Remédios caseiros para a seborreia em cachorros

Remédios caseiros para a seborreia em cachorros

Quando falamos de seborreia em cachorros, estamos falando de um transtorno da pele que se caracteriza por um excesso na produção do tecido córneo, também conhecido como queratinização excessiva ou por um transtorno nas glândulas sebáceas que provocam maior volume de oleosidade na pele do seu cachorro. Por esse motivo, os transtornos possuem diferentes classificações sobre as quais falaremos em seguida.

O PeritoAnimal quer ajudar a combater a seborreia canina usando, especificamente, remédios caseiros para a seborreia em cachorros que podem guiar o caminho até à cura definitiva do seu pet.

Tipos de seborreia em cachorro

Podemos identificar 3 tipos de seborreia:

  1. Dermatite seborreica canina: é uma seborreia gordurosa que, em geral, é acompanhada de inflamação da pele provocada por uma infecção grave na mesma. É uma
  2. Seborreia seca ou caspa canina: como o seu nome indica, é a descamação excessiva da primeira capa da pele. Muito comum em raças como pastor alemão ou setter inglês, entre outros. Por não ser tratada a tempo, pode piorar e evoluir para a fase que indicamos em seguida.
  3. Seborreia oleosa: muito comum em raças como o shar pei ou o basset hound ou por complicações da fase anterior onde é possível observar uma produção excessiva de gordura sobre o pelo e a pele do animal. Pode formar úlceras gordurosas com nós no pelo em determinadas zonas. Não deve ser confundida com a dermatite alérgica por pulgas.

A primeira coisa a fazer para escolher um tratamento é entender qual o tipo de seborreia que o cachorro tem, uma vez que tratar caspa e seborreia oleosa não é igual. Devemos sempre consultar o veterinário, mas aqui indicamos alguns sintomas que você pode notar no seu cachorro para que tenha uma ideia:

  • Descamação severa que se nota durante a escovagem do pelo
  • Gordura acumulada na cara, nas pregas corporais, nas orelhas, na região perianal, etc.
  • Placas de escamas que, ao serem descoladas, podem até sangrar
  • Muito prurido
  • Perda de pelo em excesso
  • Mau odor corporal

Remedios caseros para caspa canina

Para começar a tratar a caspa canina, devemos dar banhos regulares ao cachorro. Você pode usar o detergente da roupa, como sabão natural ou de coco, uma vez que conserva melhor o p.H da pele dele. Também é imprescindível manter a pele o mais hidratada possível.

Não use secador, uma vez que não seca apenas o pelo, mas também a pele. As toalhas e mimos, nestes casos, são os melhores aliados. A escovagem diária também estimula a pele, por isso é essencial que seja regular. Dessa forma, os óleos essenciais da pele são produzidos naturalmente e distribuídos por todo o corpo homogeneamente.

Dê água de qualidade ao seu cachorro para mantê-lo hidratado, de preferência de garrafa, e uma alimentação muito natural e o mais proteica possível.

Você pode suplementar a dieta dele com ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 na comida para ajudar a manter a pele saudável e o pelo brilhante sem muito esforço. O azeite de oliva e o óleo de girassol também podem ajudar nestes casos, considerando uma colher de chá em cachorros pequenos e uma de sopa em cachorros grandes por dia.

Remédios caseiros para a seborreia oleosa

Assim como no caso anterior, tratar a seborreia oleosa também requer banhos regulares, mas com outras preparações que ajudam a evitar a coceira e a diminuir a oleosidade da pele

Podemos preparar um sabão caseiro para tratar este tipo de seborreia com produtos muito fáceis de encontrar. para isso, você deve misturar:

  • 3 copos de água
  • 1 copo de bicarbonato de sódio (que ajudará a esfoliar e hidratar a pele)
  • 2 copos de aveia natural triturada

Esta mistura ajudará a eliminar o prurido da pele, gerando um alívio total. Tem propriedades anti-inflamatórias e esfoliantes (muito suaves). Comece por molhar o cachorro com água morna, adicione o sabão caseiro pronto e, no final, enxágue com água morna novamente para remover os restos. Em seguida, seque bem com a toalha. Este procedimento pode ser repetido até uma vez por semana.

Também podemos preparar um sabão caseiro fervendo um punhado de tomilho (fresco ou seco) ou alecrim em um litro de água. Assim que a mistura esfriar, faça o mesmo procedimento que o remédio caseiro anterior para dar banho ao cachorro.

Um terceiro e último preparado consiste em lavar muito bem uma taça de arroz branco e fervê-lo até ficar pastoso. Uma vez frio, pode ser usado como champô, massageando muito bem a pele do cachorro antes de molhar e enxaguar com água morna.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a seborreia em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.