Doenças hereditárias

Posso cruzar dois cachorros irmãos?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 8 setembro 2016
Posso cruzar dois cachorros irmãos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A ideia de cruzar cachorros irmãos não se trata apenas de uma má prática. Trata-se de uma ação irresponsável, cujas consequências são imprevisíveis. No entanto, ocorre muito mais do que possamos pensar. Os criadores profissionais de cães utilizam este recurso por diversos motivos que posteriormente revelaremos.

Sendo uma prática desaconselhável, se quem a usa é um profissional que sabe o que está fazendo, e pondera todos os fatores convenientes e inconvenientes que podem derivar disso, é admissível como exceção.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber se pode cruzar dois cachorros irmãos e quais as consequências desse ato.

Também lhe pode interessar: Gato Ragdoll - doenças mais comuns

Índice

  1. Como são os criadores de cães? Como trabalham?
  2. Motivos para o cruzamento entre cachorros irmãos
  3. O que acontece se se cruzarem cachorros irmãos?
  4. Endogamia em cachorros

Como são os criadores de cães? Como trabalham?

Criadores responsáveis

Como acontece sempre em qualquer atividade humana, há profissionais responsáveis e profissionais (se é que os podemos chamar assim) maus, ou muito maus. Isto significa que o recurso de cruzar dois cães irmãos que muitos profissionais utilizam, aplica-se de forma diferente em cada caso.

Os criadores aplicam este recurso perigoso para tentar corrigir determinados fenótipos, ou caraterísticas que prevalecem em uma determinada raça canina. Fazem-no com cuidado e avaliando sempre as consequências globais que a ação provocará.

No entanto, este tipo de ato pode trazer consequências fatais se se desconhecer a linha genética de ambos os cachorros, provocando o aparecimento de doenças hereditárias e congênitas. Um profissional responsável apenas levará a cabo este ato de forma muito pontual e concreta em apenas uma linha genética.

Posso cruzar dois cachorros irmãos? - Como são os criadores de cães? Como trabalham?

Criadores irresponsáveis

Os maus criadores realizam esta prática sem pensar ou avaliar as consequências. Não se importam com os danos colaterais que as suas ninhadas possam sofrer ao crescer. Com isso conseguem empobrecer muito a carga genética do cachorro e causar muitos problemas ao pobre animal, e por conseguinte aos seus cuidadores.

O cachorro Pastor Alemão é talvez a raça mais castigada neste aspeto. A má prática na criação costuma manifestar-se numa falta de inteligência do Pastor Alemão, e em sucessivas doenças durante a sua etapa adulta. Praticamente todos os cachorros Pastor Alemão sofrem de displasia de quadril ao chegar à sua etapa adulta ou idosa.

Posso cruzar dois cachorros irmãos? -

Motivos para o cruzamento entre cachorros irmãos

Os criadores de cães profissionais e responsáveis utilizam o cruzamento entre irmãos de forma mensurada e avaliando as consequências. Ao mesmo tempo investem autênticas fortunas em machos e fêmeas de outras linhas genéticas. Desta forma reforçam a diversidade genética positiva em futuros cruzamentos. Ainda assim e apesar de se tratarem de situações pontuais, não é recomendável cruzar cachorros irmãos.

No entanto, os criadores medíocres não gastam nem um cêntimo nos novos reprodutores. A única coisa importante para eles é que os cachorros saiam bonitos e baratos, para os conseguirem vender bem. Se o cachorro é doente, agressivo, tonto, de caráter fraco... isso já não é problema deles pois já ganharam com isso.

Posso cruzar dois cachorros irmãos? - Motivos para o cruzamento entre cachorros irmãos

O que acontece se se cruzarem cachorros irmãos?

Esqueça a ideia de colocar em prática o cruzamento de cachorros irmãos. Não é uma questão de cara ou coroa, em que se lança a moeda ao ar e se sair cara os cachorros saem bem, e mal se sair coroa.

