Partilhar

Braco-italiano

Atualizado: 22 novembro 2019
Braco-italiano

Nobre e fiel, essa é a definição dada por aqueles que melhor conhecem a raça de cachorro Braco-italiano, e não é por menos, já que este cachorro é realmente leal e afetuoso. Os Braco-italianos têm sido valorizados durante séculos por suas habilidades de caça, assim como pela boa personalidade, motivo pelo qual as nobres famílias italianas desejavam muito ter essa raça de cachorro. No entanto, nem tudo foi fácil para os Bracos, uma vez que essa raça atravessou muitos momentos difíceis durante a Segunda Guerra Mundial no qual realmente houve temor pelo seu desaparecimento. Quer saber mais sobre essa raça de cachorro que sobreviveu a tantos desafios? No PeritoAnimal iremos lhe contar tudo sobre o Braco-italiano.

Origem
  • Europa
  • Itália
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Braco-italiano: origem

Os Braco-italianos são considerados como um dos melhores cachorros de caça, sobretudo para a caça de aves, desde seu nascimento. Na Itália, onde surgiu a raça, eles eram cobiçados pelas famílias da nobreza devido às suas grandes habilidades como caçadores e também pela beleza.

Trata-se de uma raça de origem remota, pois os Braco-italianos surgiram na Baixa Idade Média, sendo descendentes dos Mastins Tibetanos e dos Cães-de-santo-Humberto. Os locais onde surgiram os primeiros exemplares de Braco-italiano foram Lombardia e Piemonte, espalhando-se por toda a Itália em pouco tempo.

O surgimento de outras raças de caça e os conflitos bélicos do século XIX, assim como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, fizeram com que os Braco-italianos se vissem à beira da extinção, mesmo tendo vivido uma época dourada no passado. Por sorte, um grupo italiano de protetores e criadores de Braco-italianos conseguiram preservar a raça e fazer com que ela voltasse a se desenvolver, recuperando-a e perpetuando-a até hoje com grande sucesso.

Braco-italiano: características físicas

Os Braco-italianos são cachorros de grande porte, com um peso que varia de 25 a 40 quilos dependendo de sua altura, que varia entre 58 a 67 centímetros para os machos e 55 a 62 centímetros para as fêmeas. A expectativa de vida dos Braco-italianos varia entre 12 a 14 anos.

O corpo desses cachorros é robusto e equilibrado, com patas esbeltas e musculatura bem desenvolvida. Sua calda é reta e é mais larga na base do que na ponta. A cabeça do Braco-italiano é pequena, com um focinho de mesmo comprimento que o crânio e um ângulo entre o osso frontal e o nasal pouco pronunciado (de fato, quase não aparece nada em alguns exemplares de Braco-italiano). Os olhos possuem uma expressão de doçura, sendo de cor marrom ou ocre de diferentes tons, em função da cor do pelo. As orelhas são compridas, chegando a altura da ponta do focinho, baixas e de base estreita.

Um Braco-italiano deve ter pelo curto, denso e brilhante, sendo particularmente mais curto e fino na região das orelhas, na cabeça e na parte frontal das patas. Em relação às cores do Braco-italiano, o branco é o tom de referência, sendo aceitas as combinações com outras cores como o laranja, o âmbar, o marrom e o vermelho-arroxeado. Valoriza-se especialmente os exemplares de Braco-italiano com manchas uniformes no rosto, apesar de isso não ser o necessário para cumprir com as características padrão da raça.

Braco-italiano: personalidade

Um Braco-italiano irá apresentar um temperamento nobre e dócil, sendo um cachorro muito sociável. O Braco-italiano tenha se tornado um dos cachorros mais valorizados por famílias, já que estamos diante uma raça de cachorro atenta, respeitosa e paciente, traços de personalidade ideais sobretudo se a família é composta por crianças pequenas. O Braco-italiano também se dá muito bem com outros pets. Contudo, se ele tiver sido usado antes para caça, é possível que ele precise de uma reeducação utilizando métodos do reforço positivo. Com outros cachorros à convivência beira à perfeição.

