Partilhar

Os melhores gatos para crianças

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Os melhores gatos para crianças

Ver fichas de  Gatos

Está pensando em adotar um gato como pet? Se tiver crianças é recomendável que, antes de optar por uma raça em específico, tenha em conta uma série de caraterísticas dessa raça. A sociabilidade, o fato de serem carinhosos e se deixarem acariciar são alguns dos fatores que deverá avaliar, antes de levar para casa um gato uma vez que tenha crianças pequenas. Neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar para você os melhores gatos para crianças para que saiba quais se darão melhor com a sua família.

Caraterísticas essenciais

Antes de mais, é importante que saiba as qualidades que deve ter em conta para poder escolher o melhor gato para crianças pois, quando se convive com crianças pequenas, é recomendável que os animais que estiverem em casa sejam pacientes, sociáveis e carinhosos. De seguida, vamos lhe mostrar as caraterísticas gerais que tem de ter um gato para se adaptar bem à sua família:

  • Deve tolerar os ruídos fortes e os movimentos: os gatos mais assustadiços ou calmos não poderão conviver bem com crianças, uma vez que estas passam o dia com muita energia e querem brincar com o animal.
  • Não deve ser muito territorial: pois as crianças podem invadir o seu espaço e o gato pode marcar território com algum arranhão.
  • Deve ser carinhoso: de certeza que os mais pequenos vão querer pegar nele, tocá-lo e acariciar, por isso o melhor é que o gato esteja disposto a isso. Por isso, deverá evitar as raças que costumam ser mais solitárias e individuais.
  • Deve ser sociável: um gato brincalhão, enérgico e que gosta de estar com pessoas é o melhor para que as crianças convivam com ele.
Os melhores gatos para crianças - Caraterísticas essenciais

Maine Coon

Começamos esta lista dos melhores gatos para crianças com o Maine Coon, uma raça proveniente dos Estados Unidos e que tem uma personalidade muito carinhosa e sociável. O que mais se destaca desta animal é que se trata de uma raça muito grande e que pode chegar a crescer bastante, muito mais que o habitual nos gatos domésticos. No entanto, a sua personalidade é muito dócil, querendo estar sempre rodeado pela sua família humana.

Além disso estes gatos gostam de água, por isso poderá desfrutar da sua companhia também no verão e molhá-lo na piscina. É uma das melhores opções para conviver com a sua família.

Os melhores gatos para crianças - Maine Coon

O gato Persa

O gato Persa também é um bom animal de companhia para casas com crianças, pois trata-se de um animal muito paciente e calmo. As crianças querem sempre brincar com o seu amigo de quatro patas e com ele não terão qualquer tipo de problema para tocar, acariciar e em fazer parte dos seus jogos. Além disso, também é um bom companheiro de outros animais que estejam em casa (cães, coelhos, etc) e adapta-se facilmente a mudanças.

Os melhores gatos para crianças - O gato Persa

Cornish Rex

Outra boa opção para os mais pequenos é levar para casa a raça de gato Cornish Rex, um dos mais carinhosos que existem e, por sua vez, um dos mais brincalhões e desobedientes. Precisamente por estas duas últimas caraterísticas que referimos, estes animais são ideais para que as crianças passem grandes momentos com o seu novo amigo.

É um raça proveniente de Inglaterra e poderá reconhecê-lo facilmente porque têm uma caraterística especial: o seu pelo é ondulado. A sua personalidade tão aberta e extrovertida conseguirá que se dê bem com toda a família e, se houver outros animais em casa, que ele acabe se convertendo no líder.

Os melhores gatos para crianças - Cornish Rex

O gato Siamês

Uma lista dos melhores gatos para crianças não podia estar completa sem mencionar um dos melhores: o gato Siamês. São animais muito carinhosos e querem sempre que lhes preste atenção e que lhe dê mimos. Têm uma personalidade muito simpática e sentem muita simpatia pelas pessoas, pelo que, irão procurar estar perto da família e estará muito envolvido com os mais pequenos.

No PeritoAnimal também lhe mostramos alguns dos melhores brinquedos para gatos para passarem bons momentos com ele.

Os melhores gatos para crianças - O gato Siamês

Angorá Turco

O Angorá Turco é outro dos gatos ideais para casas com crianças, pois trata-se de uma raça muito fiel e sociável que está sempre perto da família. Trata-se de um animal muito desobediente e brincalhão com o qual as crianças poderão passar momentos muito divertidos e passar um momento agradável com o seu pet. A sua fidelidade e simpatia são os traços mais caraterísticos deste animal que ganhará o amor de todos os membros da família.

Fisicamente é fácil de reconhecer este animal porque costuma ter os olhos de cores diferentes e o pelo é comprido e muito branco. O melhor companheiro para abraçar e mimar a todas as horas.

Os melhores gatos para crianças - Angorá Turco

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores gatos para crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário sobre Os melhores gatos para crianças

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os melhores gatos para crianças
1 de 7
Os melhores gatos para crianças

Voltar ao topo da página