Cuidados extra

Sintomas do primeiro cio da cadela

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 29 março 2017
Sintomas do primeiro cio da cadela
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando uma cadela tem o seu primeiro cio considera-se que o seu organismo alcançou a maturidade sexual, o que não implica necessariamente que a cadela esteja pronta para procriar, uma vez que a reprodução durante o primeiro cio costuma ser uma decisão precipitada.

São várias as características que acompanham o cio da cadela mas uma das mais importantes é a receptividade sexual, ou seja, quando a cadela se encontra no cio aceitará ser montada por um macho e é imprescindível controlar este fator para evitar uma gravidez não desejada.

Mas como saber que a cadela se encontra nesse momento em que está receptiva sexualmente e além disso, pela primeira vez? Neste artigo do Perito Animal ajudamos você mostrando-lhe quais são os sintomas do primeiros cio de uma cadela.

Índice

  1. Quando esperar o primeiro cio da minha cadela?
  2. Por que aparecem diversos sintomas no primeiro cio?
  3. Sintomas do primeiro cio e uma cadela
  4. Quando o cio da cadela pode ser patológico

Quando esperar o primeiro cio da minha cadela?

Ao longo da convivência com uma cachorrinha, o proprietário poderá entender sem grande esforço todos os processo e ciclos inerente ao cio em cadelas, no entanto, se a cadela não entrou no cio anteriormente, saber de forma aproximada quando se produzirá o cio pode ajudar a família humana a prever mais facilmente este momento.

Nem todas as cadelas têm o primeiro cio no mesmo momento e isto dependerá principalmente do tamanho da cadela:

  • As cadelas pequenas têm o seu primeiro cio entre os 6 e os 12 meses.
  • Se a raça é média ou grande o primeiro cio tende a aparecer entre os 7 e os 13 meses.
  • Para cadelas de raça gigante o primeiro cio pode atrasar-se até aos 24 meses, embora seja possível que apareça a partir dos 16 meses.
Sintomas do primeiro cio da cadela - Quando esperar o primeiro cio da minha cadela?

Por que aparecem diversos sintomas no primeiro cio?

O cio da cadela engloba-se dentro do ciclo estral, um ciclo principalmente dominado por dois hormônios: o estrogênio e a progesterona.

A variação nas concentrações destes hormônios é a responsável pelas diversas alterações que a cadela sofre, não só a nível físico como também a nível de comportamento, embora seja muito importante que saiba que estas manifestações fazem parte de um processo fisiológico e natural, não sendo prejudiciais para o seu pet.

Geralmente o cio acontece duas vezes por ano, embora também se considere normal que uma cadela tenha apenas um cio anual. A duração do cio oscila entre as 2 a 4 semanas e as diversas mudanças que se produzem podem observar-se durante este período.

Sintomas do primeiro cio e uma cadela

Durante o primeiro cio de uma cadela observam-se os seguintes sintomas:

  • Produz-se a ovulação e o objetivo da cadela e reproduzir-se, por isso estará receptiva perante qualquer macho que a queira montar
  • Demonstra um maior interesse pelos cães machos nos seus passeios
  • O comportamento muda e a cadela mostra-se mais carinhos e brincalhona, pode reclamar de diversas formas uma maior atenção por parte da sua família humana
  • A vulva da cadela inflama-se e ganha uma cor mais escura, geralmente este sintoma vem acompanhado de um lambido insistente nesta região
  • A cadela pode perder parte do seu apetite e comer muito menos durante o cio
  • É normal que se produzam pequenas perdas de sangue vaginais
Sintomas do primeiro cio da cadela - Sintomas do primeiro cio e uma cadela

Quando o cio da cadela pode ser patológico

Como saber que o primeiro cio da cadela se desenvolve de uma forma completamente saudável? Assim como os sintomas mostrados anteriormente são normais, os que citamos em seguida podem indicar que algo não está bem:

  • Secreção vaginal branca
  • Secreção vaginal amarelada
  • Secreção vaginal esverdeada
  • Febre
  • Vômitos
  • Inflamação das mamas
  • Sangramento excessivo
  • Comportamento obsessivo
  • Pranto contínuo
  • Aumento notório na ingestão de água

Se durante o primeiro cio da cadela observar estes sintomas é importante que vá ao veterinário com a maior urgência possível, desta forma poderá descartar ou confirmar a presença de qualquer anomalia e tratá-la a tempo caso assim seja necessário.

