Problemas da pele

Por que coelhos arrancam os pelos?

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 21 novembro 2023
Por que coelhos arrancam os pelos?
Imagem: Pets Guide
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Observar nosso coelho arrancando os pelos é algo preocupante para qualquer tutor. Além disso, esse sinal pode fornecer muitas informações de que algo não vai bem com nosso animal de estimação. No entanto, observar um coelho sem pelos em determinadas áreas corporais pode até mesmo ser um comportamento necessário. Pessoas nessas circunstâncias costumam expressar algumas das seguintes afirmações, como "meu coelho está arrancando os pelos" ou "meu coelho está arrancando os pelos do pescoço". No entanto, é necessário abordar a situação de maneira cuidadosa para identificar o problema sem precipitações.

Em primeiro lugar, é importante diferenciar se o animal está realmente arrancando os pelos ou se há, na verdade, um excesso de queda. Para isso, pode-se observar diretamente o comportamento ou utilizar uma câmera para detectar isso em circunstâncias mais específicas. Uma vez confirmado que o coelho está arrancando os pelos, o mais indicado é procurar um veterinário especializado em animais exóticos ou um veterinário com conhecimentos sobre a saúde e cuidados desses pequenos mamíferos.

Se sua dúvida é "por que coelhos arrancam os pelos?", não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos as principais causas e o que fazer se o seu coelho estiver com esse comportamento.

Também lhe pode interessar: Pelo de cachorro caindo: causas e soluções

Índice

  1. Problemas dermatológicos
  2. Problemas ambientais
  3. Problemas digestivos
  4. Parto
  5. Muda
  6. Alotriofagia
  7. Problemas dentais
  8. O que fazer se meu coelho arranca o próprio pelo?

Problemas dermatológicos

Uma das causas mais comuns pelas quais um coelho arranca os pelos é a dermatite. Frequentemente, um coelho com essa doença sente excesso de coceira. Com o objetivo de aliviar o prurido, o coelho pode chegar a arrancar os pelos se a coceira for intensa. Além de encontrar áreas corporais sem pelos, o coelho geralmente apresenta sintomas relacionados à dermatite:

  • Vermelhidão da pele;
  • Descamação;
  • Erosões;
  • Úlceras;
  • Infecções cutâneas.

Nesse caso, é recomendável realizar um diagnóstico abrangente para identificar a causa principal. Se você deseja saber mais sobre dermatite em coelhos, convidamos você a ler nosso artigo no PeritoAnimal, no qual nos aprofundamos mais sobre esse tema.

Problemas ambientais

O coelho é um animal que possui uma série de necessidades ambientais específicas. Se a gaiola não atende às condições de higiene ou espaço necessárias, o animal não é capaz desenvolver os comportamentos habituais de sua espécie. Além disso, se estiver em um ambiente estressante, uma das manifestações pode ser arrancar os pelos. Isso ocorre porque o animal tenta redirecionar a frustração e o estresse com um comportamento atípico.

Essa conduta é conhecida como estereotipia e é comum em muitas espécies animais que estão em um ambiente inadequado. Nesse caso, o coelho adquire o comportamento repetitivo de arrancar os pelos, podendo afetar até mesmo a pele. Nesse contexto, você pode afirmar que seu coelho tem falhas no pelo. Por isso, em casos como esses, antes de adotar esse tipo de animal de estimação, é altamente recomendável buscar a orientação de veterinários especializados na espécie.

Falamos sobre "O que é uma estereotipia em animais?" no próximo artigo do PeritoAnimal.

Problemas digestivos

Apesar de ser uma patologia interna, as doenças gastrointestinais também podem resultar em casos como "meu coelho tem falhas porque arranca os pelos". Por um lado, se a dieta não atender às necessidades do lagomorfo, as deficiências nutricionais podem se refletir na aparência do pelo ou até mesmo em alopecia. No entanto, neste caso, o coelho não realizaria o ato de arrancar os pelos.

Todavia, em doenças digestivas como ileíte, disbiose ou gastroenterite, a explicação se baseia no fato de que o animal sente tanta dor abdominal que pode chegar a arrancar os pelos. Essa situação está relacionada a uma fase grave da doença, portanto, se você observar que seu coelho passa vários dias sem comer, não defeca ou se houve uma mudança repentina em seu comportamento, não pense duas vezes antes de procurar seu veterinário o mais rápido possível.

Por que coelhos arrancam os pelos? - Problemas digestivos

Parto

Outro motivo que explica por que seu gato arranca o pelo e come é o parto. Fêmeas de coelho que estão próximas ao parto arrancam os pelos de seu abdômen com dois objetivos:

  • Em primeiro lugar, para expor as mamas, facilitando a alimentação dos filhotes;
  • Por outro lado, esses pelos arrancados são usados como suporte na toca, com o objetivo de manter a temperatura interna. Dessa forma, a mãe garante condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de suas crias.

Muda

Nesta circunstância, podemos observar como seu coelho arranca os pelos para facilitar seu desprendimento, pois, no caso de uma muda, o pelo morto pode ser removido manualmente pelo animal, o que pode causar confusão.

Explicamos "Como é a troca de pelo dos coelhos?" no próximo artigo do PeritoAnimal.

Por que coelhos arrancam os pelos? - Muda

Alotriofagia

Nesse momento, também é possível que você se pergunte por que meu coelho arranca o pelo e o come. Em tal situação, é mais provável que estejamos diante de um caso de alotriofagia, um comportamento em que um coelho começa a ingerir materiais não comestíveis, como seu próprio pelo, papel, papelão, tecido, madeira, plástico ou outros objetos inadequados. Esse comportamento pode ser prejudicial para a saúde do coelho e deve ser tratado adequadamente.

As causas que levam o coelho a arrancar o pelo e comê-lo são diversas e incluem:

  • Tédio;
  • Problemas dentários;
  • Estresse e ansiedade;
  • Mudanças hormonais;
  • Fatores genéticos.

Problemas dentais

Entre as últimas causas que explicam por que seu coelho arranca o pelo, encontramos problemas dentários que, evidentemente, geram desconforto e dor nos dentes do coelho. Para tentar aliviar esse desconforto na boca, o coelho arranca os pelos.

Quer saber quantos dentes tem um coelho? Confira nosso artigo sobre o tema.

O que fazer se meu coelho arranca o próprio pelo?

Para resolver os problemas anteriormente mencionados, o ideal é procurar um veterinário especializado em animais exóticos. No entanto, é possível reunir todas as informações disponíveis sobre esses aspectos: nutrição, ambiente, temperatura, água, gaiola, substrato, limpeza, vacinas, vermifugação, etc.

Com essas informações, o veterinário poderá orientar melhor os testes diagnósticos e prescrever o tratamento adequado. De qualquer forma, se deseja prevenir esse tipo de comportamento antes que ocorra, é melhor informar-se sobre quais são as condições ideais para seu animal de estimação, com o objetivo de reduzir doenças e garantir seu bem-estar.

Por último, não deixe de ler nosso artigo "Como saber se meu coelho gosta de mim?" para conhecer mais sobre esses fascinantes animais.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que coelhos arrancam os pelos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Pets Guide
1 de 3
Por que coelhos arrancam os pelos?