Quantos gatos posso ter em casa?

Quantos gatos posso ter em casa?

Os aficionados dos gatos acolheríamos milhares destes animais: são limpos, bonitos, afetuosos, divertidos, têm uma grande personalidade... No entanto, é habitual pararmos para pensar sobre quantos gatos podemos ter em casa. Serão demasiados?

Especialmente se temos mais de dois, é imprescindível refletir sobre este tema, simplesmente avaliar se é correto ou não e o que pode envolver ter muitos gatos em uma casa ou apartamento. Por exemplo, afeta o seu bem-estar? São felizes vivendo em grandes comunidades? Em seguida, no PeritoAnimal resolvemos todas esta dúvidas.

Quantas pessoas vivem na casa?

É muito importante compreender que todos os gatos, por mais independentes que sejam, precisam de afeto e da atenção que, por vezes, só nós lhes podemos proporcionar (especialmente em gatos muito introvertidos ou que não sabem se relacionar com outros felinos), por isso estima-se que possamos ter tantos gatos como quantas mãos tivermos.

Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.

Por que não é conveniente ter muitos gatos juntos?

Se passamos muitas horas fora de casa, sim é recomendável ter um casal de gatos, principalmente para que não sofram todo o tempo que estamos fora de casa. No entanto, ter 10 gatos ou mais em casa não é uma situação ideal, principalmente pelos seguintes motivos:

  • Podemos cobrir todas as suas necessidades básicas? Ter um número elevado de gatos em casa pode disparar os nossos gastos em comida, areia e brinquedos.
  • Temos em conta o bom estado de saúde de todos eles? Embora no principio estejam todos vacinados, esterilizados e com chip, a propagação de um vírus pode afetá-los a todos, por isso os gastos em veterinário podem aumentar muitíssimo. Se não podemos custear uma situação deste tipo (por muito improvável que seja) não temos o número de gatos ideal em nossa casa.
  • Podemos dedicar o mesmo tempo a todos? Os gatos, além do contato social, também precisam de estimulação mental para não se sentirem entediados. Por exemplo, brincar com eles, escová-los ou, simplesmente, tê-los em conta no nosso dia a dia é fundamental para que se sintam felizes. Se não dedica tempo aos seus gatos, em pouco tempo começará a observar comportamentos destrutivos e até estereotipias.
  • Conhecemos a personalidade dos nossos gatos? Identificar a linguagem felina e conhecer o caráter de cada um dos nossos gatos é muito importante para saber se se encontram bem, se precisam de mais atenção que o resto, se devemos potenciar a seu comportamento exploratório, etc. Ter demasiados gatos pode fazer com que não se repare em determinados comportamentos que precisão da nossa atenção o em problemas relacionados com a saúde, por exemplo.

Tenho muitos gatos em minha casa, o que faço?

Se respondeu não a qualquer destas perguntas, é provável que tenha mais gatos do que devia. Pense se essa é uma atitude correta ou se pelo contrário, deveria procurar outros lares para os seus felinos.

Imagem: huffingtonpost.co.uk

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos gatos posso ter em casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.