Partilhar

Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 dezembro 2017
Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?

Ver fichas de  Gatos

É certo e sabido que os gatos são seres de uma beleza inigualável. Quando um gato tem olhos de cores diferentes, o encanto dele é ainda maior. Esta característica é conhecida por heterocromia e não é exclusiva dos felinos: os cachorros e as pessoas também podem ter olhos de cores diferentes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você porque alguns gatos têm olhos de cores diferentes. Vamos, também, esclarecer algumas dúvidas relacionadas com possíveis doenças e outros detalhes interessantes que vão surpreendê-lo! Continue lendo!

Heterocromia ocular em gatos

A heterocromia não está presente unicamente nos gatos, podemos observar esta característica em qualquer espécie. Pode acontecer, por exemplo, em cachorros e em primatas, sendo também comum nos seres humanos.

Existem dois tipos de heterocromia em gatos:

  1. Heterocromia completa: na heterocromia completa observamos que cada olho tem a sua própria cor como, por exemplo: um olho azul e outro marrom.
  2. Heterocromia parcial: neste caso, a íris de um olho está dividia em duas cores, como por exemplo verde e azul. É muito mais frequente em humanos.

O que causa a heterocromia nos gatos?

Esta condição pode ser congênita, ou seja, de origem genética, e está relacionada diretamente com a pigmentação. Os gatinhos nascem com os olhos azuis mas a verdadeira tonalidade se manifesta entre as 7 e as 12 semanas de vida quando o pigmento começa a mudar a cor da íris. O motivo pelo qual o olho nasce azul está relacionado com a ausência de melanina.

É importante que você saiba que esta condição também se pode manifestar como consequência de alguma doença ou lesão. Neste caso se considera heterocromia adquirida, embora seja pouco frequente em gatos.

Algumas das raças geneticamente predispostas a desenvolver heterocromia são:

A cor do pelo influência o facto de os gatos terem olhos de duas cores?

Os genes que controlam a cor dos olhos e da pele são distintos. Os melanócitos associados à pelagem podem ser mais ou menos ativos que os dos olhos. A excepção está nos gatos brancos. Quando existe epistasia (expressão dos genes), o branco é dominante e mascara as outras cores. Para além disso, faz com que estes gatos sejam mais propensos a ter olhos azuis comparativamente às restantes raças.

Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes? - Heterocromia ocular em gatos

Problemas associados a olhos de duas cores nos gatos

Se a mudança de cor dos olhos no gato se desenvolver na etapa adulta é conveniente visitar o seu médico veterinário. Quando o gato atinge a maturidade, a mudança de cor dos olhos pode indicar uma uveíte (inflamação ou sangue no olho do felino). Para além disso, como já referimos, pode ser devido a uma lesão ou doença. Seja qual for o caso, é melhor visitar um especialista.

Você não deve confundir a heterocromia com o gato apresentar a iris de cor branca. Neste caso, você pode estar vendo um dos sinais de glaucoma, uma doença que provoca a perda de visão de maneira gradual. Caso não seja tratada atempadamente, pode chegar a cegar o animal.

Curiosidades sobre a heterocromia em gatos

Agora que você já sabe porque alguns gatos têm olhos de diferentes cores, provavelmente está interessado em conhecer algumas curiosidades que o PeritoAnimal tem para lhe contar sobre os gatos com esta condição:

  • O gato Angorá do profeta Maomé tinha um olho de cada cor.
  • É um falso mito acreditar que os gatos com um olho de cada cor só ouvem de um ouvido: cerca de 70% dos gatos com heterocromia têm uma audição perfeitamente normal. Porém, é certo que a surdez em gatos brancos é muito frequente. Isso não significa que todos os gatos brancos com olhos azuis são surdos, simplesmente estão mais predispostos a padecer de uma incapacidade auditiva.
  • A cor real dos olhos dos gatos pode ser observada a partir dos 4 meses de idade.
Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes? - Curiosidades sobre a heterocromia em gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Carine
Olá, meu gato tem uns 08 meses, ele sempre teve o olho azul, e de um dia para um dos olhos ficaram marrom!
Ele é filho de mãe siamês e pai vira-lata!
Isso é normal???
A sua avaliação:
do gato sol ou luz
meu gato é lindo
sueli
porque minha gatinha que tem 10 meses ja mudou duas vezes um dos olhos de cor ela tem olhos azuis e um deles de repente fica amarelado
do gato sol ou luz
tipo diferente de heterocromia

Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?
1 de 3
Porque alguns gatos tem olhos de cores diferentes?

Voltar ao topo da página