Doenças bacterianas

Urina de cachorro muito amarela: é normal?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 12 maio 2023
Urina de cachorro muito amarela: é normal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você é tutor de um cachorro, provavelmente já reparou na cor da urina do seu pet em algum momento. É normal que a cor da urina de um cachorro varie de acordo com a dieta e hidratação, mas e se você notar que a urina do seu cachorro está muito amarela? Será que isso é um sinal de que algo está errado?

A urina de cachorro muito amarela pode ser um indicativo de desidratação ou de algum problema de saúde. É importante entender as causas e as possíveis consequências dessa alteração na cor da urina para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que significa a urina de cachorro muito amarela, marrom, alaranjada ou vermelha e o que fazer caso você perceba essa mudança no seu pet.

Também lhe pode interessar: A leptospirose canina - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Cor normal da urina de um cachorro
  2. Urina de cachorro muito amarela
  3. Cachorro com urina vermelha
  4. Cachorro com urina alaranjada
  5. Cachorro com urina escura

Cor normal da urina de um cachorro

Como já mencionamos, a cor normal da urina do cão é amarelo claro, amarelo ou até mesmo âmbar. Quando essa tonalidade é alterada, aparecendo mais escura ou, por outro lado, transparente, indica uma série de coisas que devemos analisar para verificar se o estado de saúde do animal está comprometido. Por exemplo, se o cão urina transparente ou urina muito e também transparente, provavelmente significa que aumentou a ingestão de água, o que pode ser normal ou não, dependendendo de vários fatores como a idade do cão, seu nível de atividade, as características do clima, etc. Se este for o seu caso, não hesite em consultar o seguinte artigo: "Porque o cachorro bebe muita água?".

Por outro lado, se a cor da urina do cão é escura, muito amarela, laranja, vermelha ou preta, é possível que o fígado ou os rins tenham algum tipo de problema que deve ser detectado e tratado para evitar que piore. No entanto, essas não são as únicas causas, então a seguir faremos uma revisão dos motivos que podem causar essas alterações na coloração da urina canina.

Urina de cachorro muito amarela: é normal? - Cor normal da urina de um cachorro

Urina de cachorro muito amarela

Se o a urina do cachorro está muito amarela, isso quer dizer que essa urina está concentrada. Se o cão passou muitas horas sem poder esvaziar a sua bexiga, é normal que essa concentração ocorra, mas se a coloração se repetir todas as vezes que o animal urina ou se notarmos outros sintomas, devemos consultar um veterinário.

Se o nosso cão urina muito amarelo e não quer comer, esforça-se para urinar e não consegue ou só consegue eliminar gotas, demonstra desconforto, etc., podemos estar perante uma infeção urinária ou cistite. Nesses casos, as bactérias ocupam a bexiga e a urina ficará amarela, turva e até com sangue. O exame a ser realizado pelo veterinário pode confirmar o diagnóstico. Assim, o tratamento consistirá na administração prolongada de antibióticos. É importante tratar o problema rapidamente, pois, caso contrário, a infeção pode subir até os rins e danificá-los.

A desidratação, que tem múltiplas causas, é outro motivo de urina muito amarela em cães. É importante que o nosso cão sempre tenha acesso a água limpa e fresca e que verifiquemos se ele bebe o suficiente.

Urina de cachorro muito amarela: é normal? - Urina de cachorro muito amarela

Cachorro com urina vermelha

A urina de cachorro muito amarela devido a uma infecção urinária também pode conter manchas de sangue. Quando esse sangramento é mais abundante, notaremos a urina de nosso cão escura, avermelhada ou rosa. Esse fenômeno é chamado de hematuria e pode ser devido a uma hemorragia resultante de algum dano no sistema urinário. Requer atenção veterinária, pois é necessário determinar a origem do sangramento para poder estabelecer um tratamento.

Algumas gotas de sangue eliminadas com a urina podem indicar uma infecção urinária, como dissemos, mas também, no caso dos machos, problemas de próstata. No caso das fêmeas, às vezes uma hemorragia vaginal é confundida com hematuria. Ambos podem apresentar sangramento se tiverem doença renal ou uma doença bacteriana, a leptospirose. Para mais informações, não hesite em consultar o seguinte artigo: "Cachorro urinando sangue: o que pode ser?".

Urina de cachorro muito amarela: é normal? - Cachorro com urina vermelha

Cachorro com urina alaranjada

Esta tonalidade de urina em cães pode ser devido a uma anemia hemolítica. Nesse processo, ocorre uma rápida destruição dos glóbulos vermelhos, que se decompõem, gerando hemoglobina e bile, que é o que confere a cor alaranjada à urina, embora a tonalidade possa variar, de modo que podemos ver que o cão urina muito amarelo ou muito marrom.

A anemia hemolítica pode ser diagnosticada em uma análise de sangue. Existem várias causas que a desencadeiam e uma das mais conhecidas é a babesiose, uma doença transmitida por carrapatos que pode ser fatal, portanto, requer diagnóstico e tratamento rápidos. Para tentar interromper a destruição dos glóbulos vermelhos, são usados medicamentos corticoides.

Urina de cachorro muito amarela: é normal? - Cachorro com urina alaranjada

Cachorro com urina escura

Um cachorro com urina escura ou, como dizem, um cão que urina "cor de Coca-Cola" pode estar sofrendo de um problema renal ou hepático. Em casos renais, observaremos sintomas como aumento na ingestão de água e eliminação de urina, vômitos, etc. O cão pode urinar muito amarelo e espesso caso houver, além disso, infecções como as mencionadas. Em geral, esse tipo de urina também tem um forte odor. Na insuficiência hepática, a bile se acumula no organismo e, ao ser eliminada através da urina, fica marrom. O cão pode apresentar outros sinais que, no início, são inespecíficos.

Quando, além da coloração da urina, as mucosas se apresentam amareladas, fenômeno conhecido como icterícia, aparecem acúmulos de líquido em diferentes partes do corpo ou hemorragias, podemos suspeitar de vários problemas hepáticos. Todos esses transtornos podem ser detectados em exames de sangue e requerem tratamento veterinário, sempre após tentar identificar a causa que desencadeou o problema renal ou hepático.

Agora que você sabe que a urina de cachorro muito amarela não deve ser o normal, não perca este outro artigo sobre como tirar o cheiro de xixi de cachorro.

Urina de cachorro muito amarela: é normal? - Cachorro com urina escura

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Urina de cachorro muito amarela: é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Urina de cachorro muito amarela: é normal?