menu
Partilhar

Kuvasz

Atualizado: 6 agosto 2021
Kuvasz

O cachorro kuvasz é uma raça de cachorro muito antiga e criada na Hungria, onde originalmente foi treinado para ser um cachorro boiadeiro. Nas últimas décadas, o kuvasz ganhou popularidade como cachorro de estimação devido à sua beleza imponente, assim como por seu temperamento leal, corajoso e muito protetor em relação aos seus familiares.

Se você está pensando em adotar um cachorro kuvasz ou simplesmente quer saber mais sobre essa belíssima raça de cachorro, continue lendo eesta ficha do PeritoAnimal, em que vamos te mostrar tudo sobre a raça kuvasz, suas origens, personalidade, educação e saúde.

Origem
  • Europa
  • Hungria
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do kuvasz

O kuvasz é um cachorro nativo da Hungria, país onde é conhecido desde a Antiguidade. Apesar de se saber pouco sobre suas origens, acredita-se que seus antepassados são descendentes de cachorros asiáticos que costumavam acompanhar os povos nômades Magiares, que migravam pelos Cárpatos. Os Magiares usavam esses cachorros fortes e de pelo denso para proteger seus rebanhos de predadores naturais e de eventuais ladrões. Os kuvasz podiam também ser usados na caça de javalis, porcos selvagens e ursos.

Durante o século XV, quando o Rei Matias Corvinus reinava na Hungria e na Croácia, os cachorros kuvasz ganharam muita popularidade entre a aristocracia húngara, acompanhando os nobres em suas caçadas. Posteriormente, a população de kuvasz foi enormemente reduzida, ficando à beira da extinção após a Revolução Húngara, nos anos 1950.

Com o crescimento urbano e a redução de campos destinados à criação de gado, o treinamento do kuvasz como cachorro boiadeiro tornou-se cada vez mais raro na Hungria. Atualmente, a raça é treinada para acompanhar o exército e a polícia húngara, além de ser muito apreciada como cachorro de estimação.

De acordo com os padrões oficiais da Federação Cinológica Internacional (FCI), o kuvasz está classificado na seção 1 do grupo 1, que abrange os cães de pastoreio (sem comprovação de trabalho).

Características físicas do kuvasz

O kuvasz é um cachorro de grande porte, rústico e imponente, cuja presença transmite sua força e nobreza. De acordo com a classificação oficial da raça na FCI, a altura dos machos varia entre 71 e 76 centímetros, com um peso que oscila entre 48 e 62 quilos. Quanto às fêmeas, a altura está situada entre 66 a 70 centímetros, pesando entre 37 e 50 quilos. Apesar de seu grande tamanho e densidade, o corpo dessa raça canina é proporcional e harmonioso, sem traços rudes ou bruscos, o que permite que realizem movimentos ágeis e precisos.

Seu corpo, visto de perfil, forma um retângulo horizontal, aparentando ser quase quadrado e com articulações notavelmente perfiladas. O peito é longo, grande e ligeiramente arqueado, sendo desejável que sua profundidade corresponda a aproximadamente metade da altura do cachorro. O dorso do kuvasz é curto, as costas são firmes, largas e bem musculosas, enquanto a barriga se encontra ligeiramente para dentro. Por sua vez, a garupa também é larga e musculosa, mostrando-se ligeiramente para baixo. A cauda tem uma inserção baixa, acompanhando o movimento descendente da garupa, tendo um caimento reto. A ponta da cauda é ligeiramente curvada para cima, mas não dobra.

A cabeça do kuvasz é fina, tendo forma de cunha e está em harmonia com as proporções do corpo do cachorro. O crânio é largo, mas não é acentuado, com a testa ligeiramente marcada e o stop pouco definido. O focinho é curto, sendo esperado que seu tamanho não ultrapasse metade do comprimento da cabeça e que fique mais fino em direção ao nariz preto, não chegando nunca a ser pontiagudo. Os olhos são amendoados e ligeiramente oblíquos, sendo que em geral a raça possui olhos marrom escuro. As orelhas do kuvasz possuem formato de "V" com as pontas arrendadas e de inserção média, caindo paralelamente e em harmonia junto à cabeça do cachorro.

A pelagem do kuvasz é muito densa, inteiramente branca ou marfim, formada por uma dupla camada de pelo. A camada interna é formada por uma cobertura mais lanosa e macia, enquanto a camada externa é densa e ligeiramente ondulada, com pelos duros e rígidos. Nas patas, nas orelhas e na cabeça, os pelos externos são mais curtos. A pele do kuvasz é firme e bem pigmentada, tendo uma coloração cinza ardósia.