O normal é que saiam mal em ambos os casos (cara e coroa) e que saiam bem apenas quando a moeda depois de lançada ao ar cai no solo e se mantém em pé de lado. Algo bastante improvável!

Posso cruzar dois cachorros irmãos? - O que acontece se se cruzarem cachorros irmãos?

Endogamia em cachorros

A endogamia é quando se cruzam entre si membros de uma mesma família (humana ou animal), ou um grupo social muito reduzido. O empobrecimento genético desses cruzamentos, muito ocasionalmente gera seres bonitos, e muito mais habitualmente, seres aberrantes.

A endogamia, mais cedo ou mais tarde, origina muitas degenerações entre os grupos que a praticam. Linhas faraônicas, linhas reais e algumas esferas de poder econômico, social ou religioso renegaram esta prática desprezível.

Necessidades como preservar a pureza do sangue, sangue azul, ou status econômica para ficar tudo "em família", foram prejudiciais a nível de saúde para quem a praticou. A história é uma boa prova disso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso cruzar dois cachorros irmãos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Douglas cordeiro de freitas
Bom dia comprei 2 Lulu da pomerania e ambos são irmãos gostaria de saber se podem cruzar se sim ok se não oque pode acontecer grato
A sua avaliação:
Roberto
Tenho um casal irmãos de American Bully, e acidentalmente, cruzaram. Fiz ultrassom e estavam saudáveis, nasceram 12 filhotes lindos, fortes e normais. Doei os filhotes. Não é bom cruzar, mas se acontecer, dá forma que vier, assim como humanos, temos que aceitar, e não sacrificar ou abandonar!
A sua avaliação:
MariaSousa
Gostaria de saber se posso cruzar cães de raça entre meios irmãos, ou seja só o pai é que é comum, sei que entre irmãos não aconselham. Obrigada
Sesa
Estou desesperada. Cheguei em casa e os cachorros estavam grudados. É um casal de pitbull da mesma ninhada. Não tinha intenção de cruzá-los, ela entraria no cio só daqui a dez. É o segundo cio. No primeiro deixamos os dois separados e estava marcando para fazer a castração da fêmea. 😪
Tania Regina
Tenho 02 York e não percebi que a cadelinha estava no cio, por problemas de saúde e acabou cruzando com o irmão e esta grávida. O que pode acontecer com ela ? E com os filhotes ?
Marlos Jander Stein
A partir de qual nível de parentesco é seguro cruzar 2 Pastor Belga Groenendael?
Luísa Savala
Oi Marlos! Se você pretende cruzar seus cachorros, o mais indicado é que não tenham nenhum grau de parentesco, evitando assim potenciais problemas genéticos.
De qualquer, recomendamos a leitura sobre nosso artigo "é preciso cruzar um cachorro? ", confira: https://www.peritoanimal.com.br/e-preciso-cruzar-um-cachorro-21315.html
Joao passo
preciso de melhores esclarecimento,,,,pois ganhei um filhote de dois irmaos........será que preciso sacrificar
Luísa Savala
Oi João! O animal se encontra bem de saúde? Não vemos qualquer motivo para sacrificar um animal excepto em casos em que não exista outra opção pois o animal se encontra em sofrimento intenso. Somos um projeto PRÓ-VIDA e nunca recomendaremos sacrificar um animal em circunstâncias que não sejam incontornáveis
Joelson
Ola, tenho uma Shitzu, ela é filha de irmãos, com o passar dos dias, percebi que as patinhas trazeiras ( joelhos ) não dobram e hj em dia ela tem ( 6 meses ) ela é anda arrastando as patas trazeiras ( atrofiou ), gostaria de saber se foi devido o cruzamento entre irmaos, ou outra coisa que nao tem nada a ver.
Ah, nao sei de certeza mais acho que ela aprende as coisas mais tarde que os demais cachorros, e a moleira dela ainda esta aberta.
Amo muito minha nenen S2 ..
clecy dos santos meneses
