Partilhar

Collie de Pelo Curto

Atualizado: 1 agosto 2019
Collie de Pelo Curto

O Collie de Pelo Curto, também conhecido como Smooth Collie, é praticamente o mesmo cachorro que o Collie de Pelo Longo, ou Rough Collie, com a única diferença sendo, como é possível imaginar, o comprimento da pelagem do animal. Este cachorro não é tão conhecido como o seu "primo" de pelos mais compridos e pode ser considerado como curioso para aqueles que não são grandes amantes de cachorros.

Por apresentar essa diferença em relação ao comprimento do pelo, o Collie de Pelo Curto acaba sendo melhor para os criadores de animais que não têm tempo suficiente para cuidar dos pelos do seu bichinho de estimação, já que a pelagem dessa raça de cachorro não exige muita escovação. Por isso, continue lendo esse artigo e descubra com o Perito Animal as principais características do Collie de Pelo Curto, assim como todos os cuidados e possíveis problemas de saúde relacionados a essa maravilhosa raça de cachorro.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Collie de Pelo Curto: origem

O Collie de Pelo Curto tem origem nas terras altas da Escócia, junto com o Collie de Pelo Longo. Naquelas montanhas, essa raça de cachorro cumpria as funções de cães pastores. Com o passar do tempo, eles também se tornaram animais de estimação altamente valorizados, mas nunca alcançaram a popularidade de seus "primos" de pelagem comprida.

Atualmente, o Collie de Pelo Longo e o de Pelo Curto são reconhecidos como uma raça única de cães pelo American Kennel Club, mas são tratados como raças de cachorro diferentes pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Collie de Pelo Curto: características

O corpo do Collie de Pelo Curto é atlético, ligeiramente mais longo do que alto e com um peito profundo. As pernas desse tipo de cachorro são fortes e musculosas, mas não grossas. A cabeça deste cão é fina e em forma de cunha truncada. O focinho, embora fino, não é pontudo e o nariz do animal é preto.

Os olhos do Smooth Collie são de um formato de amêndoa, de tamanho mediano e de um tom castanho-escuro. No entanto, em cachorros que tenham uma coloração preto-azulada, um ou ambos olhos podem ser total ou parcialmente azuis. As orelhas são moderadamente longas e o animal as dobra quando está em repouso. Já quando ele está atento, as orelhas são levadas semi-eretas e para frente. A cauda deste Collie é longa. Em repouso, essa raça de cachorro a carrega como se estivesse pendurada, mas com a ponta ligeiramente inclinada para cima. Durante a ação, o animal pode erguer mais a cauda, ​​mas nunca chega a encostá-la nas costas.

Sobre a pelagem do animal, é ela que difere o Collie de Pelo Curto do seu parente mais conhecido, como já mencionamos anteriormente. No Collie de Pelo Curto, a pelagem é curta e plana, sendo que a camada externa tem uma textura mais rígida, enquanto a camada interna é mais macia e densa. As cores aceitas internacionalmente são:

  • Preto e branco, azul e branco ou cinza e branco;
  • Cinza lobo (base do pelo branca e ponta bem escura);
  • Marrom e branco ou tons de ouro claro a mogno escuro e branco;
  • Tricolor comum (preto, chocolate e branco), tricolor lilás (lilás, marrom e branco) ou tricolor cinza lobo (branco, cinza e tons de dourado);
  • Blue-Merle (com efeito "marmorizado" azul) ou red-merle (com efeito "marmorizado" vermelho).

A altura da cernelha até o chão dos machos dessa raça varia entre os 56 cm e 61 cm e das fêmeas, entre 51 cm e 56 cm. Já o peso ideal para os machos varia entre 20,5 a 29,5 kgs, enquanto o das fêmeas varia entre 18 a 25 kgs.

Collie de Pelo Curto: personalidade

Amigáveis, gentis e sensíveis, esses cachorros compartilham o excelente temperamento do Collie de Pelo Comprido. Eles também são animais muito inteligentes e ativos que precisam de muito exercício e companhia. Além disso, para alegria de quem adotá-los, esses cachorros geralmente não são agressivos.

Mesmo tendo uma tendência natural de ser amigável ​​com pessoas, cães e outros animais, o Smooth Collie precisa ser socializado como qualquer outro cachorro. Por isso, é bom socializar o seu filhote de Collie de Pelo Curto para que ele não se fique muito tímido e reservado com pessoas e situações estranhas. No entanto, vale ressaltar que, pela personalidade que tem, essa raça de cachorro não dará problemas na hora da socialização, educação e adestramento.

Collie de Pelo Curto: educação

O Collie de Pelo Curto responde ao adestramento canino tão bem quanto os Collies de Pelo Comprido e, por isso, se adaptam com facilidade a diferentes estilos de educação e adestramento. No entanto, por serem cachorros sensíveis, o adestramento tradicional pode causar conflitos e prejudicar a relação entre cão e criador. Assim, é melhor usar métodos positivos de adestramento, como o adestramento com clicker ou com recompensas. Um cachorro sempre internalizará muito melhor uma ordem quando se reforça um trabalho bem feito, além de estimular, com isso, o desejo do animal de continuar aprendendo.

Devido à natureza sociável, esses cachorros geralmente são excelentes animais de estimação quando recebem bastante exercício físico e mental, bem como a companhia que tanto precisam.

Collie de Pelo Curto: cuidados

Ao contrário dos Collies de Pelo Comprido, o Collie de Pelo Curto não precisa de muito cuidado com a pelagem. Esses animais perdem o pelo regularmente, ainda mais durante as duas épocas anuais de muda, mas geralmente é suficiente escovar 1 ou 2 vezes por semana para manter o pelo em boas condições. Também não é aconselhável dar banho nesses cachorros com muita frequência, mas sim apenas quando for realmente necessário.

Os Smooth Collies são cães pastores e, como tal, precisam de muito exercício e companhia. Eles exigem longas caminhadas todos os dias e um tempo reservado para jogos e brincadeiras. Se possível, também é recomendável que eles pratiquem algum esporte caninos ou atividades com cachorros, como herding (pastoreio), agillity ou canine freestyle.

Essa raça de cachorro pode se habituar a viver em apartamentos se lhe for dado suficiente exercício físico e mental, mas vive melhor em casas com jardim. De qualquer forma, o Collie de Pelo Curto é um tipo de cachorro que precisa da companhia da família, então o jardim deve ser usado para que o animal faça atividades físicas e não para que seja isolado.

Collie de Pelo Curto: saúde

Algumas das doenças hereditárias às quais o Collie de Pelo Curto está mais propenso são:

Como você pode perceber, o Smooth Collie é um cachorro que pode ter uma saúde impecável se todo o cuidado necessário for oferecido. Assim, você deve levar seu cachorro a consultas veterinárias periódicas, para detectar patologias precoces com antecedência, seguir com atenção o calendário de vacinação e manter a desparasitação do seu bichinho em dia. Além disso, sempre que você notar uma mudança repentina no comportamento do seu Collie, seja de Pelo Curto ou Longo, não hesite em ir ao veterinário.

Referências
  1. Imagem 7: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Collie de Pelo Curto

Vídeos de Collie de Pelo Curto

1 de 3
Vídeos de Collie de Pelo Curto
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Collie de Pelo Curto

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Collie de Pelo Curto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Collie de Pelo Curto
1 de 7
Collie de Pelo Curto

Voltar ao topo da página