Um gato precisa sair para passear? O que acontece se não deixar o gato sair? Os gatos são por natureza bastante independentes, curiosos e amantes das novas aventuras. Muitas pessoas pensam que os gatos precisam de ambientes abertos e liberdade para serem felizes e manter o seu instinto selvagem, mas há muitos tutores de felinos que não se sentem cômodos ou sentem medo de permitir que eles saiam para a rua.
Deixar um gato sair pode ser benéfico para a sua saúde física e emocional, mas ao mesmo tempo, é importante fazê-lo com precaução e estar atento a possíveis complicações que isso possa implicar.
Se se estiver perguntando se é ruim não deixar sair o seu gato para a rua, a resposta está no equilíbrio. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos ensinar a chegar a esse ponto em que o seu gato se encontre feliz e você possa estar tranquilo.
Não, um gato não precisa sair para passear como acontece com os cachorros. Mas muitos sentem, sim, essa necessidade. Para os felinos domésticos, escapar de casa uma vez por dia, oferecer-lhes estímulos naturais positivos, tanto que lhes pode parecer um autêntico parque de diversões. Além disso, ajuda-os a estar de bom humor: árvores para trepar, ramos para brincar, ratos e insetos para perseguir e a luz do sol para sentir o calor e ter uma sesta reparadora depois da aventura.
Os gatos que podem sair à rua podem ter a liberdade de fazer as suas necessidades em outros lugares com um aspeto e sensação mais natural, reduzindo ou eliminando assim a necessidade dos seus tutores de limpar a caixa de areia e comprar areia com tanta frequência.
Diz-se que os gatos domésticos não têm a extrema necessidade de sair à rua e que, um gato de casa não tem que se converter em um pet preguiçoso e obeso como o gato "Garfield", mais ainda se cuidar dele e lhe proporcionar uma boa e interessante vida dentro do calor de casa.
No entanto, não podemos negar que os gatos gostam de sair e andar livres como o vento sem responder a ninguém. Eles podem se beneficiar dessa atividade física e da distração que quiserem. Se é a favor de que os gatos sejam donos da sua própria liberdade, que possam sair e entrar quando quiserem de casa e quer dar esse benefício ao seu felino, é importante que primeiro tome certas precauções que depois o irão proteger quando se encontrar sozinho no "mundo selvagem":
Se o vai deixar sair é muito importante que esterilize ou castre o seu felino. Os gatos que andam livremente pelo exterior e que não receberam esta atenção contribuem para a criação não desejada de pets, dos quais a grande maioria, acabam vagueando pelas ruas abandonados.
Coloque no seu gato um arnês ou coleira com uma etiqueta de identificação que tenha os seus dados de contato.
Se cortou por completo as unhas do seu gato (algo que muitos donos fazem mas que não é nada saudável para o felino) não deveria deixá-lo sair fora de casa, uma vez que não terá a capacidade suficiente para se defender de outros animais.
Coloque-lhe um microchip. Muitos gatos saem em busca de aventuras mas se perdem na tentativa e depois não encontram o caminho para casa. O microchip vai permitir encontrá-lo e identificá-lo.
Desvantagens de deixar o gato sair para a rua
Todas as decisões que você tomar em relação ao seu pet terão um efeito importante na sua vida, seja a curto ou a longo prazo. Deixá-lo sair quando quiser poderá influenciar diretamente na sua expectativa de vida. Por isso, sempre é válido conversar com um veterinário antes de permitir tal comportamento.
Os gatos que fazem vida no exterior têm uma esperança de vida mais curta que os gatos que vivem cômodos na segurança de casa porque correm o risco de contrair doenças e de sofrer acidentes como brigas como outros animais, roubos, atropelos e podem até ser envenenados por pessoas que não gostam muito de gatos.
Muitos gatos que vivem na rua podem ser portadores de doenças que depois podem transmitir ao seu pet. Algumas podem ser graves ou até mortais, sem esquecer as que podem contrair devido a alimentos podres e agentes no meio exterior. Entre elas podemos mencionar:
Bom, como você viu, os tutores não precisam passear com os gatos na rua, a não ser que eles queiram e se sintam confortáveis com isso. E para que não corram riscos, antes de tomar tal decisão, verifique a região antes. Há cachorros agressivos por perto? Há muitos gatos de rua? Há animais doentes? Locais perigosos com objetos cortantes?
Uma outra opção é passear com o gato com guia. A prática tem se tornado cada vez mais comum e, assim, vemos uma maneira mais controlada de permitir que o gato vá para a rua.
E agora que você já sabe que nenhum tutor tem que levar o gato para passear, apesar disso poder ser positivo para ele, neste outro artigo, também falamos das vantagens e desvatangens de passear com um felino fora de casa.
