Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

O comportamento natural dos cachorros é algo que nunca deixa de nos surpreender. Não é de estranhar que, se observou recentemente o seu cachorro lambendo urina, se questione sobre porque o faz e o mais importante, se isso afeta a sua saúde.

Lembre-se que muitos dos comportamentos que nós consideramos desagradáveis, são na realidade hábitos positivos para o cachorro, que além disso têm um objetivo concreto, como acontece neste caso.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as causas deste comportamento, o que deve ter em conta para proteger o seu estado de saúde e vamos esclarecer a dúvida de por que o seu cachorro lambe a urina de outros cachorros. Continue lendo!

Porque lambem urinas?

O órgão de Jacobson é responsável por analisar grandes moléculas, como feromonas e outros compostos. Isto tem um papel crucial na caça, na reprodução, na percepção do medo ou nas relações sociais dos cães. Trata-se de um órgão fundamental para conhecer informação relativa de outros cachorros como a sua alimentação, o sexo ou o ciclo estral de uma cadela.

Se observar o seu cachorro lamber urina enquanto a saboreia, pressiona sua língua contra o palato e levanta o focinho, é provável que esteja utilizando o órgão vomeronasal para receber informação extra de um cachorro da zona. Trata-se de um comportamento natural, próprio do seu instinto, por isso não deve repreender o seu cachorro se lamber a urina de outros cachorro.

O órgão vomeronasal existe também nos gatos e é o responsável por eles abrirem a boca quando cheiram algo.

Tem efeitos negativos na sua saúde?

Segundo os etólogos e outros profissionais em comportamento canino, permitir que o cachorro cheire e conheça o ambiente é uma rotina totalmente positiva e que qualquer dono deveria respeitar. Através do uso dos seus sentidos, o cachorro relaxa-se e elimina o estresse, algo muito positivo para o seu bem-estar.

Quanto à saúde, é importante compreender que se o seu cachorro seguiu o calendário de vacinação indicado pelo veterinário, assim como a desparasitação regular, é pouco provável ficar doente. No entanto, os cães doentes ou aqueles que tiverem um sistema imunológico fraco, são mais suscetíveis de serem contagiados por algum vírus ou infecção. Por isso, deverá ser cuidadoso e evitar o contato direto.

Agora já percebe que permitir que o seu cachorro lamba a urina de outros cachorros não é algo negativo, mas em algumas situações não é o ideal. Seja qual for a sua decisão final, é muito importante que perante este comportamento evite repreender o seu amigo, uma vez que é um comportamento natural canino e que deve ser respeitado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.