Sintomas do primeiro cio da cadela - Quando o cio da cadela pode ser patológico

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas do primeiro cio da cadela, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
68 comentários
A sua avaliação:
Ana Cláudia
Boa tarde.
Minha cachorrinha acabou de entrar no 4° cio, mas está vomitando e não quer comer nem beber água. Nos anteriores ficou sem comer, mas dessa vez está diferente. É normal?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ana Cláudio. Ficar passando tão mal assim no cio não é tão normal, não. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Valéria
Minha cadelinha está no primeiro cio,ela é um puld, é normal ficar apetite, triste e vomitar?
A sua avaliação:
Rafaella Matos
Boa noite, minha cadela vai fazer 1 ano dois 12/06. Ela está com alguns sintomas comuns, mas, também está do diarréia com sangue. Mais não perdeu apetite. Isso é normal ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rafaella. Tudo bem? Pelo que você descreveu, estes não são sintomas de cio. Mas temos este artigo sobre cachorro com diarreia com sangue que pode ser útil para você: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-com-sangue-causas-e-tratamento-22853.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Lorena
Boa tarde ! É normal a minha cachorra ter diarreia e ficar sem comer ja faz uns 2 dias que ela perdeu o apetite ela começou a ter diarreia hontem
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Lorena. Não é normal não, ela pode estar com algum problema de saúde. Neste artigo, indicamos seis opções de remédios caseiros para a diarreia de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-a-diarreia-de-cachorro-20700.html. De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Pedro Luiz da silva
Meu pet está com 9 meses peqn raça ainda não entrou no cio mas percebi um pouco de xixi no sofá minha dúvida ser q faz parte dela já está entrando no cio ??
A sua avaliação:
Eliane
Minha cachorrinha entrou no cio com seis meses,e mesmo depois de ter passado,ela continua com as mama inchadas
A sua avaliação:
Tarciana
Tenho uma cadela beagle, está com 5 meses. Em alguns momentos late muito e moramos em apartamento, além disso tem roído os móveis. Oque fazer para melhorar esses itens? Obrigada
A sua avaliação:
Geisa Teizen
Minha cachorrinha pequinês no final de maio, início de junho tinha seis meses e meio, entrou no primeiro cio, agora no final de julho está novamente no cio
Isto é normal acontecer? Fiz ultrassom e o baço está ligeiramente aumentado, isto pode acontecer no cio?
A sua avaliação:
Bruna de Almeida Gonçalves
Oi, minha cachorrinha é uma shit-zu tem 8 meses, está no cio, porém ela não está comendo nada, quando pego ela no colo até escuto a barriguinha roncar, a única coisa que ela ainda come as vezes é o chocolate para cachorros, o que eu faço? O que devo dar pra ela melhorar o apetite e não ficar fraquinha?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Raquel
A minha cachorra está no primeiro cio e ja está quase com duas semanas. O sagramento ja não está mais aparecendo. A minha preocupação é que um dia antes de ocorrer o sangramento, ela saiu pro quintal do vizinho e la tem um cachorro. Será se ela pode está grávida? Me ajudem estou preocupadíssima. Por favor 😥
A sua avaliação:
LUCIMAR
a cachorra quando dar o cio pode dar febre tristeza
A sua avaliação:
Luana
Pois tenho a labradora como saber do primeiro siclo dela , ela tem 10 meses
A sua avaliação:
Carolina Barbosa
Tenho uma cachorrinha de 6 meses e há umas 2 semanas ela começou a ficar distante, quietinha, não quer mais ficar com a gente, quando pegamos ela no colo, ela logo sai e vai dormir distante.. Antes ela dormia na cama, no meu meio e da minha namorada, nós tratamos ela como filh, levamos pra passear, compramos petisquinho, brincamos bastante com ela, e ultimamente ela não faz mas nada disso.. Oq pode ser ? A gente trabalha das 9h as 17h e faz apenas uma semana q isso aconteceu