Se deseja ler mais artigos parecidos a É ruim não deixar sair o seu gato para a rua?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
Meu gato era de rua, apareceu em casa e praticamente "me adotou" pois nao quis mais ir embora. Na minha antiga casa nao tinha como prender ele, de madrugada ele sempre ia pra rua e voltava de manha. Agora que me mudei, nao tem mais como ele sair, pois é muito alto aqui. Ele nao desgruda de mim e da minha esposa, e quando nao damos atençao ele fica na janela chorando todos os dias querendo sair. Sera que vai entrar em depressao?
Adotamos um amigo siamês com 2 meses, ele era criado na área rural, então vivia no campo e galpão na rua, aqui em casa o pátio é pequeno e ele não se adaptou tanto dentro de casa, então ele já tá com quase 5 meses e fica no pátio junto com nossa Pet Border Collie que brinca junto.. ele dá uma fugida na grade até a calçada da frente mas volta... vai ser castrado agora... espero que fique mais calmo... Eu trabalho em home office ele ficava o dia dormindo ou no colo ou num cantinho, desde 1 dia fazia necessidades na caixa de areia... agora arrumei uma casinha no alto perto do teto da garagem que ele já gostou... Não sei se certo ou errado, mas sinto que devemos respeitar os animais e seus estintos.... o Magus o gato recebe carinho de todos... meu medo e que levem... pois a coleira com nome já foi... Relatando já que é o 1 gato que tenho em casa com minha esposa e filha, me criei em um ambiente que tinham raiva deles pois vinham dos vizinhos para fazer necessidades na casa... Agora estou aprendendo a lida com eles com carinho e também faz a gente se desarmar e aprende a receber o carinho deles muito sinceros. Acho que cada gato tem seu jeito de ser, se der amor, bastante ração boa, atividades ele não fica pulando pra vizinho. Então sigo estudando sobre eles em vários sites como este para aprender a como lidar com no nossos amigos Pets, não trato como humano e sim cada com sua identidade mas com respeito mútuo para evolução de todos.
Mateus
Adotei um gato de 1 mês e ele só fica saindo vou buscar ele quase direto as vezes deixou ele passear um pouco mas supervisionado sempre e depois o coloco de volta em casa mas ele quer estar toda hora do lado de fora posso deixar ele sair ou não?
Renata
Não Mateus, não pode deixar ele sair sozinho senão seu gato pode pegar doenças, ser atropelado ou envenenarem ele. Nunca dê ouvidos a quem diz que gato pode dar voltinhas sozinho e viver solto.
A sua avaliação:
madalena
BUFADOR...E VOCÊ DEVE SER UM ignorante à máxima potência, pois pessoas que tem animais para não ter trabalho algum, empurrarem esse trabalho para os outros! Não se esqueça que amar o próximo como a si mesmo é não fazer aos outros o que não queres que façam para ti. Estou com 69 anos de idade e tenho de subir no telhado para limpar a imundície desses bichos OU SUPORTAR O FEDOR que invade toda a casa; tenho de limpar também os corredores, etc. E não se esqueça de que todos daremos contas dos nossos atos diante de DEUS, não pense que vais ficar mimando "gatinhos" sem se preocupar com a sujeira que eles fazem nas casas dos outros e se sair bem, DARÁS CONTA DE TUDO SIMMMMMM, tá?
A sua avaliação:
madalena
Deixar o gato sair para a rua PARA ELE CAGAR E MIJAR NAS CASAS DOS OUTROS? Todos os dias tenho de limpar merda e lavar mijo de gatos vizinhos que vem cagar e mijar no meu quintal. Já tentei afastá-los usando várias dicas de "espanta gatos" que só servem para jogarmos $$ no lixo. Essas pragas cagaram e mijaram em cima dos "repelentes"; então decidi que vou matar essas porcarias. Ter um gato e não ter trabalho é muito fácil. Ter animais para os outros limpar e, se não quiserem limpar, ter de cheirar a merda e o mijo dessas pragas? Cagam sobre o telhado da minha casa, no quintal cimentado próximo às portas, urinam nas paredes. Minha casa fica toda com PERFUME DE MIJO E MERDA. vOCÊ GOSTA DESSE PERFUME?
Bufador
Vc nao deve ser feliz ....com esse tipo de comentário
Emanuel
Concordo. Se o dono é um irresponsável, ele que arque com as consequências. Um dono que deixa deliberadamente um gato solto é ainda mais animal do que o gato em si, que é ignorante por natureza.
Saibamos cuidar de nossos animais de forma inteligente e responsável, e não a Deus ará.
