Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros uivam quando ouvem música?

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 25 abril 2023
Por que os cachorros uivam quando ouvem música?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitos tutores de cachorros já presenciaram a situação de seu cão uivar em determinadas ocasiões. O comportamento de uivar pode significar diversas coisas, sobre como o seu animal está se sentindo, comunicação, entre outras. Os cães são animais sensíveis e reagem a diversos estímulos do meio em que vivem.

Por vezes, o comportamento de uivar do cachorro pode ser engraçado para algumas pessoas, enquanto para outras, o som produzido pelo uivo pode ser extremamente irritante. Mas temos que entender que os cachorros não uivam para irritar os seus tutores, por isso, temos que ter paciência com os animais e tentar evitar situações que os façam uivar.

Caso você já tenha se perguntado "Por que os cachorros uivam quando ouvem música?", nós do Perito Animal trazemos esse artigo com algumas respostas.

Índice

  1. Por que os cachorros uivam?
  2. Por que o cachorro uiva ao som da música?
  3. Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene

Por que os cachorros uivam?

Caso você já tenha presenciado um cachorro uivar, é normal que tenha se perguntado do motivo pelo qual o cachorro uiva. Bem, existem diversas razões do porque o cão possa ter esse comportamento. Antes de explicar sobre essas possíveis razões, é importante que você entenda que esse comportamento é um traço herdado dos ancestrais dos cães, os lobos, famosos por uivarem para a lua. Da mesma forma que os lobos apresentam o comportamento de uivar para conseguirem sobreviver ao mundo selvagem, os cachorros utilizam esse recurso como forma de reagir ao ambiente, mesmo quando domesticados.

Os principais motivos pelos quais um cão pode apresentar comportamento de uivar:

  • Comunicação: Os lobos são animais extremamente sociáveis, geralmente vivem em alcateias e sempre se comunicam para conseguirem viver bem em grupo, organizando as funções de cada integrante do grupo e obedecendo ordens de um logo alfa, que é o chefe da alcateia. Mesmo que os cães não vivam em matilha, esse comportamento se manteve, assim eles podem se comunicar com seus tutores e outros cachorros que possam conviver. Além disso, os cães também podem apresentar o comportamento de uivar caso estejam se sentindo solitários ou com ansiedade, então é sempre bom você prestar atenção caso o cachorro estiver apresentando outros comportamentos diferentes em sua rotina. Leia o nosso artigo completo sobre porque o meu cachorro uiva quando fica sozinho.
  • Marcar território: Mesmo que os lobos sejam animais que vivem em alcateia, cada alcateia tem o seu território, para garantir alimento para os integrantes do bando e evitando o acasalamento das fêmeas com machos que não fazem parte de seu grupo. Mesmo que os cachorros não façam parte dessa realidade, o comportamento de uivar para marcar território permaneceu, assim como o comportamento de fazer xixi para marcar território. Os cachorros podem uivar em casa para marcarem território em relação aos demais cachorros da vizinhança.
  • Dor ou mal-estar: Os ouvidos do cachorro são muito mais sensíveis que os nossos. Por esse motivo, alguns barulhos ou ruídos sonoros podem ser extremamente desagradáveis aos cães e por isso eles uivam, para indicar que estão desconfortáveis com a situação. Além de uivar, o cachorro pode apresentar comportamento de se esconder, ou de fugir da fonte do barulho ou ruído sonoro. Se o seu cachorro tem medo de fogos, leia o nosso artigo sobre o que fazer para calamar o cachorro com medo de fogos.

Por que o cachorro uiva ao som da música?

Provavelmente você já ouviu música na companhia do seu cachorro e observou ele começando a uivar. Talvez até você tenha tido a sensação que o seu cachorro se sente incomodado com a música, mas segundo os especialistas isso não é verdade.

Quando o cachorro uiva quando ouve música, está tentando acompanhar a melodia através do uivar dele. Obviamente que ele não o faz desde a percepção humana e por isso não reproduz a mesma melodia, mas está interatuando com ela.

A alta sensibilidade e capacidade auditiva dos cachorros ainda é alvo de muitos estudos científicos. Por isso, dentro de alguns anos é possível que exista uma resposta mais ampla e definida de por que os cachorros uivam quando ouvem música.

Por que os cachorros uivam quando ouvem música? - Por que o cachorro uiva ao som da música?

Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene

Se você convive com algum cachorro em seu cotidiano, já deve ter percebido que eles costumam uivar em resposta à alguns barulhos normais para os seres humanos, como o caso da sirene. Caso você não tenha presenciado essa situação, existem vários vídeos mostrando alguns cachorros uivando nesse tipo de situação. É normal que os tutores se questionem do "Por que os cachorros uivam quando ouvem música de gás?" e "Por que os cachorros uivam quando ouvem gaita?".

Bem, a respostas para esses questionamentos podem ser mais simples do que parecem. A explicação para essa atitude é que os cães percebem certas semelhanças esse esses sons e os sons que uma alcateia reproduz, ou então, uma matilha de cães selvagens.

Os cães não conseguem distinguir as diferenças desses tipos de estímulos sonoros e o que fazem é apenas responder o que entendem por ser um chamado à distância de algum amigo canídeo. Por isso, o cachorro pode uivar para apenas se comunicar com o que acredita ser o barulho de algum outro animal próximo dele. Esse comportamento é algo que o cachorro faz por instinto devido à sua ancestralidade com os lobos.

Caso você não se agrade com o som produzido durante o uivo, é importante você ter noção que o cachorro não está fazendo isso para te irritar, ou que isso é resultado de mal comportamento. Você deve descobrir e entender a origem do porque o animal está uivando e evitar que o cachorro fique em contato com esse estímulo, o que pode reduzir a frequência que o cão uiva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros uivam quando ouvem música?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
deise
o meu cachorro ruiva toda vez que o meu esposo Ponhe a mesma musica pra tocar
1 de 2
Por que os cachorros uivam quando ouvem música?