PARTILHAR

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 janeiro 2022
Raças de cachorros com olhos de cores diferentes
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A palavra heterocromia tem origem no grego, formada pelas palavras hetero, khroma
e o sufixo -ia que significa "diferença da coloração da íris, a tez ou o pelo". É considerado um "defeito genético" e é comum nos cachorros, gatos, cavalos e seres humanos.

você gostaria de conhecer raças de cachorros com olhos de duas cores? Continue a ler este artigo do PeritoAnimal onde pode encontrar algumas raças com olhos de cores diferentes. Você vai ficar com certeza surpreendido!

Cachorros podem ter heterocromia?

A heterocromia é uma condição que se pode expressar em todas as espécies e está definida pela herança genética. Dependendo da coloração e da quantidade de melanócitos da íris (células protetoras de melanina) podemos observar uma cor ou outra.

Existem dois tipos de heterocromia e duas causas que a provocam:

  • Heterocromia iridium ou completa: se observa um olho de cada cor.
  • Heterocromia iridis ou parcial: se observam tonalidades distintas numa única íris.
  • Heterocromia congênita: a heterocromia é de origem genética.
  • Heterocromia adquirida: pode ser provocada por um traumatismo ou por alguma doença como o glaucoma ou a uveíte.

Por curiosidade, podemos acrescentar que a heterocromia completa não é habitual em pessoas, mas sim em cachorros e gatos, por exemplo. Para além disso, é fundamental ressaltar que esta condição não altera a visão do animal.

Raças de cachorros com heterocromia completa

Olhos de cores diferentes são frequentes. Podemos observar esta condição em várias raças de cachorros, como por exemplo:

É importante ressaltar que no caso do husky, o standard do AKC (American Kennel Club) e o standard da FCI (Fédération Cynologique Internationale) aceitam um olho marrom e outro azul, assim como a heterocromia parcial num dos olhos da íris, tal como no catahoula leopard dog.

O pastor australiano, por outro lado, tem os olhos totalmente pardos, azuis ou âmbar, embora possam existir variações e combinações dos mesmos.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Raças de cachorros com heterocromia completa

Cachorros com um olho azul e outro castanho

O gene Merle é o responsável pela cor azul na íris e a pigmentação "borboleta" no nariz dos cachorros. Este gene também provoca heterocromia parcial, por exemplo, mostrando um olho castanho, um olho azul e, dentro do olho azul, pigmentação castanha.

O pastor australiano e o border collie são exemplos de cachorros que podem ter o gene Merle. O albinismo e as manchas brancas ao redor dos olhos também são causados por este gene. Cada cachorro é especial sejam quais forem as características dele, incluindo a heterocromia, que o tornam distintos e únicos.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Cachorros com um olho azul e outro castanho
Imagem: dogtime.com

Raças de cachorros com heterocromia parcial

Na heterocromia iridis ou parcial, o cachorro apresenta um olho multicolor, ou seja, podemos observar várias tonalidades diferentes na mesma íris. É frequente em cachorros com o gene Merle, alguns deles são:

  • Catahoula cur
  • Dogue Alemão
  • Corgi Galés de Pembroke
  • Border Collie
  • Pastor australiano

Este é o resultado que se obtém quando a eumelanina se dilui ou se modifica por genes recessivos das séries D ou B, o que pode resultar em sombras amarelo-esverdeadas ou cinza-amareladas.

O gene Merle dilui pigmentos aleatórios nos olhos e nariz. Os olhos azuis podem surgir como consequência da perda de pigmento. É importante destacar que desta lista, o husky siberiano é uma raça que também pode mostrar heterocromia parcial.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Raças de cachorros com heterocromia parcial
Imagem: www.danesonline.com

Lendas sobre a heterocromia

Existem distintas lendas sobre cachorros com olhos de diferentes cor. De acordo com a tradição nativa americana, os cachorros que possuem um olho de cada cor protegem o céu e a terra ao mesmo tempo.

Outra história ancestral sugere que enquanto os cachorros com heterocromia protegem a humanidade, os que têm os olhos pardos ou âmbar são os que protegem os espíritos. As lendas dos esquimós explicam que os cachorros que puxam trenós e têm esta coloração de olhos são mais rápidos dos que têm os olhos da mesma cor.

O certo é que os cachorros que têm olhos de diferentes cores possuem diferenças genéticas. Algumas raças que não mencionamos anteriormente, podem expressar esta condição de forma espontânea, como o caso do dálmata, o pitbull terrier, o cocker spaniel, o bulldog francês e o boston terrier. Para além disso, também existem gatos com heterocromia.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Lendas sobre a heterocromia
Imagem: Pinterest, @Native American Indians

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros com olhos de cores diferentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Larissa
P adorei a história dos gato?
Que triste
A sua avaliação:
Melzinha catizinha fofuxa
O khao manee é uma raça de gato com um olho azul e outro amarelo.
A sua avaliação:
Beatriz Isidro
Eu tenho uma cadela que tem tres cores diferentes em cada olho, preto, verde e castanho
Raças de cachorros com olhos de cores diferentes
Imagem: dogtime.com
Imagem: www.danesonline.com
Imagem: Pinterest, @Native American Indians
1 de 5
Raças de cachorros com olhos de cores diferentes

Voltar ao topo da página ↑