de cães provenientes do leste, nos vêm à mente as raças japonesas e chinesas, como o shiba inu, o akita inu e o chow-chow. Assim, pode-se dizer que o chow-chow é o cão de origem chinesa mais popular entre os demais. No entanto, poucos conhecem os detalhes desse precioso cão, como por exemplo, o seu caráter tão reservado. Quando falamos desse pacato animal, a cor particular da língua é quase sempre mencionada, porém, quantos sabem o que ela representa? Neste artigo do Perito Animal, vamos falar sobre a língua azul do chow-chow, a explicação científica e os mitos que a rodeiam.

Também lhe pode interessar: Nomes para cachorro Chow chow

Porque o chow chow tem a língua azul: explicação científica

A língua do Chow-Chow é azul, púrpura ou roxa, devido à presença de células pigmentarias, isto é, células que contêm elementos chamados pigmentos, e proporcionam essa cor tão exótica. Geneticamente, esses cães possuem maior concentração dessas células, portanto, apresentam uma coloração diferente do restante das raças. Além de estarem localizadas na língua, essas células encontram-se, sobretudo, nas mucosas. Por isso, essa raça chinesa é a única que ostenta os lábios, as gengivas e o palato, caracterizados pelo tom azul-escuro, quase inteiramente.

Existe um fato curioso sobre essa peculiaridade, já que ela não aparece apenas em certos cães, como o chow-chow. A pigmentação também está presente nas mucosas de outros animais como as girafas, a raça de gado Jersey e algumas famílias de ursos, como o urso polar. Alguns estudos concluem que o chow-chow provém do Hemicyon, uma espécie de mamífero que está entre o cão e famílias de ursos já extintos e, viveu na época do Mioceno. Entretanto, ainda não foram encontradas evidências científicas definitivas para sustentar essa suspeita, por isso, é apenas uma hipótese. No entanto, o chow-chow tem 44 dentes, assim como os ursos, uma possível coincidência que confirmaria essas suspeitas, pois, um cão regular tem uma arcada de 42 dentes apenas.

Outro dado curioso que já mencionamos é que o chow-chow não é o único cão com lábios e palato caracterizado pela cor azul-escuro. Na verdade, existem muitas raças de cães e outros mamíferos cruzados que possuem manchas dessa cor, porém, as suas mucosas não são completamente escuras. É importante notar que o chow-chow não necessariamente nasce com a língua completamente roxa, mas, a partir de 2 a 3 meses de idade, começamos a evidenciar a coloração. Portanto, se o seu amigo peludo ainda não tem a língua azul, ele pode ser resultado de uma cruza não "pura", e entre os seus pais (ou até mesmo outro ancestral) existe um cão de outra raça, ou simplesmente em sua linhagem genética, esse gene permaneceu como um gene recessivo e não como um gene dominante. Caso você queira apresentar o seu animal em uma competição, deve notar que a FCI não aceita exemplares sem a língua azul/púrpura ou azul-escuro.

Outra raça de cão que se caracteriza pela língua azul é o shar pei. Por isso, é importante esclarecer que outro cão pode apresentar manchas ou pontos pigmentados de azul, roxo ou azul-escuro na língua. Isso não significa que ele descenda de um chow-chow ou de outro cão chinês, já que mais de 30 raças de cães possuem manchas na língua.

Por que o chow-chow tem a língua roxa? - Porque o chow chow tem a língua azul: explicação científica

Língua azul no cachorro chow chow: lenda

Você sabia que existem algumas lendas que explicam porque o cachorro chow-chow tem a língua azul? Sendo um cão originalmente dedicado a guardar e proteger os templos budistas, a lenda conta que em um dia muito frio um monge ficou seriamente doente e impossibilitado de sair para buscar a lenha para acender o fogo. Então, o cão que estava no mesmo templo foi até a floresta para coletar madeira e só encontrou pedaços carbonizados. Ele os levou para o monge. Quando ele tocou a madeira carbonizada com a boca, a sua língua ficou azul devido ao contato com o carvão.

A segunda lenda diz que a língua do chow chow é azul (ou roxa) porque um dia um cão desta raça seguiu Buda quando ele pintou o céu azul. Como a pintura do pincel deixava vestígios, o cão lambeu todas as gotas caídas. A partir desse dia a raça é reconhecida como o cão da língua azul.

Personalidade e características do cachorro chow chow

É claro que, ao pensar no chow-chow, a primeira característica que imaginamos é a sua língua azul ou púrpura. No entanto, ele não deve ser um cão reconhecido unicamente por este atributo físico, já que, em geral, é um animal muito especial.

Com uma aparência de um leão em miniatura, o chow-chow é um animal calmo e pacífico que possui aptidão para ser um excelente cão de guarda. Originalmente, essa raça costumava proteger os templos asiáticos em países como a China e o Tibete. Por isso, pode-se dizer que o seu instinto guardião está no DNA. Além disso, ele já foi designado como cão de caça e pastoreio, fatos que explicam o seu caráter e temperamento.

Um fato curioso é que em certas culturas ocidentais ele é chamado de Leões de Fu, também conhecido como Leões de Buda ou Leões Chineses, Cães Fu ou Cães de Fo (Foo Dogs), devido a uma confusão que relaciona os leões guardiões com esses cães de origem chinesa, por ração da sua aparência física e a sua origem como cães de guarda.

O seu manto volumoso e a sua expressão adorável fizeram deste cão um dos mais populares do mundo. Entretanto, deve-se ressaltar que para mantê-lo em perfeitas condições é essencial ter um cuidado adequado. Por isso, recomendamos ir ao cabeleireiro canino uma vez por mês ou a cada mês e meio.

Por que o chow-chow tem a língua roxa? - Personalidade e características do cachorro chow chow

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o chow-chow tem a língua roxa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que o chow-chow tem a língua roxa?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que o chow-chow tem a língua roxa?
1 de 3
Por que o chow-chow tem a língua roxa?

Voltar ao topo da página