Ola a minha cachorra pastora alemão já pariu duas vezes é eu queria saber , nesta segunda gestação dela ela pariu três cachorrinhos só que um nasceu morto com este furo na barriga, eu queria saber será por que ? mas ela ñ cruzou com irmãos não, é da primeira pariçao ela só teve um filhote, agora teve 3 filhotes
jaqueline
Posso cruzar irmãos cocker? Mais eles ainda nao tem idade e que idade podem cruzar?Obrigada por responder
Nunca tive cachorro por esse motivo as dúvidas
Ane
E muito importante que leve os pais e os filhotes ao veterinario, e realize exames diversos para poder informar os futuros adotantes das possíveis doenças já esperadas. Dos todos com um termo de adoção bem elaborado registrado em cartório. E Castro os pais. Se por acaso a cadela estiver prenda, leve ao veterinário com urgência, e verifique a possibilidade de castração mesmo que o o tenha desta genérica perigosa. Não colabore com o sofrimento de doenças hereditárias de cães.
Joel Junior
Boa noite!!! Tenho uma cachorra Boxer....Coloquei pra cruzar e depois de cruzar descobri que o Macho são irmãos... O que eu faço.... Aguardo uma resposta... Att J.Junior
Kelly
Eu tbm tenho uma e ele teve 8 irmaos tenho medo tbm de quando por ela para cruzar seja com um irmão, vou ter o cuidado de perguntar de quem eles pegaram
Wanderson Gonçalves
Tenho uma Criação de cachorros Lhasa apso , não vi duas das minha cachorras entrarão no cio ao mesmo tempo, e um dos cachorros pego a mãe e a tia , sendo que a tia e só tia por parte de mães o pai e outro vo ter problemas com a minha ninhada
Ane
De imediato talvez não. Mas nos próximos 2, 3 anos sim. Castre todos os animais que estão sob sua responsabilidade. Não colabore com o sofrimento e abandono de animais. Faça parte da solução, é não do problema.
Raimundo
Boa noite eu tenho dois Rottweiler femia e macho posso colocar os doos pra cruzar ? Sao irmaos.
Ane
Em hipótese alguma. Rott cruzados desse modo sem avaliação genética sofrem com a perda de membros por displasia coxo femural. Jamais cruze essa raça sem exames minuciosos genéticos. Continue lendo e buscando informações de fontes seguras. Não cruze sem avaliação veterinária de qualidade.
Ana Beatriz
Minha cachorra é filha de cachorros irmãos. É uma dálmata mas possui pouquíssimas pintas por conta do cruzamento. Pode acontecer algum outro problema com ela?
Eliane
Por um descuido meus filhotes Yorkshire irmãos, ambos porte pequeno 10 meses infelizmente cruzou, exceto a castração existe outro método que pode interromper a gravidez, quais os ricos para os filhotes e o nascimento desta gestação...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elaine! Para interrupção da gravidez terá mesmo de recorrer ao médico veterinário. O resultado desse cruzamento pode originar problemas de origem genética, como alguma má formação, porém, também pode surgir uma ninhada normal. O melhor será consultar o seu médico de veterinário de confiança para avaliarem as possibilidades e você poder tomar uma decisão consciente dos riscos.
neuza vilha
tenho um casal de filhotes pinchers irmaos nao queria castrar o machinho agora mas tenho medo deles namorarem eles tem sete meses
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neuza! A melhor forma de evitar que isso aconteça é através da castração se você vir que não consegue mesmo evitar que eles estejam juntos durante o cio. Por vezes basta uns segundos de distração e você pode ter uma ninhada indesejada.
Marco Antonio
coloquei minha cachorra para cruzar e depois de cruzada fiquei sabendo q cruzou com seu irmão ,agora não sei o q fazer ,e qual sera as consequencias dessas crias.Minha cachorra e rotivali ,devo aplicar algum remedio etc.
Ane
Sim, leve ao veterinário e castre esse tipo de cruza resulta em abandono desses animais.
1 de 5
Posso cruzar dois cachorros irmãos?