A alopecia canina



Ver fichas de Cachorros
Os cachorros também podem sofrer perda de pelo, patologia que se conhece como alopecia canina. Como verá certas raças sofrem uma maior predisposição a sofrer esta doença, embora as causas desta doença sejam várias e dependendo da causa, a evolução do cachorro pode ser diferente.
Neste artigo do PeritoAnimal encontrará informação sobre os fatores que a promovem, as causas e o tratamento. Continue lendo para descobrir tudo sobre a alopecia canina.
Fatores de risco da alopecia canina
Apesar de não se poder considerar uma causa direta deste problema, certas raças tem mais tendência a poder desenvolver um quadro de alopecia canina.
Trata-se sobretudo de raças nórdicas entre as que podemos destacar: Malamute do Alaska, Chow-chow, Lulu da Pomerania, Husky Siberiano e Poodle. Também todas aquelas raças mestiças procedentes das anteriores têm um maior risco de sofrer alopecia canina.
Outro dos fatores de risco para desenvolver esta doença é ser um cachorro macho não castrado, embora seja isso mesmo, apenas um fator de risco, uma vez que a alopecia canina também aparece em cães esterilizados.

Causas da alopecia canina
Vejamos agora quais são as causas da alopecia canina, tendo em conta que a melhor pessoa para determinar a causa exata é o veterinário:
- Deficiência do hormônio de crescimento (GH)
- Desequilíbrios nos hormônios sexuais
- Alterações no ciclo de crescimento do pelo
- Causas ambientais relacionadas com alergias
- Estresse ou ansiedade
- Vacinas (causam alopecia localizada na área de injeção)
- Parasitas
- Mudanças de estação
- Lambidas repetidas (neste caso a alopecia aparece de forma lateral)
- Alterações no folículo piloso

O que fazer se o cachorro sofre de alopecia?
Primeiro deve saber que o mais normal é que a alopecia apareça em cachorros menores de 3 anos, embora em alguma ocasiões possa aparecer em cachorro de até 5 anos de idade.
Não é comum que a alopecia se apresente em cachorros mais velhos que esta idade. O sintoma principal da alopecia canina é a perda de pelo, com ou sem pigmentação. Isto quer dizer que as áreas da pele sem pelo podem sofrer um aumento de cor, parecendo-se com manchas.
Geralmente a alopecia canina é simétrica. Começa no pescoço, no rabo/cauda e na região do períneo e posteriormente acaba afetando o tronco. Se a alopecia acontece por lambidas excessivas aparecerá de forma lateral e mais localizada. Se suspeita que o seu cachorro começou a sofrer de alopecia canina, o melhor a fazer é recorrer ao veterinário, ele realizará análises assim como diversas explorações que vão permitir estabelecer uma causa e um tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a A alopecia canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.