Prevenção

Métodos anticoncepcionais para gatos

Métodos anticoncepcionais para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Por mais que seja um momento único ver como após a gravidez, a gata cuida tão bem dos seus filhotes, devemos ter consciência de que podem ocorrer vários problemas se esta ninhada não tiver sido desejada por parte dos donos.

Se não tivermos uma casa ou um sítio para ficar com os filhotes da ninhada, devemos evitar a tudo o custo que estes se reproduzam, pois assim estamos evitando o abandono de animais, sendo que isso é da nossa responsabilidade.

Para que isto não aconteça, de seguida neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar os diferentes métodos anticoncepcionais para gatos.

Índice

  1. Métodos anticoncepcionais para gatos fêmeas
  2. Métodos anticoncepcionais para gatos machos
  3. Consulte o seu veterinário

Métodos anticoncepcionais para gatos fêmeas

A fêmea possui um ciclo sexual poliéstrico estacional, isto quer dizer que possui vários cios por ano, coincidindo com as estações mais favoráveis para a reprodução, além disso ovula quando o acasalamento ocorre, por isso a fecundação é praticamente segura.

Vamos ver de seguida quais os métodos com os quais contamos para evitar a gestação na gata:

  • Esterilização cirúrgica: Geralmente é feita uma ovariohisterectomia, ou seja, a remoção do útero e dos ovários, prevenindo assim o ciclo menstrual e a gravidez. Trata-se de um método irreversível mas que se realizar cedo diminui o risco de câncer de mama. Claro que, as gatas esterilizadas precisam de cuidados específicos.
  • Esterilização química: A esterilização química é reversível e é realizada através de fármacos que agem de forma idêntica às hormonas reprodutivas naturais, desta forma inibe o ciclo menstrual e a gravidez. Existem também comprimidos anticoncepcionais orais. Estes métodos são raramente utilizados e muito frequentemente desaconselhados pelos médicos veterinários. Para além de serem pouco eficazes na prevenção da gravidez podem ter graves efeitos secundários como, por exemplo, a piómetra (infeção do útero), que pode ser fatal.
Métodos anticoncepcionais para gatos - Métodos anticoncepcionais para gatos fêmeas

Métodos anticoncepcionais para gatos machos

A esterilização no gato macho é feita apenas com meios cirúrgicos, basicamente contamos com duas opções:

  • Vasectomia: Trata-se da secção dos dutos deferentes, impede-se a gestação da gata mas a produção de testosterona continua intata e o gato pode continuar sem problemas com a sua vida sexual, por isso este método não evita o comportamento sexual do gato.
  • Castração: É um cirurgia que leva apenas 10 minutos, mais simples e econômica que a das gatas. Trata-se da remoção dos testículos e com esta intervenção evitam-se as feridas derivas das brigas com outros gatos e os passeios sem fim que ocorrem durante o cio, do mesmo modo, também diminui o cheiro da urina. Tal como a vasectomia, trata-se de um método irreversível, além disso o gato castrado precisa de um controle especial sobre a sua alimentação.

Consulte o seu veterinário

Como vê, existem diversos métodos anticoncepcionais para gatos mas nem todos têm que ser aptos para o seu pet, por este motivo recomendamos que primeiro consulte o seu veterinário, pois ele conseguirá dizer-lhe qual é o método mais indicado para o seu gato e que vantagens e problemas pode ter.

Métodos anticoncepcionais para gatos - Consulte o seu veterinário

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Métodos anticoncepcionais para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Cleuza Alves de Almeida
Gostaria muito de castrar minha gata mas não tenho condições será que posso dar pedra de anil dizem que é muito bom isso !
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cleuza. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Kauã
Minha gata já está no cio, posso dar inibidex para ela durante o mesmo ?
A sua avaliação:
Marta Raquel
Com que idade a gata pode receber o anticoncepcional pela primeira vez?
A sua avaliação:
Adriana da Silva Lemes
Minha gata acabou de ter filhotes, depois de quanto tempo posso vacinal-la?
vanilde da Cruz Silva Costa
minha gata é muito selvagem não deixa aplicar injeções anticoncepcional ó que faço? não têm anticoncecional em compridos não? me ajude
Luísa Savala
Oi Vanilde! Tal como mencionamos no artigo: a esterilização química é reversível e é realizada através de fármacos que agem de forma idêntica aos hormônios reprodutivas naturais, desta forma inibe o ciclo menstrual e a gravidez. Existem também comprimidos anticoncepcionais orais. Estes métodos são raramente utilizados e muito frequentemente desaconselhados pelos médicos veterinários. Para além de serem pouco eficazes na prevenção da gravidez podem ter graves efeitos secundários como, por exemplo, a piómetra (infeção do útero), que pode ser fatal.
Se você quiser saber mais sobre os benefícios de castrar um gato, confira: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-de-castrar-um-gato-5396.html
moura lopes
gostaria de receber informação de um tipo de anticonsepsional para gata felina
Anderson
Tenho uma gata ela já pariu após 3 meses demos a vacina pois não tenho condições de manda fazer a cirurgia dos 3 dos duas são fêmeas com com messes devir da a vacina neles
A sua avaliação:
Andreza
Eu tenho três gatos um e fêmea e outros dois e macho ela já está no cio como faço para evitar que ela não tenha filhotes
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andreza! Você tem de os manter separados durante toda a duração do cio. Para além disso, você deve consultar o seu médico veterinário para agendar castrações. É a única forma de evitar que a gata engravide, assim como outros problemas.
Rejane Roseno
Tenho um sitio em mairinque e começou aparecer gatos, de repente comecaram a dar cria e hoje estimo que tenha uns 50 gatos, só que são super ariscos e ninguem chega perto, eles ficam miando pedindo comida, pois as vezes que joguei uma ração apareceram dezenas, sei que passam muita fome e necessidades e gostaria de saber como faço para capturar e castrar existe uma ong ou qualquer coisa que possa fazer para parar de nascer gatinhos? Obrigada
Mahê Rigotto
Quanto tempo após o parto a gata pode ser castrada?
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mahê,
Isso depende de gata para gata. O ideal é perguntar ao seu veterinário de confiança.
Obrigado pelo seu comentário.
1 de 3
Métodos anticoncepcionais para gatos