Apesar dos Bracos-italianos se adaptarem perfeitamente a vida em espaços reduzidos, como apartamentos pequenos, o melhor é que tenham espaço ao ar livre para se exercitarem e brincarem livremente. Por isso, se você tiver um Braco-italiano e viver na cidade, deve realizar passeios e exercícios com eles diariamente.

Braco-italiano: cuidados

Uma das principais exigências de ter um Braco-italiano como pet é sua alta necessidade de prática de atividade física. Esse é um cachorro que requer exercício físico intenso diariamente pois tem muita energia, algo que pode voltar-se contra ele caso fique parado por muito tempo. Em casos de inatividade prolongada, podem aparecer problemas como agressividade, depressão, ansiedade ou comportamentos destrutivos. Além de praticar exercício da rua, recomendamos que você pratique jogos de inteligência com seu Braco-italiano em casa, assim como buscar deixar disponíveis variados brinquedos que permitam que o cachorro se mantenha entretido e não se aborreça em nenhum momento.

Seu pelo, por ser curto, não requer grandes cuidados, sendo uma escovação semanal suficiente para mantê-lo em boas condições. Além disso, uma boa alimentação será a chave para o bom estado tanto de seu pelo quanto de sua saúde em geral, de forma que você deve proporcionar ao Braco-italiano uma dieta equilibrada e água em abundância.

Convém realizar limpezas regulares em seus olhos, boca e ouvidos, evitando a acumulação de sujeira que pode desencadear infecções ou outras doenças em seu cachorro.

Braco-italiano: educação

Devido às características e personalidade do Braco-italiano, seu adestramento é em geral bem simples. Já falamos anteriormente que se trata de um cachorro muito nobre, dócil e inteligente, capaz de aprender coisas novas sem necessidade de repetir os exercícios muitas vezes. De qualquer modo, cabe destacar que o Braco-italiano é especialmente habilidoso em atividades que requerem esforço físico prolongado, como o rastreamento de objetos ou corridas de cross country. Isso explica porque esses cachorros eram tão apreciados por aqueles que praticam caça.

Para que um Braco-italiano fique tranquilo e atenda às expectativas de seus cuidadores, é recomendável começar seu adestramento desde cedo, pois quando filhotes podem ser um tanto quanto teimosos e caso esse comportamento não for mudado desde cedo é possível que permaneça por toda a vida. Caso você adote um Braco-italiano adulto, é importante ressaltar que com reforço positivo e muita paciência é possível educá-lo perfeitamente. Como sempre, a chave para o sucesso está na frequência das atividades e, sobretudo, em garantir o bem-estar dos cachorros, já que um animal adestrado por meio de técnicas inadequadas será infeliz e não irá apresentar os resultados esperados.

Braco-italiano: saúde

Em geral, os Braco-italianos são cachorros fortes e resistentes mas isso não exclui a possibilidade de apresentarem determinadas doenças que temos de conhecer a fim de detectá-las e tratá-las o mais cedo possível. Uma delas é a displasia de quadril, um problema ósseo que afeta a articulação do quadril. Essa doença é comum em raças de grande porte e seu tratamento pode ser complicado caso não seja detectado cedo.

Outra das doenças mais comuns nos Braco-italianos é a otite ou infecção de ouvido, motivo pelo qual é tão importante realizar limpezas frequentes no ouvido dos cachorros com produtos para específicos para cães.

Existem muitas outras condições das quais os Braco-italianos podem sofrer, mesmo não sendo tão frequentes como as anteriores. Algumas delas são o entrópio e o ectrópio que afetam os olhos., A criptorquidia e o monorquidismo que afetam os testículos, ou os problemas intestinais como as perigosas torções gástricas.

Por tudo isso, é fundamental realizar check-ups periódicos no veterinário, que além de analisar o estado de saúde geral do seu cachorros, também poderá aplicar as vacinas necessárias, bem como a desparasitação tanto interna como externa.

Bibliografia
  • Imagem 8: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia.

Fotos de Braco-italiano

Vídeos de Braco-italiano

1 de 3
Vídeos de Braco-italiano
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Braco-italiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Braco-italiano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Braco-italiano
1 de 8
Braco-italiano

Voltar ao topo da página