Problemas de comportamento

Quantos gatos posso ter em casa?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 29 junho 2020
Quantos gatos posso ter em casa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os aficionados dos gatos acolheríamos milhares destes animais: são limpos, bonitos, afetuosos, divertidos, têm uma grande personalidade... No entanto, é habitual pararmos para pensar sobre quantos gatos podemos ter em casa. Serão demasiados?

Especialmente se temos mais de dois, é imprescindível refletir sobre este tema, simplesmente avaliar se é correto ou não e o que pode envolver ter muitos gatos em uma casa ou apartamento. Por exemplo, afeta o seu bem-estar? São felizes vivendo em grandes comunidades? Em seguida, no PeritoAnimal resolvemos todas esta dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu gato urine em casa

Quantas pessoas vivem na casa?

É muito importante compreender que todos os gatos, por mais independentes que sejam, precisam de afeto e da atenção que, por vezes, só nós lhes podemos proporcionar (especialmente em gatos muito introvertidos ou que não sabem se relacionar com outros felinos), por isso estima-se que possamos ter tantos gatos como quantas mãos tivermos.

Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.

Quantos gatos posso ter em casa? - Quantas pessoas vivem na casa?

Por que não é conveniente ter muitos gatos juntos?

Se passamos muitas horas fora de casa, sim é recomendável ter um casal de gatos, principalmente para que não sofram todo o tempo que estamos fora de casa. No entanto, ter 10 gatos ou mais em casa não é uma situação ideal, principalmente pelos seguintes motivos:

  • Podemos cobrir todas as suas necessidades básicas? Ter um número elevado de gatos em casa pode disparar os nossos gastos em comida, areia e brinquedos.
  • Temos em conta o bom estado de saúde de todos eles? Embora no principio estejam todos vacinados, esterilizados e com chip, a propagação de um vírus pode afetá-los a todos, por isso os gastos em veterinário podem aumentar muitíssimo. Se não podemos custear uma situação deste tipo (por muito improvável que seja) não temos o número de gatos ideal em nossa casa.
  • Podemos dedicar o mesmo tempo a todos? Os gatos, além do contato social, também precisam de estimulação mental para não se sentirem entediados. Por exemplo, brincar com eles, escová-los ou, simplesmente, tê-los em conta no nosso dia a dia é fundamental para que se sintam felizes. Se não dedica tempo aos seus gatos, em pouco tempo começará a observar comportamentos destrutivos e até estereotipias.
  • Conhecemos a personalidade dos nossos gatos? Identificar a linguagem felina e conhecer o caráter de cada um dos nossos gatos é muito importante para saber se se encontram bem, se precisam de mais atenção que o resto, se devemos potenciar a seu comportamento exploratório, etc. Ter demasiados gatos pode fazer com que não se repare em determinados comportamentos que precisão da nossa atenção o em problemas relacionados com a saúde, por exemplo.

Tenho muitos gatos em minha casa, o que faço?

Se respondeu não a qualquer destas perguntas, é provável que tenha mais gatos do que devia. Pense se essa é uma atitude correta ou se pelo contrário, deveria procurar outros lares para os seus felinos.

Quantos gatos posso ter em casa? - Por que não é conveniente ter muitos gatos juntos?
Imagem: huffingtonpost.co.uk