A sua avaliação:
Graziella
Reportagem necessária. porém deveria incentivar mais a criação indoor. Já sabemos sobre a importância do enriquecimento ambiental e verticalização de ambientes para tratar da saúde mental do paciente felino. Estamos com epidemia de esporotricose, cansados de atender gatos infectados com FELV após brigarem com outros gatos na rua, atender gato em emergência pois foi atropelado, envenenado, atacado por cachorro.
Devemos incentivar a tutela responsável.
A sua avaliação:
Carlos
Eu acho ruim deixar meu gato ir para a rua porque pode ser perigoso para ele, que é muito magricelo e tímido. Mas o gato que vivia comigo saía sempre e estava muito feliz.
A sua avaliação:
Maria
É cada uma esse povo comparando gato com ser humano. É inacreditavel como as pessoas não entendem que gato não sabe se proteger sozinho. Muita infantilidade! Afff Nunca perderam um gato por isso esse papo que gato tem que ser livre. Nem queiram, só quem perdeu entende. Aff me poupe viu!!!
A sua avaliação:
Mariana
Meu gatinho adora sair, não vejo problema algum nisso. Eu não gostaria que me prendessem em casa o dia inteiro
A sua avaliação:
Rosa
Meu gato fica dentro de casa. Vamos incentivar cada vez mais as pessoas a deixarem seu gato dentro de casa. Gato dentro de casa está protegido
A sua avaliação:
Gabriela
Meu gato sempre adorou sair para a rua e, quando me divorciei, mudei para um apartamento e ele só saia quando o levava pra passear. Vi que ele ficou em depressão e agora levo sempre para ficar na casa do "pai", pois lá ele tem acesso à rua sempre que quer.
A sua avaliação:
Kity
Gato não deve ficar na rua, só dentro de casa. Esse pensamento que gato deve sair na rua já "era" a muito tempo. Tem que distrair o gato em casa com brinquedos e brincadeiras para ele não se estressar.
Olá, tudo bem? Na verdade cada felino tem suas necessidades específicas. A maioria pode até mesmo não precisar ou não gostar de ir para a rua, mas vários gatos adoram fazer isso e interagir no ambiente externo faz parte de sua natureza.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Kity
@Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal). Mais não pode! Gatos são inocentes e podem morrer envenenado ou atropelado. A minha gata era castrada, e mesmo assim ia para a rua, na verdade antes de castrar ela já tinha o instinto de ir pra rua. Ela não era minha, já tinha dona e me adotou ano passado. Eu fazia de tudo pra ela ficar em casa, porem não ficava. O que aconteceu? Morreu envenenada. Se for pra deixar o gato conviver com a natureza, só saindo para passear com a guia. Gente é sério, esse pensamento que gato tem que sair porque faz parte da sua natureza, não pode existir mais. Agora adotei uma gatinha e fica só em casa, porém sempre brinco com ela com brinquedos que tragam a vontade de caçar e esconder.
A sua avaliação:
Melissa
Absurdo, este artigo! Em pleno século XXI, acreditar e defender que os gatos devem ter acesso a rua é inaceitável . A cidade não é selva, então gatos não foram feitos para zona urbana. Deixar o gato sair é expô-lo a perigos: doenças contagiosas, atropelamento, envenenamento, pessoas mau intencionadas, violência física, rapto, morte, acidentes, etc. Um gato que tem acesso a rua vive de 3 a 6 anos, sendo que a vida de um gato pode ser até 20 anos. Hoje, têm muitos e diversos recursos para os gatos domésticos. Gatificar a casa, brincar com eles, priorizar uma alimentação saudável e levar ao veterinário anualmente, garantem vida feliz sem ter que sair de casa. Vamos ter consciência gente! Ainda mais um site que fala sobre animais, saúde e ciência animal!
Keyla
Tenho três gatos,são castrados e não saem pra rua. Eles são muito felizes, brincam comem dormem ,tudo com segurança e não ficam cheios de pulgas , sujos ou doentes.
A sua avaliação:
Paula
Olá!
Meu gato, o Pumba, sempre deu indícios de que não seria um gato preso. Sou amante da liberdade e também não conseguiria segurar um felino preso dentro de casa. Ele veio para nós com alguns meses, e era uma casa sem quintal e sem vista para rua. Ele foi crescendo e era apaixonado por um espaço que podia ver pássaros, pombas e a luz do sol. Quando nos mudamos para um apto deixamos ele com a família numa casa com mais duas gatas livres, ele se realizou e descobriu o mundo. Agora está conosco novamente em uma casa nova, em adaptação ainda, mas não pretendo prende-lo, só estou aguardando que reconheça bem seu novo lar. Ele é muito carinhoso e adora chamegos.
Gostei muito das dicas, mas não aconselho coleiras, pois eles sobem, escorregam por vários lugares e é perigoso o enforcamento.