Lidi
A minha tambem está exatamente assim. Emagreceu muito, quase nao se alimenta e ta super distante, nao brinca, quando chamo ela dificilmente vem e só fica deitada a maior parte do tempo
A sua avaliação:
Claudiane
Minha cadela esta no cio tem 5 dias com sangramentos mas hj ela esta com vômito e diarréia os 2 com sangue pouca coisa
Luísa Savala
Oi Claudiane! Você deve levar a sua cadela em um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Dayse Santos
Minha cadela tem 8 meses entrou no primeiro cio,perdeu o apetite,fica isolada e não responde aos meus comandos e carinhos ...To bastante preocupada ,pois na fase inicial do cio observei uma secreção branca na sua vulva ...foge de mi m literalmente 😪
joao
Minha cachorra tem 2 meses,esta saindo um pus verde junto com o xixi,e ela esta tomando mais agua e urinando em maior volume,o que pode ser?
Luísa Savala
Oi Joao! Temos uma artigo sobre corrimento verde em cadelas que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-com-corrimento-verde-causas-e-solucoes-22879.html
De qualquer maneira, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
TAYS MARTINS
Minha cachorrinha é pinscher 1, tem 9 meses, acho q ela esta entrando no cio, porem esta sentindo cólicas e esta saindo uma secreção, pouca, mais tem. É normal essa secreção e essa dor?
Matilde Coutinho
Nunca tive cachorrinha e ele parou de comer sem apetite as vezes faz cocô junto com sangue e está fraquinha veterinário disse q entrou no cio..outro disse q é sinomose não sei se é cocô ou está no cio pinga por tudo que eu faço está com 6meses 😢
Luísa Savala
Oi Matilde! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar uma segunda opinião veterinária para confirmar ou não o diagnóstico.
De qualquer forma, temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre cio nas cadelas e cinomose, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
https://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Valéria
ola. minha cachorra é uma pastor alemao, e esta agora com quase 7 meses, não percebo sinais de cio nela como vulva inchada, etc mas percebo que ela esta mais aberta a deixar o macho um pastor belga de 1 e 8 meses a ficar em cima dela mesmo ela levando mais para o lado da brincadeira estou com medo devido ela ainda ser muito nova e nao ter se desenvolvido completamente. Estou com medo dela esta no cio precoce e eu nao ter percebido a tempo os sinais
A sua avaliação:
vivi
Oi minha cachorrinha tem 8 meses e esta no primeiro cio sua valvula inchou bastante e nao teve sangramento apenas um liquido avermelhado reparei no chao da casa gotinhas e quando ela mija as vezes sai uma misturinha parecendo vomito junto cm o xixi e os seios dela inchaaram um pouquinho, isso e normal no periodo do cio ?
Luísa Savala
Oi Vivi! Tal como referido no artigo, os principais sintomas do cio da cadela são: Durante o primeiro cio de uma cadela observam-se os seguintes sintomas:
- Produz-se a ovulação e o objetivo da cadela e reproduzir-se, por isso estará receptiva perante qualquer macho que a queira montar
- Demonstra um maior interesse pelos cães machos nos seus passeios
- O comportamento muda e a cadela mostra-se mais carinhos e brincalhona, pode reclamar de diversas formas uma maior atenção por parte da sua família humana
- A vulva da cadela inflama-se e ganha uma cor mais escura, geralmente este sintoma vem acompanhado de um lambido insistente nesta região
- A cadela pode perder parte do seu apetite e comer muito menos durante o cio
É normal que se produzam pequenas perdas de sangue vaginais.
1 de 4
Sintomas do primeiro cio da cadela