menu
Partilhar

Terrier australiano

Atualizado: 12 agosto 2021
Terrier australiano

O terrier australiano ou Australian terrier, é um cachorro pequeno, mas robusto, muito parecido ao yorkshire terrier e australian silky terrier ou terrier sedoso australiano. Este cão provém da ilha australiana da Tasmânia, tem uma personalidade decidida e é muito mais tranquilo e late menos que outros cachorros terrier, embora se esse mau comportamento for incentivado, pode se tornar um cachorro que late excessivamente.

Devido ao seu tamanho e à pouca atividade física que necessitam, esses cachorros são excelentes animais de estimação para crianças um pouco mais velhas, pois podem viver em uma casa ou apartamentos pequenos perfeitamente e são muito familiarizados com os seus. Se você quer adotar um terrier australiano e não sabe nada sobre esta raça, não perca esta ficha do PeritoAnimal, na qual explicaremos tudo o que você precisa saber.

Origem
  • Oceania
  • Austrália
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Tipo de pelo

Origem do terrier australiano

Este terrier nasceu na ilha australiana da Tasmânia, a partir de cruzamentos entre diferentes cachorros terrier que foram trazidos da Europa. Entre as raças que se acredita que deram origem ao terrier australiano, estão: dandie dinmont terrier, yorkshire terrier, skye terrier e manchester terrier. A mistura de tantas raças deu lugar a uma boa genética que poderia explicar a baixa frequência de doenças hereditárias nessa raça. Outra explicação plausível é a intensa seleção natural a que o terrier australiano foi submetido desde suas origens, uma vez que o ambiente rural australiano é duro e hostil.

Seja como for, o resultado dos cruzamentos deu origem a um cachorro pequeno, mas rústico e resistente, capaz de caçar roedores e serpentes, e de dar o alarme diante da presença de estranhos. Apesar disso, a personalidade que permanece neste terrier é mais estável e tranquilo que em outros cachorros do grupo. Hoje em dia, o terrier australiano é principalmente um cachorro de companhia, muito apreciado na Austrália, mas também conhecido em diferentes partes do mundo.

Características físicas do terrier australiano

Esses cachorros têm um corpo pequeno, mas robusto para seu porte. Mais longo do que alto, o terrier australiano tem uma conformação retangular. A altura na cernelha para os machos chega aos 25 centímetros, enquanto que as fêmeas são ligeiramente menores. Os machos pesam, normalmente, de 6,5 kg, sendo as fêmeas proporcionalmente mais leves. Como indica o padrão FCI da raça, o terrier australiano é "um cachorro robusto, de membros curtos e alongados em proporção à altura".

A cabeça desse cachorro é moderadamente larga e com a abóbada craniana achatada. O nariz, preto, é médio e se estende até a ponte nasal. O focinho é forte para um cachorro tão pequeno e tem o mesmo comprimento que o crâneo. Os olhos são astutos, pequenos, ovais e de cor café escuro. As orelhas são pequenas, retas e pontiagudas. A cauda do terrier australiano é de inserção alta e geralmente levantada, mas não sobre as costas. Infelizmente, o padrão FCI da raça indica que a cauda deve ser amputada, promovendo práticas antigas que não levam em consideração o bem-estar dos animais.

O terrier australiano tem uma pelagem de dupla camada. A camada externa de pelo é reta, áspera e moderadamente longa. A camada interna é curta e macia. As cores aceitas nessa raça são: azul e castanho, azul-aço e castanho, azul-cinza e castanho, areia ou vermelho.

Personalidade do terrier australiano

Este cachorro é, em essência, um terrier de trabalho e por isso tem um temperamento corajoso e decidido. No entanto, é mais estável e tranquilo que a maioria dos outros terrier e, portanto, também é um excelente cachorro de companhia.

O terrier australiano precisa de muita companhia de sua família, mas tende a ser reservado com os estranhos. Também pode ser agressivo com cachorros do mesmo sexo e com animais pequenos, mas não tem tanta tendência à agressão como outras raças de terrier. De qualquer maneira, é importante socializar o cachorro desde de filhote com pessoas, com cachorros e com outros animais, desde tenra idade.

Embora a raça tenha sido desenvolvida principalmente para caçar animais pequenos, o terrier australiano é muito versátil e pode ser um excelente animal de estimação, mas não especificamente para crianças muito pequenas, pois podem maltratar o cachorro e o cão pode se defender mordendo. No entanto, é um excelente animal de estimação para crianças mais velhas que sabem respeitar o cachorro.

Cuidados do terrier australiano

O cuidado do pelo é mais simples que em outras raças de cachorros, e não demanda tanto tempo. Em geral, basta escovar duas vezes por semana e a extração manual de pelo morto (stripping) duas ou três vezes por ano. Além disso, quando a pelagem é cuidada regularmente, esses cachorros não perdem muito pelo. Não é necessário nem saudável dar banho nesses cachorros com muita frequência e só deve ser feito quando realmente estão sujos.

O terrier australiano não precisa de muitos exercícios e uma caminhada moderada todos os dias é suficiente para mantê-lo em forma. Por outro lado, exige muita companhia, bem como um tempo de brincadeira diária, além do tempo dedicado ao adestramento canino. Outras atividades rotineiras também podem ajudar a exercitar o cachorro e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo com seu tutor. Esses cachorros se adaptam bem para morar em apartamentos, mas podem ser ladradores. De qualquer maneira, são cachorros que precisam de muita companhia e devem viver dentro de casa junto ao restante da família.

Educação do terrier australiano

O australiano é um dos terrier mais fáceis de adestrar, já que não é tão hiperativo como outros do grupo. No entanto, é importante treiná-lo com base em métodos positivos, pois é um cachorro sensível e responde mal ao adestramento tradicional, como todos os animais.

Entre os problemas comuns de comportamento nessa raça, incluem os latidos excessivos, a tendência a cavar no jardim e, ocasionalmente, a agressividade com cachorros e outros animais de estimação. Esses problemas podem ser evitados dando aos cães a oportunidade de se exercitar, companhia suficiente, uma correta socialização e o adestramento adequado.

Saúde do terrier australiano

O terrier australiano está entre os cachorros mais saudáveis que existem e não apresenta tendência a doenças hereditárias importantes. No entanto, ocasionalmente são detectadas doenças como:

Fotos de Terrier australiano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Terrier australiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Terrier australiano
1 de 10
Terrier australiano

Voltar ao topo da página