Personalidade do kuvasz

O temperamento do cachorro kuvasz se destaca por sua grande coragem e a segurança com que executa as tarefas que lhe são designadas e realiza as interações de seu dia a dia. Os cachorros da raça kuvasz costumam formar um elo muito forte com seus tutores e familiares, a quem não deixará de defender quando estiverem sob qualquer ameaça. Como foram treinados historicamente como cães de pastoreio e cães de guarda, também costumam ser protetores em relação ao seu lar/território e às propriedades ou bens de seus tutores. Por isso, os cachorros da raça kuvasz podem demonstrar desconfiança na presença de animais e pessoas estranhas, e precisam ser socializados corretamente para aprenderem a se relacionar positivamente com os indivíduos e os estímulos do ambiente.

Quando o kuvasz conta com o afeto de uma família e é educado de forma positiva, ele se revela um cachorro tranquilo, estável e muito afetuoso com aqueles que estão próximos. Além disso, também é sensível e tem uma personalidade forte, podendo se mostrar reativo frente a uma atitude incorreta por parte de seus tutores ou pelo emprego de técnicas abusivas em sua educação. Por isso, o kuvasz não é um cachorro recomendado para tutores com pouca experiência ou que não contam com o tempo e a paciência necessários para dedicar à criação e manutenção exigida pelos cachorros dessa raça.

Ainda assim, é importante lembrar que o comportamento de um cachorro não é determinado unicamente pela sua raça ou linhagem, mas sim que depende principalmente da educação, do ambiente e dos cuidados proporcionados pelos tutores. Por esse motivo, se você quiser ter um kuvasz obediente e equilibrado, você irá precisar dar ao cachorro ótimas condições para seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, assim como estar atento a sua educação e socialização desde filhote.

Cuidados do kuvasz

O kuvasz é um cachorro grande, robusto e ativo que precisa de espaço para se desenvolver e se expressar. Não é aconselhável criá-los em espaços extremamente reduzidos, pois é uma raça mais adequada para casas com um espaço de quintam amplo onde possa correr, pular, brincar e explorar os arredores.

A manutenção de sua pelagem requer tempo e dedicação por parte do tutor, sendo aconselhável escová-la 4 vezes por semana para remover os pelos mortos, evitar o acúmulo de sujeira e a formação de nós em seu manto. Os cachorros da raça kuvasz também costumam perder bastante pelo durante a época de troca de pelo, por isso, é aconselhável escová-los diariamente nesses períodos. Por sua vez, os banhos só devem ser tomados quando o cachorro estiver realmente sujo, se possível não mais de uma vez a cada 15 dias, sendo o ideal tomar banho a cada dois meses. Banhos excessivos eliminam a camada de gordura que naturalmente cobre e protege o corpo dos cachorros, deixando-os mais expostos a inúmeras doenças e problemas de pele.

O kuvasz também é um cachorro curioso, que tem muita energia e demonstra predisposição ao treinamento. O exercício físico diário é essencial para manter um peso saudável, um comportamento estável e calmo, e para prevenir sintomas de estresse e problemas comportamentais, como a destrutividade. Você precisará levar seu cachorro para passear pelo menos 2 ou 3 vezes por dia, oferecendo caminhadas de 30 a 45 minutos e tentando variar seus trajetos e incorporar novas atividades e jogos na caminhada tradicional. Também pode avaliar a opção de iniciá-lo no agility ou algum outro esporte canino.

Tão importante como a atividade física, será a estimulação mental e o enriquecimento ambiental do seu kuvasz. Neste sentido, te recomendamos experimentar o searching ou farejamento para cachorros, que se mostra uma das melhores atividades para incentivar o desenvolvimento cognitivo e sensitivo de seu peludo, além de apresentar a ele alguns jogos caseiros de inteligência. Além disso, lembre-se de que o treinamento será o melhor e mais completo exercício que você pode oferecer ao seu cachorro kuvasz.

Como qualquer outro cachorro, o kuvasz também requer uma nutrição completa e equilibrada para desenvolver completamente suas habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Atualmente, existem vários tipos de alimentação que você pode considerar oferecer ao seu melhor amigo, podendo desde escolher basear sua dieta apenas no consumo de rações balanceadas de boa qualidade, até optar pelas vantagens e benefícios de uma dieta BARF. Antes de decidir, não se esqueça de consultar um veterinário, que pode te orientar sobre qual é o tipo de nutrição mais adequado para o seu cachorro, considerando seu tamanho, idade, peso e estado de saúde.

