Curiosidades do mundo animal

Quantos olhos tem uma mosca?

 
Quantos olhos tem uma mosca?

Tudo aquilo que chamamos de moscas são insetos pertencentes à ordem diptera dos artrópodes. Apesar das diferenças entre cada espécie, todas elas são identificadas pelo tamanho médio de 0,5 cm (com exceção das moscas gigantes, que podem chegar a 6 cm), um par de asas membranosas e aqueles olhos facetados que em muitos casos são vistos a olho nu e chamam atenção pela variação de cores. É normal sentir curiosidade por eles, tão diferentes de outros animais, às vezes coloridos... você já parou para pensar em quantos olhos tem uma mosca? Neste artigo do PeritoAnimal te damos a resposta e ainda explicamos a visão das moscas e a incrível capacidade desses insetos de se desviarem rapidamente de objetos e tentativas de capturas.

Também lhe pode interessar: Quantos olhos tem uma aranha?

Índice

  1. Quantos olhos tem uma mosca?
  2. Visão da mosca
  3. Anatomia de uma mosca
  4. A evolução da visão das moscas

Quantos olhos tem uma mosca?

Uma mosca tem dois olhos compostos por milhares de facetas. Os olhos de uma mosca são compostos ou facetados. Quer dizer, são compostos de milhares de unidades de facetas independentes (omatídeos) que captam as imagens. Em média, afirma-se que uma mosca tenha 4 mil facetas em cada olho, o que lhes permite uma visão minuciosa de qualquer movimento, em qualquer direção, detalhadamente e, ainda por cima, em câmera lenta. Isso explica a facilidade delas em escapar de qualquer tentativa de captura. É tipo uma visão a 360 graus.

Visão da mosca

De acordo com artigo publicado pela Universidade de Cambrige,[1]as moscas têm a resposta visual mais rápida do Reino Animal. Podemos afirmar, do ponto de vista humano, que a visão das moscas pode lembrar bastante a de um caleidoscópio, captando as mesmas imagens repetidas vezes. A visão das moscas é facetada e o efeito é uma imagem em mosaico.

Funciona assim: cada faceta está direcionada para um ângulo diferente, um próximo a outro. O que permite a elas uma visão muito mais ampla da situação. Apesar de ampliada, isso não significa que a visão das moscas seja exatamente nítida, já que elas não têm retina e isso não possibilita uma ótima resolução. A consequência disso, logo, é o tamanho dos olhos, evidentemente protuberantes em relação ao resto do corpo.

A agilidade delas está, sim, relacionada à visão das moscas, mas não é só isso. Elas também possuem espécies de sensores espalhados pelo corpo que as ajudam a perceber qualquer ameaça ou alteração nas condições normais.

Está comprovado que as moscas e insetos, no geral, têm uma visão mais lenta do nosso mundo. Ou seja, o que para nós parece um gesto super rápido, na visão delas é um movimento mais do que suficientemente lento para ser escapado. Elas conseguem perceber os movimentos pelo menos 5 vezes antes do que a visão humana graças aos seus fotorreceptores super sensíveis à luz. Os insetos 'diurnos' têm as células fotorreceptoras em uma disposição diferente dos insetos noturnos, que, no geral, enxergam com mais nitidez.

Quantos olhos tem uma mosca? - Visão da mosca

Anatomia de uma mosca

Como comentado, a agilidade das moscas também é consequência da sua estrutura corporal e sua anatomia na fase mosca, conforme imagem e legendas abaixo:

  1. Prescutum;
  2. Espiráculo dianteiro;
  3. Escudo ou carapaça;
  4. Basicosta;
  5. Calypters;
  6. Scutellum;
  7. Veia;
  8. Asa;
  9. Segmento abdominal;
  10. Balancins;
  11. Espiráculo posterior;
  12. Fêmur;
  13. Tíbia;
  14. Esporão;
  15. Tarso;
  16. Propleura;
  17. Prosterno;
  18. Mesopleura;
  19. Mesoesterno;
  20. Metosternal;
  21. Metasternal;
  22. Olho composto;
  23. Arista;
  24. Antena;
  25. Maxilares;
  26. Labium:
  27. Labellum;
  28. Pseudotraqueia.
Quantos olhos tem uma mosca? - Anatomia de uma mosca

A evolução da visão das moscas

Não foi sempre assim, um estudo publicado na revista científica Nature[2]explica que no passado a visão das moscas tinha uma resolução muito mais baixa e isso se desenvolveu graças a uma alteração nas suas células fotorreceptoras. Seus olhos evoluíram e hoje são conhecidos por serem mais sensíveis devido às suas estruturas posicionadas perpendicularmente ao trajeto da luz. Assim, elas recebem a luz mais rapidamente e enviam essa informação ao cérebro. Uma das explicações é a necessidade de desviar rapidamente de objetos no caminho durante o voo desses animais pequenos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos olhos tem uma mosca?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. UNIVERSITY OF CAMBRIDGE. Surprising solution to fly eye mystery. Disponível em: <https://www.cam.ac.uk/research/news/surprising-solution-to-fly-eye-mystery/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
  2. MOSES, K. Fly eyes get the whole picture. Nature 443, 638–639 (2006). Disponível em: <https://doi.org/10.1038/nature05209/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
Bibliografia
  • GALLOWAY, Rory. BBC News. Por que é tão difícil pegar uma mosca? A resposta é mais interessante do que você pensa. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-41310571/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
  • UNIVERSITY OF CAMBRIDGE. Surprising solution to fly eye mystery. Disponível em: <https://www.cam.ac.uk/research/news/surprising-solution-to-fly-eye-mystery/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantos olhos tem uma mosca?