Labsky ou huskador
A raça labsky tem origem na mistura de dois cachorros: os husky siberiano e o labrador. Por isso, essa raça híbrida costuma ter as características dos seus progenitores. Embora geralmente sobressaem as de um deles, costumam apresentar as de ambos, mas de forma mais discreta, sendo mais mansos, inteligentes e afetuosos.
Da mesma forma, os labskys estão predispostos a sofrer das mesmas doenças que as raças que a originam, destacando os problemas oculares, a displasia de quadril e cotovelo, a obesidade e os problemas dentários. Continue lendo este arquivo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre a raça de cachorro labsky, sua origem, características, personalidade, cuidados, educação, saúde e onde adotá-lo.
- América
- Estados Unidos
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Origem do cachorro labsky
Os cachorros labsky, também chamados husky lab mix, siberian retriever ou huskador, são resultantes da mistura de raças de um husky siberiano e um labrador retriever.
Seu local de origem são os Estados Unidos, surgindo na década de 1990, embora em muitos outros lugares esses cães tenham sido criados independentemente. Nos registros está um labsky chamado Runnie que foi possivelmente um dos primeiros a aparecer nos Estados Unidos.
Os labsky possuem um clube criado no ano de 2006 na Alemanha, onde o padrão racial foi designado após muitas reuniões com membros criadores que não chegaram a um acordo com o estabelecimento do tamanho e peso da raça, devido às grandes diferenças entre alguns exemplares. Os labsky ou huskadores começaram seu maior auge a partir do ano de 2009.
Características do cachorro labsky ou huskador
Os labsky são cachorros bem proporcionais e fortes. Pesam entre 18 e 28 kg e existem três tamanhos:
- Toy: até 35 cm de altura.
- Miniatura: entre 35 e 40 cm.
- Padrão: entre 40 e 45 cm.
A cabeça dos labsky é larga, em forma de triângulo obtuso. O focinho é profundo, os olhos são pequenos e muitas vezes de cores díspares (castanho e azul), e as orelhas são erguidas e retangulares.
Devido à sua dupla camada de pelagem, característica dos cachorros spitz, são bastante resistentes ao frio, como os huskies.
Cores do labsky ou huskador
A cor da pelagem dos labsky tem tonalidades diferentes, podendo variar em:
- Branco.
- Cinza.
- Preto.
- Pintado.
- Combinações.
Também podem apresentar uma máscara preta no rosto ou não, a cabeça também pode ser cinza escuro e a cauda ligeiramente enrolada para trás.
Personalidade do cachorro labsky
Em geral, os labsky são cachorros fiéis, ativos, enérgicos, afetuosos, inteligentes, trabalhadores, protetores e territoriais. Dependendo da personalidade herdada de seus progenitores, o labsky será de uma forma ou de outra.
Enquanto os labradores são tranquilos, os huskies são mais nervosos e barulhentos. O cruzamento equilibra tais características, tornando-o um animal de estimação ideal para todos os cuidadores que são um pouco ativos.
Para conhecer melhor seus pais, sugerimos a leitura destes artigos:
Cuidados do cachorro labsky
Eles são cães muito ativos, portanto tendem a ficar entediados rapidamente quando lhes faltam estímulos. Um esporte que eles adoram é nadar e também correr por amplos espaços. Por esse motivo, não podem ficar trancados dentro de casa por muito tempo, mas requerem um cuidador ativo que também goste de espaços e atividades ao ar livre.
Ao herdar a camada dupla de pelagem dos huskies, os labsky terão muita perda de pelo. Por esta razão, é necessário escovar seus pelos diariamente. Uma boa ideia é usar uma escova de subpelo para um melhor processo de extração dos pelos soltos do cachorro. Além disso, deve-se ter uma higiene dos ouvidos desses cachorros para evitar infecções ou parasitas.
Por outro lado, a alimentação deve ser completa e equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários nas proporções adequadas de acordo com a idade e estado fisiológico do nosso cachorro.
Os exames de rotina no centro veterinário e as visitas frequentes para vacinação e desparasitação são essenciais para manter nosso labsky com boa saúde e fornecendo os cuidados mais adequados.
Educação do cachorro labsky ou huskador
Os labsky são cachorros fáceis de treinar. Por serem inteligentes, dominam os ensinamentos com grande rapidez. Tal treinamento deve começar o mais rápido possível.
Se herdarem a personalidade do husky, podem ser um pouco teimosos e mais abnegados, mas quando querem, podem realizar grandes feitos. Quando isso acontece, é ideal combinar o treinamento com a brincadeira a fim de motivar o nosso labsky.
A educação deve ser baseada no reforço positivo, pois é o melhor tipo de método de educação, sendo mais eficaz, rápido, eficiente e menos traumático para o cuidador e o cachorro. É recomendado um treinamento diário entre 15 e 20 minutos de duração.
Saúde do labsky ou huskador
Os labsky possuem uma expectativa de vida que varia entre 10 e 13 anos. Embora seja uma raça robusta e forte, possui os genes de suas raças progenitoras e, por isso, corre o mesmo risco de sofrer com algumas doenças congênitas ou apresenta maior predisposição para sofrer com algumas delas:
Doenças dos labradores
Os labradores possuem uma expectativa de vida que vai dos 10 aos 12 anos e têm uma maior predisposição a doenças como:
- Hemofilia.
- Obesidade.
- Alergias alimentares.
- Displasia de cotovelo e quadril.
- Artrose.
- Doença da tireoide.
- Problemas dentários.
- Miopatias.
- Glaucoma.
- Epilepsia.
- Doença do coração.
- Doenças de articulações e ligamentos.
Para mais informações, você pode consultar este outro artigo sobre as doenças mais comuns do labrador retriever.
Doenças dos huskies
O huski siberiano, com uma expectativa de vida de 12 a 14 anos, têm maior predisposição a sofrer de:
- Catarata.
- Conjuntivite.
- Glaucoma.
- Epilepsia.
- Mielopatia degenerativa.
- Hipertensão.
- Paralisia laríngea.
- Problemas dentários.
- Deficiência de zinco.
- Displasia folicular.
- Atrofia progressiva de retina.
- Distrofia da córnea.
- Síndrome uveodermatológica.
Você encontrará mais informações neste artigo com as doenças mais comuns do husky siberiano.
As doenças que se repetem em ambas as raças são os transtornos oculares e os problemas dentários, embora os problemas de displasia e obesidade também sejam frequentes, por serem cachorros muito vorazes, enérgicos e com muito apetite. Portanto, é melhor que os pais sejam examinados para displasia, no caso do labrador, e de transtornos oculares, no caso do husky siberiano.
Por outro lado, as visitas de rotina ao veterinário são determinantes para manter a saúde do nosso companheiro peludo em ótimas condições.
Onde adotar um labsky
Antes de adotar um labsky, você deve parar para pensar se realmente vai proporcionar a ele os cuidados necessários e o tempo diário que ele requer para que tenha qualidade de vida e seja feliz. Se não for o caso, melhor optar por outra raça ou outro tipo de animal de estimação.
Se você se acha adequado para adotar essa raça, então a primeira coisa é ir aos refúgios ou abrigos locais e perguntar. Se você tiver sorte, podem ter um exemplar. Quando não for o caso, você pode perguntar pela raça e buscar informações em associações protetoras de animais que resgatam cães dessa raça e você pode ajudar a dar um lar para um. Na internet há sempre alguma associação que ajuda determinadas raças, e se não houver um dos labsky, pode ser que haja suas raças progenitoras. Além disso, às vezes pode haver algum cachorro proveniente de cruzamento entre raças, como é o caso dos labsky.