Partilhar

Terrier Preto da Rússia

Atualizado: 20 novembro 2018
Terrier Preto da Rússia

O Terrier Preto da Rússia, ou tchiorny terrier, é grande, bonito e um ótimo cão de guarda e defesa. Apesar de seu nome, não pertence ao grupo terrier, mas sim do pinscher e schnauzer. São cães muito ativos e alguns deles são um pouco agressivos, já que em suas origens eram cães de defesa. Eles precisam se exercitar muito e morar em lugares ao ar livre para ter muita atividade física.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos mostrar suas origens, as características físicas, a personalidade, os cuidados, a educação e a saúde do Terrier Preto da Rússia, caso você esteja pensando em adotar um deles.

Origem
  • Ásia
  • Europa
  • Rússia
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Terrier Preto da Rússia: origem

Na década de 40, as forças armadas soviéticas decidiram criar uma raça de cães de trabalho muito versáteis, capazes de reagir bem em diferentes condições e dispostos a defender-se em qualquer circunstância. Para isso, eles selecionaram as raças mais adequadas de cachorros dos países que estavam sob ocupação soviética.

As raças que mais se destacaram na criação do terrier preto da Rússia foram o schnauzer gigante, o aireda leterrier e o rottweiler. Em 1957, os cachorros resultantes dessas cruzes foram apresentados ao público e o primeiro terrier preto foi dado aos civis.

Em 1968, o primeiro padrão da raça foi entregue à Federação Internacional de Cynological, mas essa organização oficialmente reconheceu o terrier preto da Rússia apenas em 1984. Em 2001, a raça também foi reconhecida pelo American Kennel Club. Hoje em dia é uma raça pouco conhecida, mas conta com um círculo de fãs e admiradores, especialmente entre pessoas adeptas de esportes com cães de proteção.

Terrier Preto da Rússia: características físicas

Os machos atingem uma altura na cruz de 66 a 72 centímetros, semelhante ao de um dobermann. As fêmeas atingem uma altura na cruz de 64 a 70 centímetros. Isso tornaria o Terrier Preto da Rússia, o terrier mais alto, mas eles não pertencem realmente a esse grupo. Eles levam o nome de terrier por causa da participação de airedale na criação da raça, mas eles são cães de trabalho tipo schnauzer. O peso ideal não é indicado no padrão FCI da raça, mas o Terrier Preto da Rússia geralmente pesa entre 36 e 65 quilos. Estes cachorros de porte grande são robustos e rústicos. De pernas longas, o corpo musculoso é um pouco mais alto na cernelha do que longo, com uma relação longa/alta de 100/106.

A cabeça do Terrier Preto da Rússia é longa, moderadamente larga e tem uma testa achatada. O bigode e a barba dão ao focinho uma aparência quadrada. Os olhos são pequenos, ovais, escuros e obliquamente arrumados. As orelhas são pequenas e triangulares, de alta inserção e logo, ficam penduradas.

A cauda deste cão é de inserção espessa e alta. O padrão FCI, infelizmente, requer que a cauda seja amputada pela terceira ou quarta vértebra. Isso representa um dano permanente ao cão que não se justifica apenas por razões "estéticas" ou para seguir um padrão racial que claramente permaneceu no passado.

A pelagem do Terrier Preto da Rússia é áspero, duro e denso. Pode ser preto ou preto com pelos grisalhos.

Terrier Preto da Rússia: personalidade

Esses pets são enérgicos, desconfiados com estranhos e agressivos. Eles são excelentes cachorros de defesa, tanto por sua estrutura poderosa quanto por seu caráter assertivo e corajoso. É muito importante socializar esses cães desde filhotes, porque eles tendem a ser desconfiados e agressivos em relação a estranhos. Com sua família e especialmente com crianças conhecidas, eles tendem a ser excelentes animais de estimação e muito amigáveis. Podem se dar bem com os cachorros que conhecem, mas podem ser dominantes ou tímidos com animais desconhecidos. Se forem bem educados, conseguem aprender a viver com outros animais de estimação.

O Terrier Preto da Rússia pode causar problemas para proprietários inexperientes. Embora possam se tornar excelentes animais de estimação, devemos considerar que são cães de trabalho, com uma predisposição para reagir agressivamente a ameaças reais ou fictícias. Portanto, eles não se adaptam bem à vida em cidades grandes e densamente povoadas, a menos que seu dono seja um conhecedor de cães de proteção.

Terrier Preto da Rússia: cuidados

O Terrier Preto da Rússia não perde muito pelo quando seu pelo é bem cuidado. Para isto, é necessário escovar o pelo regularmente, entre duas ou três vezes por semana, e recomenda-se levar o cão ao petshop a cada dois meses aproximadamente. Também é aconselhável dar banho o cão regularmente, mas não mais de uma vez por mês.

Esses cachorros precisam de muito exercício e companhia. Embora sejam cães de trabalho, eles sofrem muito quando são deixados sozinhos por muito tempo. Além de três caminhadas diárias, eles precisam fazer um exercício mais intenso. Esportes caninos, como testes de obediência ou agilidade, podem ser úteis para canalizar a energia desses cães. Alguns cuidados devem ser tomados para não ferir as articulações, uma vez que estes cachorros são propensos a displasia do cotovelo e quadril.

Terrier Preto da Rússia: educação

O Terrier Preto da Rússia é um cão que desce de gerações de cães "de trabalho", por isso não é estranho que eles tenham uma certa facilidade para treinamento e educação em geral.

O filhote deve aprender hábitos básicos, como urinar no lugar certo, controlar a mordida e até mesmo socializar adequadamente para evitar problemas comportamentais na idade adulta, como medo ou agressão. Já em seu estágio jovem, é necessário iniciá-lo no treinamento básico, ensinando-lhe ordens fundamentais para sua segurança, como sentar, deitar, vir aqui ou ficar quieto.

Mais tarde, podemos iniciar o cão em outras atividades, como habilidades com cachorro, agilidade, educação avançada... Todo o tempo que dedicamos ao nosso cão, incluindo o uso de brinquedos de inteligência, nos ajudará a melhorar nosso vínculo com ele, bem como incentivar melhor comportamento e bem-estar.

Terrier Preto da Rússia: saúde

Displasia da anca, displasia do cotovelo e atrofia progressiva da retina estão entre as doenças mais comuns. Naturalmente, outras doenças caninas também podem ocorrer, mas estas são as mais comuns na raça.

Fotos de Terrier Preto da Rússia

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Terrier Preto da Rússia

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Terrier Preto da Rússia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Terrier Preto da Rússia
1 de 7
Terrier Preto da Rússia

Voltar ao topo da página