menu
Partilhar

Pinscher austríaco

Atualizado: 8 março 2022
Pinscher austríaco

O pinscher austríaco é uma raça de cães medianos muito pouco conhecida que era utilizada antigamente como cão de trabalho polivalente. Estes cães são animais curiosos que gostam muito de descobrir coisas novas e brincar por conta da alta demanda de atividade e exercício que necessitam. Por isso, é importante dispor de grandes espaços onde não corram perigo para que brinquem e gastem energia, e que vivam melhor em lugares amplos como casas ou apartamentos com jardim.

Se estiver pensando em adotar um pinscher austríaco, não deixe de ler esta ficha de raça do PeritoAnimal onde vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esta raça de cães que pensamos ter relação com os mini pinschers, mas cuja origem não é tão bem conhecida quanto se acredita.

Origem
  • Europa
  • Áustria
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do pinscher austríaco

O pinscher austríaco constitui uma raça muito rara de cães. Seus ancestrais eram usados nas fazendas austríacas para cuidar do gado, arrear e eliminar ratos e outras pragas. Alguns autores pensam que este cão é parente do pinscher alemão e, por consequência, do pinscher miniatura, mas não se sabe quase nada sobre a sua história antiga. A história moderna é mais conhecida, já que o padrão atual da raça foi definido em 1928. Nessa época, a raça se chamava pinscher austríaco de pelo curto.

A mudança nas atividades agropecuárias e a Segunda Guerra Mundial causaram danos quase irreversíveis na raça. No final da guerra, o pinscher austríaco havia praticamente desaparecido. Posteriormente, a raça foi recuperada a partir de alguns dos animais, realizando cruzamentos também com outras raças de cães. Ainda assim, até os dias atuais este pinscher segue sendo praticamente desconhecido.

Características físicas do pinscher austríaco

O pinscher austríaco é um cão de porte médio, bem proporcional e forte. A altura na cernelha dos machos é de 44 a 50 centímetros, enquanto nas fêmeas é de 42 a 48 centímetros. Seu corpo é um pouco mais largo do que alto, tendo um perfil retangular. A região dorsal e lombar são curtas e largas, mas a garupa é alongada. O peito é profundo, largo, longo e com forma de barril.

A cabeça tem forma de pera com o crânio largo e abobadado. Tanto o sulco médio quanto a depressão naso-frontal (stop) são bem demarcados. O nariz é preto e o focinho apresenta a haste nasal reta. Os olhos são grandes, redondos e escuros, enquanto as orelhas são pequenas, de alta inserção e em "forma de botão". A causa é forte e média.

A pelagem é densa e de dupla camada, a camada interna sendo formada por uma lã muito densa, enquanto a camada externa é densa, lisa, apertada e pode ser curta ou média. As cores aceitas são amarelo trigo, amarelo marrom, vermelho fulvo e preto com manchas acobreadas. Pode apresentar também manchas brancas no peito, focinho, garganta, pescoço, nuca, patas e ponta da cauda.

Personalidade do pinscher austríaco

Estes cães são muito dinâmicos e curiosos, sendo brincalhões e afetuosos com conhecidos, mas reservados e até cães que mordem quando se deparam com pessoas ou situações estranhas. Também tendem a ser agressivos com outros cães.

Devido ao seu temperamento desconfiado com os estranhos, costumam ser excelentes cães de guarda, mas é importante socializá-los desde filhotes para evitar que sejam adultos agressivos. Quando socializados da forma correta, podem tolerar bem pessoas, outros cães e até outros animais estranhos, mas nunca serão cães altamente sociáveis como os labradores ou os golden retriever.

Os pinscher austríacos são geralmente cães que latem e seu latido é muito potente.

Cuidados com o pinscher austríaco

O cuidado com os pelos não costuma ser muito problemático, já que basta escovar o cão duas vezes por semana e dar banho nele apenas quando estiver sujo.

O pinscher austríaco precisa de muito exercício (ainda que seja preciso ter cuidado com os saltos devido à propensão da raça para displasia de quadril). Por isso e pela sua tendência ao latido, não se adapta muito bem à vida em apartamentos e nem em cidades densamente povoadas. Precisa de um jardim grande onde possa se exercitar, ou melhor ainda, viver em uma propriedade rural onde possa desfrutar de mais liberdade. Depois de cada passeio é recomendável observar superficialmente nosso mascote para ver se tomou alguma picada ou se algum parasita como os carrapatos se alojou nele.

Como acontece com todos os pets, é preciso dar ao nosso pinscher austríaco uma alimentação adequada para que não sofra de algumas patologias como o sobrepeso ou a hipertensão por causa de uma má alimentação.

Educação do pinscher austríaco

Outra coisa importante é envolvê-los em adestramento de cães desde novos, para que aprendam a ter autocontrole, especialmente por meio do adestramento em obediência canina. Podem ser utilizados diferentes métodos com esta raça, mas os mais eficientes são os que seguem o adestramento positivo, tais quais o adestramento com clicker.

Saúde do pinscher austríaco

Esta raça, em sua origem, era uma raça de trabalho, motivo pelo qual precisava ser firme e resistente. Ainda que na atualidade seja uma raça relativamente saudável, é propensa à displasia de quadril e a doenças cardíacas, além de algumas infecções como as cataratas.

É necessário também observar as orelhas do pinscher austríaco regularmente para prevenir infecções ou fungos por causa da umidade que se acumula ali, além de estar em dia com o calendário de vacinação pertinente para cada cão.

Fotos de Pinscher austríaco

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pinscher austríaco

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Pinscher austríaco
1 de 5
Pinscher austríaco

Voltar ao topo da página