Educação do cachorro kuvasz

Se você quer ter um cachorro adulto obediente e equilibrado, precisará se comprometer e prestar atenção à sua educação e socialização desde tenra idade. A educação do seu cachorro deve começar desde sua chegada à casa, quando você já pode apresentar as regras da casa aos poucos, transmitindo os comportamentos positivos que você espera que ele respeite e execute no seu dia a dia. Lembre-se de não reforçar, durante a juventude, os comportamentos que você não deseja que seu cachorro assimile na idade adulta, como o hábito de subir na cama ou pedir comida no momento em que você está comendo.

Nesta primeira etapa, você precisa também começar a socializar corretamente seu cachorro, uma vez que o estágio de socialização em cachorros ocorre entre as primeiras três semanas até os três meses de vida. Nesse período, será essencial que você permita que seu cachorro conviva com outros cães, animais e pessoas, além de explorar vários estímulos e ambientes, certificando-se de que essas interações e experiências sejam sempre seguras e positivas para o seu pequeno kuvasz. Como também é um cachorro com um forte instinto de pastoreio, a socialização do kuvasz será essencial para ensiná-lo a interagir positivamente com outros animais e também com crianças, ajudando-o a entendê-los como membros de sua família, e não um "rebanho" que ele deve pastorear.

Nesta primeira fase de aprendizagem de seu cachorro, também te aconselhamos a ensiná-lo onde fazer suas necessidades ou na área externa de sua casa (como um pátio ou um jardim), e a gerenciar corretamente sua mordida.

Posteriormente, quando seu kuvasz filhote já tiver iniciado seu calendário de vacinação, você poderá levá-lo para passear na rua e acompanhar sua socialização, apresentando-o a novos ambientes e indivíduos. Essa será a fase ideal para ensiná-lo como fazer suas necessidades na rua e definir sua rotina de horários de caminhada, sempre considerando que será necessário fazer pelo menos 2 ou 3 passeios diárias com o kuvasz. Nesta fase, você também pode iniciar as sessões de adestramento, apresentando ao kuvasz os comandos básicos de obediência, que serão essenciais para estimular sua mente e promover um comportamento equilibrado.

Quando o seu kuvasz atingir a idade adulta, você continuará trabalhando sua obediência e poderá apresentar a ele novas tarefas e truques, considerando inclusive recorrer a um circuito de treinamento para receber a orientação de um profissional. Também será essencial propor jogos de inteligência ao seu cachorro e oferecer a ele oportunidades de praticar atividades que exercitem seu corpo e mente. Tanto na educação básica do seu kuvasz quanto na avançada, você deve usar o reforço positivo para estimular o aprendizado, recompensando seus bons comportamentos e realizações com guloseimas, carinhos, elogios e palavras de incentivo. Não se esqueça que métodos negativos e/ou abusivos, como punições físicas e emocionais, são contraproducentes e perigosos, pois prejudicam o vínculo entre o cachorro e seu tutor, além de favorecer o desenvolvimento de problemas comportamentais, como a agressividade.[2]

Se você decidir adotar um kuvasz já adulto, é bom saber que também é possível adestrar e socializar um cachorro adulto, contando sempre com muita paciência, afeto e a ajuda de reforço positivo para estimulá-lo.

Saúde do kuvasz

Assim como todas as raças caninas, os cachorros kuvasz podem apresentar certa prediposição genética a desenvolver algumas doenças hereditárias e degenerativas. A displasia de quadril e a dermatite são as condições mais comuns destes grandes peludos, mas também podem eventualmente ser afetados pela catarata e a surdez em cachorros. [3]

Além disso, o kuvasz pode desenvolver outras doenças comuns em cachorros e é um pouco propenso à obesidade. Por isso, você precisará trabalhar de maneira preventiva ao longo de toda sua vida para evitar isso. Lembre-se de fazer visitas ao veterinário a cada 6 meses para verificar o estado de saúde do seu amigo peludo, respeitar seu calendário de vacinas e desparasitá-lo periodicamente com produtos de boa qualidade de acordo com seu tamanho, peso e idade.

Tendo os cuidados adequados, um ambiente positivo e o carinho de seus tutores, o cachorro kuvasz tem uma expectativa de vida calculada entre 10 e 12 anos.

Referências
  1. Estándar Kuvasz FCI: Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/054g01-es.pdf>. Acesso em 6 de agosto de 2021.
  2. Herron M.E., Shofer F.S., Reisner I.R. 2009. Survey of the use and outcome of confrontational and non-confrontational training methods in client-owned dogs showing undesired behaviors. Applied Animal Behavior Science, 117, pp. 47-54.
  3. CIDD Database Kuvasz- UPEI. Disponível em: <http://cidd.discoveryspace.ca/breed/kuvasz.html>. Acesso em 6 de agosto de 2021.

Fotos de Kuvasz

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Kuvasz

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Kuvasz
1 de 4
Kuvasz

Voltar ao topo da página