Cio

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 16 novembro 2023
Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quem nunca se apaixonou por um filhote de cachorro? E quando esses filhotes são filhos da nossa cadela? Aí o amor fica ainda maior! Deixar a cadela reproduzir pode ser considerado um espetáculo da natureza! Para quem acompanha cada fase da gestação, o parto e o crescimento dos filhotes, não existe nada melhor!

No entanto, nem sempre os tutores acertam o melhor período para colocar a fêmea para cruzar com o macho, perdendo o cio da cadelinha e tendo que aguardar meses para tentar novamente. Mas quando é o período adequado para deixar a cadela cruzar? Ela precisa estar sangrando ou não? Essas e outra são dúvidas comuns relacionadas ao cio da cadela.

Para ajudar o tutor nessa tarefa de saber quando deverá colocar a cadela em contato com o macho para que eles cruzem e outros cuidados com a fêmea, o PeritoAnimal preparou este artigo cheio de dicas para você! Não deixe de ler até o final! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Quantos dias a cadela sangra no cio?

Índice

  1. Como funciona o cio das cadelas
  2. Qual o momento certo para colocar a cadela para cruzar?
  3. Quais cuidados devo ter se quiser colocar minha cadela para cruzar?
  4. Como saber se minha cachorra está grávida

Como funciona o cio das cadelas

A atividade sexual da cadela é estimulada por hormônios produzidos pelos ovários, que entram na puberdade em uma faixa etária média de nove a 10 meses, podendo variar de 6 a 24 meses de idade. O intervalo entre um ciclo estral, desde seu início até o próximo é, em média, de sete meses, podendo variar entre 4 e 12 meses.

Para saber quantos dias a cadela sangra no cio, confira nosso artigo sobre o assunto.

O ciclo estral da cadela divide-se em quatro fases:

  1. Proestro: o proestro e a fase seguinte, chamada de estro, formam o que chamamos de “cio”. Essa fase pode durar de 6 a 11 dias, período no qual a fêmea fica sexualmente atraente, mas não aceita ainda copular com o macho. Essa fase termina quando a fêmea aceita a monta pelo macho. Ocorre corrimento vaginal sanguinolento e a vulva fica um pouco mais inchada.
  2. Estro: essa fase dura em média 10 dias na cadela, quando ela permite a monta pelo macho. O corrimento vaginal já pode ficar sanguinolento claro ou cor de palha. Durante esse período, ocorre a ovulação e, caso a cadela tenha cruzado, a fecundação.
  3. Diestro: tem uma duração de 56 a 58 dias em cadelas gestantes (é o tempo que dura a gestação, em média) e de 60 a 76 dias em não-gestantes (é o intervalo entre um cio e outro quando a cadela não estiver grávida).
  4. Anestro: dura em média 150 dias, representando o período quiescente do ciclo estral. É também conhecido como o período de transição entre um ciclo e outro. Nessa fase, a cadela não apresentará qualquer comportamento reprodutivo.

Qual o momento certo para colocar a cadela para cruzar?

O momento certo para colocar a cadela com o macho para que aconteça a cópula é o estro (também chamado de cio), quando o sangramento começa a diminuir e a secreção vaginal vai mudando de cor. A cadela já atrairá a atenção do macho antes dessa fase (no proestro), mas agora ela começará a aceitar a monta. O ideal é que o casal de cachorros se conheça previamente ao momento do acasalamento e que a fêmea vá para a casa do macho, senão ele ficará tão preocupado em marcar o território com urina que o cio poderá passar e não haver cruzamento.

Geralmente, quando se percebe que o animal começou a ter secreção vaginal sanguinolenta, indica que a fêmea está no proestro (fase anterior ao estro). Deve-se contar, em média, 9 dias e ela começará a aceitar o macho. No entanto, esse não é um método muito seguro para saber os dias mais propícios para que a cadela engravide.

Para quem quiser monitorar o cio da cadela com maior precisão, deverá procurar um veterinário para que seja feito um esfregaço da secreção vaginal e analisado em laboratório. Nesse exame, serão observadas pelo microscópio as células predominantes na secreção vaginal, permitindo uma análise do melhor período para a cópula, com maiores chances de engravidar.

Quais cuidados devo ter se quiser colocar minha cadela para cruzar?

Sempre que quisermos colocar a cadelinha para reproduzir, devemos tomar alguns cuidados:

  • Alimentação: antes de tudo, mantenha sua cadela com uma boa alimentação, rica em proteínas de alta qualidade. Um animal bem nutrido terá mais leite e boa condição para cuidar dos filhotes;
  • Idade: não é bom colocar a fêmea para cruzar no primeiro cio. Ela ainda é jovem e seu corpo pode não estar tão preparado para a reprodução ainda. Aguarde o segundo ou o terceiro cio para deixá-la engravidar;
  • Vermifugação e vacinação: é sempre recomendável realizar a vermifugação da fêmea antes de engravidar, pois isso evitará que ela transmita parasitas intestinais para os filhotes, por via transplacentária ou pelo leite. A cadela vacinada passará anticorpos para os filhotes por meio do leite. Por isso, sempre mantenha o calendário vacinal em dia!
  • Ambientação: a fêmea deverá ser levada até a casa do macho, pois ele já estará acostumado com o ambiente e não ficará marcando território. Para que a cadelinha não fique assustada, é melhor que ela conheça seu pretendente antes do cio e seja levada ao ambiente dele também.
  • Cuidados durante a monta: os animais devem ser deixados em um local calmo e sem pessoas estranhas, para não tirar a atenção deles. Durante o acasalamento, as glândulas bulbouretrais do cachorro ficam ingurgitadas de sangue e aumentam de volume, fazendo com que ele não consiga retirar o pênis de dentro da vagina da fêmea. Por isso eles ficam grudados! Nunca tente separá-los! Isso pode causar sérios ferimentos tanto na fêmea como no macho. Deixe-os tranquilos que logo estarão separados novamente.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos mais sobre Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?.

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar? - Quais cuidados devo ter se quiser colocar minha cadela para cruzar?

Como saber se minha cachorra está grávida

Se você estiver com muita pressa para saber se sua cadela está grávida, o melhor exame a ser feito é a dosagem de hormônios, a partir do 21º dia de gestação. A ultrassonografia também pode confirmar a gestação, sendo feita perto do 20º dia após a cópula.

Mas caso você não tenha pressa, poderá observar algumas mudanças no corpo da cadelinha, como o aumento das mamas cerca de um mês após o acasalamento. Após esse primeiro mês, a cadela começará a ganhar peso, ficando com a barriga mais evidente e com um apetite de leão! Sempre é bom marcar no calendário o dia que ela cruzou, pois assim você poderá monitorar o período de gestação (de 58 a 68 dias), evitando que ocorram problemas durante o parto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Barni, B.S. Hiperplasia Endometrial Cística em Cadelas e Gatas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2012. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69821/000873232.pdf. Acesso em 14/11/2013.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?