Educação básica

Por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo?

 
Ricardo Luis Bruno Cazeaux
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. Atualizado: 20 abril 2023
Por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você já acordou e encontrou seu cachorro olhando para você? Muitos tutores afirmam que seus cachorros ficam olhando para eles enquanto dormem ou até quando estão acordados, mas... qual o motivo desse comportamento?

Se isso aconteceu com você também, não perca este artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo?

Índice

  1. Como os cachorros se comunicam com as pessoas?
  2. Cachorro olhando para mim enquanto eu durmo: o que significa?
  3. Por que seu cachorro fica olhando para você?

Como os cachorros se comunicam com as pessoas?

Ao longo dos anos, os cachorros desenvolveram diversas maneiras de se comunicar conosco. Neste sentido, os olhos como um todo (pálpebras, globo ocular, pupilas e músculos que lhes permitem o movimento) desempenham uma função muito importante. São uma forma muito óbvia e eficiente de comunicar ao seu tutor as emoções que sentem.

As dimensões que os olhos adotam (bem abertos e redondos ainda menores e oblíquos) são produto de um ato voluntário do indivíduo através do movimento de todos os músculos que envolvem os olhos. Esses músculos, conhecidos como grupo muscular palpebral, são os responsáveis pelas diferentes formas que os olhos podem assumir. É um ato totalmente voluntário por parte do animal que, de acordo com seu estado de humor, moverá os diferentes músculos do grupo acima mencionado, sendo todo esse processo conduzido através do sistema nervoso central do cachorro.

Com respeito às pupilas, essa é outra história. O diâmetro maior ou menor da pupila que um cachorro pode apresentar em seus olhos não depende dele, pelo menos voluntariamente. Um cachorro não pode decidir “vou dilatar minhas pupilas”. Isso é algo que acontece devido a processos internos motivados pelo momento emocional que está acontecendo e gerenciados pelo sistema nervoso autônomo do cachorro.

Essa combinação de pálpebras e pupilas junto com as diferentes posições das orelhas e dos lábios é o que se chamamos comunicação facial e é a que nos dá a melhor ideia do estado emocional do cachorro. Essa comunicação facial ou gestual somada a todas as expressões de comunicação corporal que um cachorro faz, que com um pouco de vontade, prática e paciência pode ser entendido quando nosso cachorro “fala” conosco.

Para mais informações, consulte este outro artigo sobre como os cachorros se comunicam? e não perca o vídeo a seguir sobre a linguagem canina:

Cachorro olhando para mim enquanto eu durmo: o que significa?

Os cachorros têm um instinto protetor muito desenvolvido, de modo que eles podem "ficar de guarda" quando sente que estamos em uma situação muito vulnerável, como quando vamos ao banheiro ou, neste caso, enquanto dormimos.

Você provavelmente já notou que seu cachorro se deita ao seu lado quando você vai descansar ou que fica perto de pessoas mais vulneráveis, como bebês ou idosos. Mesmo que ele não olhe para você fixamente, te encarando, seu cachorro fica próximo de você ou de outras pessoas que ele considera "fracas" porque essa é sua maneira de te proteger de possíveis perigos e de demonstrar que te ama.

Por que seu cachorro fica olhando para você?

Agora, e se você não estiver dormindo e ainda assim seu cachorro fica olhando para você fixamente? O que significa o olhar dele nessas ocasiões? Pode ser por esses motivos:

  • Não te entende: é muito fácil um cachorro se comunicar com o outro, mas com as pessoas já se torna mais complicado, pois na maioria das vezes eles não entendem o que estamos dizendo, e é nessa situação onde o animal, um tanto perplexo pela falta de compreensão do seu companheiro humano, fica te encarando. O animal entra em um estado de confusão onde não entende bem a situação, e é então que entre perplexo e confuso insiste em continuar tentando se fazer entender.
  • Observa o que você faz: também pode acontecer que, simplesmente, você tenha um cachorro olhando você concentrado tentando compreender o tipo de atividade que você está realizando.
  • Procura seu contato visual: se o cachorro também está interessado em realizar alguma atividade física com seu companheiro, como brincar, sair para passear ou simplesmente se passou da hora da comida, o cachorro buscará mais insistentemente o contato visual com seu tutor para alcançar que este último compreenda o que ele está “dizendo” e aja de acordo. Ou seja, nessa situação temos um cachorro olhando para "pedir" algo.
  • Olhar de advertência: este outro tipo de olhar do cachorro não pode ser descartado. Quando existe uma situação de conflito entre cachorro e tutor, o olhar fixo do animal significará algo mais que uma chamada de atenção. Neste caso, o olhar para seu companheiro é principalmente para transmitir sua raiva. Olhar fixamente é um modo de evitar conflitos maiores entre os cachorros. É um desafio onde se medem as forças e que, quando um dos dois participantes entende que o outro está em uma posição superior ou vantajosa, aceita essa situação e baixa seu olhar. Nesse momento, o conflito potencial termina sem que a coisa precise ir mais longe. Quase sempre quando um cachorro olha fixamente ao seu tutor em determinadas circunstâncias e, também avaliando os outros parâmetros comunicacionais dos cachorros, pode-se inferir que é o prelúdio de um comportamento agressivo do animal para seu cuidador com as consequências pertinentes.

Em suma, são muitas as razões pelas quais temos um cachorro olhando fixamente para seu companheiro humano, mas sempre a motivação principal do animal é se comunicar com seu estimado companheiro de vida.

Agora que você já sabe por que o cachorro fica olhando para você em diferentes situações, talvez possa te interessar este outro artigo em que explicamos por que meu cachorro lambe minhas mãos.

Por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo? - Por que seu cachorro fica olhando para você?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • Konrad Lorenz. (1999). Cuando el hombre encontró al perro. Tusquets editores.
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.
  • Konrad Lorenz. (1985). Consideraciones sobre las conductas animal y humana. Ed. Planeta-Agostini.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que meu cachorro fica me olhando enquanto eu durmo?