Curiosidades do mundo animal

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 janeiro 2022
Raças de cachorros com olhos de cores diferentes
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A palavra heterocromia tem origem no grego, formada pelas palavras hetero, khroma
e o sufixo -ia que significa "diferença da coloração da íris, a tez ou o pelo". É considerado um "defeito genético" e é comum nos cachorros, gatos, cavalos e seres humanos.

você gostaria de conhecer raças de cachorros com olhos de duas cores? Continue a ler este artigo do PeritoAnimal onde pode encontrar algumas raças com olhos de cores diferentes. Você vai ficar com certeza surpreendido!

Índice

  1. Cachorros podem ter heterocromia?
  2. Raças de cachorros com heterocromia completa
  3. Cachorros com um olho azul e outro castanho
  4. Raças de cachorros com heterocromia parcial
  5. Lendas sobre a heterocromia

Cachorros podem ter heterocromia?

A heterocromia é uma condição que se pode expressar em todas as espécies e está definida pela herança genética. Dependendo da coloração e da quantidade de melanócitos da íris (células protetoras de melanina) podemos observar uma cor ou outra.

Existem dois tipos de heterocromia e duas causas que a provocam:

  • Heterocromia iridium ou completa: se observa um olho de cada cor.
  • Heterocromia iridis ou parcial: se observam tonalidades distintas numa única íris.
  • Heterocromia congênita: a heterocromia é de origem genética.
  • Heterocromia adquirida: pode ser provocada por um traumatismo ou por alguma doença como o glaucoma ou a uveíte.

Por curiosidade, podemos acrescentar que a heterocromia completa não é habitual em pessoas, mas sim em cachorros e gatos, por exemplo. Para além disso, é fundamental ressaltar que esta condição não altera a visão do animal.

Raças de cachorros com heterocromia completa

Olhos de cores diferentes são frequentes. Podemos observar esta condição em várias raças de cachorros, como por exemplo:

É importante ressaltar que no caso do husky, o standard do AKC (American Kennel Club) e o standard da FCI (Fédération Cynologique Internationale) aceitam um olho marrom e outro azul, assim como a heterocromia parcial num dos olhos da íris, tal como no catahoula leopard dog.

O pastor australiano, por outro lado, tem os olhos totalmente pardos, azuis ou âmbar, embora possam existir variações e combinações dos mesmos.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Raças de cachorros com heterocromia completa

Cachorros com um olho azul e outro castanho

O gene Merle é o responsável pela cor azul na íris e a pigmentação "borboleta" no nariz dos cachorros. Este gene também provoca heterocromia parcial, por exemplo, mostrando um olho castanho, um olho azul e, dentro do olho azul, pigmentação castanha.

O pastor australiano e o border collie são exemplos de cachorros que podem ter o gene Merle. O albinismo e as manchas brancas ao redor dos olhos também são causados por este gene. Cada cachorro é especial sejam quais forem as características dele, incluindo a heterocromia, que o tornam distintos e únicos.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Cachorros com um olho azul e outro castanho
Imagem: dogtime.com

Raças de cachorros com heterocromia parcial

Na heterocromia iridis ou parcial, o cachorro apresenta um olho multicolor, ou seja, podemos observar várias tonalidades diferentes na mesma íris. É frequente em cachorros com o gene Merle, alguns deles são:

  • Catahoula cur
  • Dogue Alemão
  • Corgi Galés de Pembroke
  • Border Collie
  • Pastor australiano

Este é o resultado que se obtém quando a eumelanina se dilui ou se modifica por genes recessivos das séries D ou B, o que pode resultar em sombras amarelo-esverdeadas ou cinza-amareladas.

O gene Merle dilui pigmentos aleatórios nos olhos e nariz. Os olhos azuis podem surgir como consequência da perda de pigmento. É importante destacar que desta lista, o husky siberiano é uma raça que também pode mostrar heterocromia parcial.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Raças de cachorros com heterocromia parcial
Imagem: www.danesonline.com

Lendas sobre a heterocromia

Existem distintas lendas sobre cachorros com olhos de diferentes cor. De acordo com a tradição nativa americana, os cachorros que possuem um olho de cada cor protegem o céu e a terra ao mesmo tempo.

Outra história ancestral sugere que enquanto os cachorros com heterocromia protegem a humanidade, os que têm os olhos pardos ou âmbar são os que protegem os espíritos. As lendas dos esquimós explicam que os cachorros que puxam trenós e têm esta coloração de olhos são mais rápidos dos que têm os olhos da mesma cor.

O certo é que os cachorros que têm olhos de diferentes cores possuem diferenças genéticas. Algumas raças que não mencionamos anteriormente, podem expressar esta condição de forma espontânea, como o caso do dálmata, o pitbull terrier, o cocker spaniel, o bulldog francês e o boston terrier. Para além disso, também existem gatos com heterocromia.

Raças de cachorros com olhos de cores diferentes - Lendas sobre a heterocromia
Imagem: Pinterest, @Native American Indians

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros com olhos de cores diferentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Larissa
P adorei a história dos gato?
Que triste
A sua avaliação:
Melzinha catizinha fofuxa
O khao manee é uma raça de gato com um olho azul e outro amarelo.
A sua avaliação:
Beatriz Isidro
Eu tenho uma cadela que tem tres cores diferentes em cada olho, preto, verde e castanho
Imagem: dogtime.com
Imagem: www.danesonline.com
Imagem: Pinterest, @Native American Indians
1 de 5
Raças de cachorros com olhos de cores diferentes