Posso cruzar dois cachorros irmãos?

Posso cruzar dois cachorros irmãos?

A ideia de cruzar cachorros irmãos não se trata apenas de uma má prática. Trata-se de uma ação irresponsável, cujas consequências são imprevisíveis. No entanto, ocorre muito mais do que possamos pensar. Os criadores profissionais de cães utilizam este recurso por diversos motivos que posteriormente revelaremos.

Sendo uma prática desaconselhável, se quem a usa é um profissional que sabe o que está fazendo, e pondera todos os fatores convenientes e inconvenientes que podem derivar disso, é admissível como exceção.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber se pode cruzar dois cachorros irmãos e quais as consequências desse ato.

Como são os criadores de cães? Como trabalham?

Criadores responsáveis

Como acontece sempre em qualquer atividade humana, há profissionais responsáveis e profissionais (se é que os podemos chamar assim) maus, ou muito maus. Isto significa que o recurso de cruzar dois cães irmãos que muitos profissionais utilizam, aplica-se de forma diferente em cada caso.

Os criadores aplicam este recurso perigoso para tentar corrigir determinados fenótipos, ou caraterísticas que prevalecem em uma determinada raça canina. Fazem-no com cuidado e avaliando sempre as consequências globais que a ação provocará.

No entanto, este tipo de ato pode trazer consequências fatais se se desconhecer a linha genética de ambos os cachorros, provocando o aparecimento de doenças hereditárias e congênitas. Um profissional responsável apenas levará a cabo este ato de forma muito pontual e concreta em apenas uma linha genética.

Criadores irresponsáveis

Os maus criadores realizam esta prática sem pensar ou avaliar as consequências. Não se importam com os danos colaterais que as suas ninhadas possam sofrer ao crescer. Com isso conseguem empobrecer muito a carga genética do cachorro e causar muitos problemas ao pobre animal, e por conseguinte aos seus cuidadores.

O cachorro Pastor Alemão é talvez a raça mais castigada neste aspeto. A má prática na criação costuma manifestar-se numa falta de inteligência do Pastor Alemão, e em sucessivas doenças durante a sua etapa adulta. Praticamente todos os cachorros Pastor Alemão sofrem de displasia de quadril ao chegar à sua etapa adulta ou idosa.

Motivos para o cruzamento entre cachorros irmãos

Os criadores de cães profissionais e responsáveis utilizam o cruzamento entre irmãos de forma mensurada e avaliando as consequências. Ao mesmo tempo investem autênticas fortunas em machos e fêmeas de outras linhas genéticas. Desta forma reforçam a diversidade genética positiva em futuros cruzamentos. Ainda assim e apesar de se tratarem de situações pontuais, não é recomendável cruzar cachorros irmãos.

No entanto, os criadores medíocres não gastam nem um cêntimo nos novos reprodutores. A única coisa importante para eles é que os cachorros saiam bonitos e baratos, para os conseguirem vender bem. Se o cachorro é doente, agressivo, tonto, de caráter fraco... isso já não é problema deles pois já ganharam com isso.

O que acontece se se cruzarem cachorros irmãos?

Esqueça a ideia de colocar em prática o cruzamento de cachorros irmãos. Não é uma questão de cara ou coroa, em que se lança a moeda ao ar e se sair cara os cachorros saem bem, e mal se sair coroa.

O normal é que saiam mal em ambos os casos (cara e coroa) e que saiam bem apenas quando a moeda depois de lançada ao ar cai no solo e se mantém em pé de lado. Algo bastante improvável!

Endogamia em cachorros

A endogamia é quando se cruzam entre si membros de uma mesma família (humana ou animal), ou um grupo social muito reduzido. O empobrecimento genético desses cruzamentos, muito ocasionalmente gera seres bonitos, e muito mais habitualmente, seres aberrantes.

A endogamia, mais cedo ou mais tarde, origina muitas degenerações entre os grupos que a praticam. Linhas faraônicas, linhas reais e algumas esferas de poder econômico, social ou religioso renegaram esta prática desprezível.

Necessidades como preservar a pureza do sangue, sangue azul, ou status econômica para ficar tudo "em família", foram prejudiciais a nível de saúde para quem a praticou. A história é uma boa prova disso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso cruzar dois cachorros irmãos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.