Me veio a idéia agora e quero compartilhar, sobre colocar um cartaz no portão da casa com a foto dele, falando o nome para caso ele suma ou importune vizinhos para nos avisar e irmos buscá-lo. Caso ele se perca a vizinhança já o conhece. Espero que ajude.
Gratidão pelas dicas!! Paula
A sua avaliação:
Edna Versuri
Lí a respeito de um dispositivo que emite bips para treinar o gato a ficar em casa. Vocês já ouviram falar? Será que poderiam me ajudar?
A sua avaliação:
Luzi
Em minha opinião, prefiro mante-lo dentro de casa, do lado de fora é perigoso de mais. Não só isso como tbm causa problemas com os vizinhos, isso já aconteceu muito aqui, do gato da vizinha vir defecar nas plantas da minha casa, fede muito, não é nada agradável ter de limpar a sujeira de um animal que nem é seu quase todo dia pq o dono dele não deixa ele dentro de casa, ou não coloca alguma grade para ele ficar dentro do quintal, na propriedade dela.
A sua avaliação:
Andréa
Mas não há vacinas e coleira anti-pulgas e vermífugo para os gatos? Todas as vezes em que vejo pessoas dizendo que os gatos devem ficar presos por conta dos riscos penso que as pessoas também correm riscos ao sair de casa e mesmo assim saem, correm o risco de serem atropeladas, acidentadas, muitas são e mesmo assim preferimos sair a ficarmos presos em casa e viver virtualmente num ambiente mais seguro. Quais cuidados tomar ao se decidir por criar seu gato de estimação livre para ir e vir e protegê-lo o máximo possível de enfermidades? Pessoas têm aids e toma coquetel e vivem, eu tive peritonite, operei e estou viva, dá para manter um gato criado livre e seguro, sim?
sarah
exato. eu coloquei uma publicaçao sobre minha gatinha que sumiu e uma idiota veio dizer que ou ela devia ter morrido pq eu sou irresponsavel e deixei ela sair. eu sempre tive gatos e eles sempre foram espertos o suficiente pra poderem desfrutar da sua liberdade na calçada de casa e nos telhados.
leonardo
é mas tu sabe olhar para os lados e ver se vem carro. Os carros são intrusos, não sao naturais, fora os cachorros dos vizinhos e os vizinhos malvados, ou voce quando sai de casa sai pulando no patio dos outros...o gato vai fazer isso..... POR ISSO LUGAR DE GATO em cidade grande é dentro de casa... no interior do interior tudo bem.... mas em cidade grande é dentro de casa! os meus 4 gatos vivem muito bem, tem acesso a janela, sol, tela, e 3x por semana levo de dois em dois para passer com peitoral e guia no meu patio, ja aprenderam a andar de guia e sao uns amores. abraços
A sua avaliação:
Batata doce frita
Acho que, dar acesso a tal liberdade aos nossos gatos é deliberadamente reduzir sua expectativa de vida, eles podem ter os estímulos necessários dentro de um ambiente seguro, como sua casa, basta o ambiente estar adaptado ao felino, pois obviamente, se você não se esforçar ao mínimo, ele não será saudável
Amo a Liberdade
Você prefere viver em casa e ter contato com o exterior somente virtual e um parceiro virtual ou um boneco como muitos preferem viver assim ou prefere correr riscos e civom liberdade? Eu prefiro a segunda opção e gostaria de não privar meu gato da liberdade, mas tomando os cuidados como vacina e antipulgas, vermifugando e tal. Estou pensando em ter um mas só se for com portinha para ele poder sair e voltar quando quiser e soubesse voltar para a casa. Minha cachorra não tinha medo de fogos de artifício porque a primeira vez em que os ouviu estava no meu colo e continuei a agir naturalmente com ela. Queria conseguir o mesmo efeito com o gato para não sofrer com fogos de artifício como ela não sofria, mas foi algo não premeditado.
A sua avaliação:
Jaqueline Fernandes
Adotei um gato tem 2meses, tem todos os brinquedos, arranhador, mas ele está fixo nos nossos pés e dá mordidinhas. Ele não consegue entender o NÃo. O que fazer?
E principalmente não deixe ele sair na rua, pois vai morrer rapidinho, isso se ainda não morreu.
Grazi
Você pode optar pela castração também, isso ajuda no temperamento, afinal ele é um "bebe". O meu gatinho peguei com 30 dias, dei mamadeira e tudo, e ele tinha o mesmo comportamento. depois de castrado parou e ele é muito tranquilo e preguiçoso.
Ele é tão calmo que nem no quintal gosta de ir. Mesmo assim minha casa tem redes de proteção, porque nunca se sabe né.