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos gatos posso ter em casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Mateus
Egoísmo e ignorância hoje são maiores que bom senso, empilhar animais para saciar suas carências se tornou o novo certo. Pior ainda é chamar de filhos, não sei se nasceram mutantes de felinos/caninos ou se são praticantes de zoofilia e conseguiram procriar entre espécies. Só um ser humano que não tem filhos de sangue pode ser capaz de afirmar tamanha besteira.
Lucas
Quanta ignorância em um só comentário, lamentável.
A sua avaliação:
Patricia
Tenho 14 gatos, todos resgatados, na verdade é uma grande família, já castrei 11 só faltam os 3 mais novinhos que logo serão cobrados também!. Cuido com amor e dou atenção pra todos. Minha casa tem um quintal grande onde eles se divertem, então só se percebe a quantidade de gatos na hora de comer ou dormir que gostam de ficar juntos.
A sua avaliação:
Giane
Tínhamos 2 na casa dos meus pais que viveram por 18 anos. Depois que sai da casa dos meus pais, sozinha agora estou indo para 5 no meu AP. Minha mãe está com 3 e minha irmã com 2. Graças a Deus todos muito bem cuidados! Se você tem condições, não tem essa de limite não.
A sua avaliação:
Shália
Eu tenho 6 lindos gatos e respondi sim para tudo porque se temos condições porque não cuida, enquanto tem vários gatos de rua falam que eu não posso ter essa quantidade absurda, quando eles vem é como se cada gato tivesse um pedaço do seu coração a minha família toda se apegou aos 6 bjs
A sua avaliação:
Eva
"Pense se essa é uma atitude correta ou se pelo contrário, deveria procurar outros lares para os seus felinos".

Essa é uma das coisas mais inúteis e detestáveis que já li nesse site. Estou com DEZOITO gatos em casa e a pessoa que escreveu acha que esse número se dá porque simplesmente quis acumular animais ou talvez pelo fato de ter tentado ajudar vários gatos de rua e não ter achado adotantes? A pessoa que escreveu esse artigo por algum caso desconhece o quão difícil é doar gatos, ainda mais adultos? Abri esse artigo atrás de estratégias pra fazer meus gatos se sentirem mais confortáveis uns com os outros apenas pra me deparar com tamanha insensibilidade e falta de tato. Ridículo.
A sua avaliação:
Elaine
Tenho um gato de uns 3 óu 4 meses, aí me deram um agora de 1 Mês e 15 dias, só que o meu maiorzinho não aceitou, ficou querendo bater nele, notei que ele ficou enciumado, pois ele é o meu grude,será por que eu tinha que arrumar do mesmo tamanho?
A sua avaliação:
Natal Corvelo
Tenho 12 apanhei todos abandonados e alguns maus tratos a veio a GNR dizer que só posso ter 4 não peço nada a ninguém eles tem comida casa carinho são todos os nossos bebês não é justo
Gleica
Eu tinha 4, uma morreu eu ganhei mais 3 um mês depois... Fiquei com 6, ontem eu resgatei 2 kkkkkkkk agora tenho 8... Todos resgatados de rua e terei quantos puder
Mateus
Tu é formado(a) em que mesmo? Veterinária? Algo relacionado a gatos ou só formado em egoísmo e pensar no que te agrada e não sabe controlar limites na vida? É óbvio que não é saudável para eles. Se avaliaram assim.
A sua avaliação:
Marino Júnior
Meus Filhos
ELEN
Tenho mais gatos do que deveria 25, mas, não foi algo programado, na minha rua tinha muitos gatos doentes, comecei a pegar para cuidar e castrar, mas, não conseguia mais por na rua depois disso. e agora não posso abandonar, ração não me falta, estão todos castrados, meu medo é que peguem uma doença e se espalhe porque vet é muito caro, ja gastei demais cuidando dos mais idosos.
Andreia Alves dos Santos
Minha vizinha tem mais de 20 gatos em casa, sem condições de criá-los. Cansei de doar ração para ela (dos meus animais), pois os dela não tinham o que comer, e me corta o coração essa situação. E ela não se cansa de pegar mais gatos da rua. Onde eu poderia ligar para que viessem resgatar esses animais, já que ela não tem condições? Alguma ong ou algum lugar da prefeitura de São Paulo que os levassem para doações.
Valdenira de Souza Borges
Procure a zoonose de onde vc mora , com certeza eles vão te dar informação.
Wander
pesquise uma ong ou qualquer coisa relacionada na sua cidade usando o google por exemplo aqui em SP eu procuraria abrigo de animais região ABCD
Mateus
Responsabilidade por bem estar animal e a prefeitura de sua cidade
Imagem: huffingtonpost.co.uk
1 de 3
Quantos gatos posso ter em casa?