Curiosidades do mundo animal

Quantos dentes tem um coelho?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 3 agosto 2023
Quantos dentes tem um coelho?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

As diferentes espécies animais possuem dentições adaptadas à sua forma de alimentação e ao seu ambiente e, como você pode imaginar, os coelhos não são exceção. O número de dentes, sua forma e sua distribuição na cavidade oral permitem que esses lagomorfos se alimentem regularmente de materiais fibrosos e abrasivos.

Mas, você sabe quantos dentes tem um coelho? Um exemplar adulto costuma ter entre 26 e 28 dentes no total, dependendo de quantos molares ele tem, porque esse número pode variar de um indivíduo a outro. Além disso, seus dentes nunca deixam de crescer. Se você quer conhecer todos os detalhes sobre a dentição dos coelhos, não hesite em nos acompanhar no seguinte artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos todas as peculiaridades da dentição desses pequenos lagomorfos.

Também lhe pode interessar: Quantos dentes tem um cachorro?

Índice

  1. Quantos dentes tem um coelho adulto?
  2. Quantos dentes tem um coelho anão?
  3. Como é a boca de um coelho?
  4. Como são os dentes de um coelho?

Quantos dentes tem um coelho adulto?

Antes de revelar quantos dentes tem um coelho adulto, é preciso explicar o que é fórmula dentária e como ela é interpretada. A fórmula dentária é uma representação esquemática que nos permite conhecer o número de dentes de cada tipo em um animal. Para interpretar esse esquema simples, devemos levar em consideração o seguinte:

  • Os dentes são numerados seguindo a mesma ordem: incisivos (I), caninos (C), pré-molares (P) e molares (M).
  • O numerador de cada fração refere-se ao arco superior, ou seja, a maxila, enquanto o denominador refere-se ao arco inferior, isto é, a mandíbula.
  • Tanto o numerador como o denominador de cada fração se referem somente à metade do arco, ou seja, a metade da maxila ou a metade da mandíbula, porque elas são totalmente simétricas, de forma que existem o mesmo número de dentes do lado esquerdo e do lado direito. Por isso, para conhecer o número total de dentes que um coelho tem devemos multiplicar a fórmula dentária por dois.

Levando isso em consideração, já podemos revelar quantos dentes um coelho tem. Pois bem, a fórmula dentária desses lagomorfos é 2x (I 2/1, C 0/0, P 3/2, M 2-3/3). A partir desta fórmula, podemos deduzir que:

  • No arco superior ou maxila, os coelhos têm: 4 incisivos, 6 pré-molares e 4-6 molares.
  • No arco inferior ou mandíbula, os coelhos têm: 2 incisivos, 4 pré-molares e 6 molares.
  • No total, os coelhos têm entre 26 e 28 dentes (dependendo do número de molares que têm na maxila).

Além disso, a partir dessa fórmula dentária, é fácil responder perguntas como “quantos dentes incisivos um coelho tem?”. Temos que somar o numerador e o denominador correspondente à fração dos incisivos (2 + 1) e multiplicar por 2. Ou seja, os coelhos têm um total de 6 incisivos (4 em cima e 4 embaixo).

 

Quantos dentes tem um coelho? - Quantos dentes tem um coelho adulto?

Quantos dentes tem um coelho anão?

Dentro da espécie Oryctolagus cuniculus (coelho europeu), podemos encontrar até 28 raças e 77 variedades diferentes. Todas elas, incluindo as raças e variedades anãs, compartilham a mesma fórmula dentária. Portanto, podemos dizer que os coelhos anões, assim como o resto das raças de coelhos, possuem entre 26 e 28 dentes.

Como é a boca de um coelho?

Como mencionado anteriormente, a boca do coelho têm três tipos de dentes: incisivos, pré-molares e molares. Esses três tipos de dentes estão dispostos da seguinte forma na boca do coelho:

  • A parte anterior da boca é delimitada por 6 incisivos (4 superiores e 2 inferiores). Na arcada superior ou maxilar, há dois grandes incisivos, e atrás deles estão outros dois incisivos rudimentares muito menores. Os dois incisivos inferiores se encaixam entre os incisivos superiores principais e os rudimentares.
  • Entre os incisivos e os pré-molares há um espaço vazio, denominado diastema, que não é ocupado por nenhum dente, uma vez que os coelhos não têm caninos ou "presas".
  • Em seguida, estão os pré-molares e molares, dentes encarregados de triturar o alimento mediante o processo de mastigação. Ambos têm uma morfologia semelhante e geralmente são chamados coletivamente de "molares".

Agora que conhecemos a distribuição dos dentes na boca do coelho, vamos explicar as características da dentição desses animais. Os coelhos possuem uma dentição:

  • Heterodonta: o que significa que esses animais possuem diferentes tipos de dentes (incisivos, pré-molares e molares), os quais têm diferentes formas e funções.
  • Difiodonta: pois possuem duas dentições, uma de leite e outra permanente. Antigamente, acreditava-se que os coelhos não trocavam seus dentes, no entanto, em 1977, descobriu-se que eles possuíam dentes de leite, mas perdiam-nos intrauterinamente ou nos primeiros dias após o nascimento.
  • Elodonta ou arradicular: o que significa que os dentes do coelho crescem continuamente (de 2 a 3 mm por semana) e não desenvolvem uma raiz dentária, mas sim uma raiz aberta.

Se você está se perguntando como desgastar os dentes de um coelho, neste artigo explicamos o que fazer em caso de crescimento anormal dos dentes do coelho.

Quantos dentes tem um coelho? - Como é a boca de um coelho?

Como são os dentes de um coelho?

A maioria dos mamíferos tem dentes compostos por duas partes distintas: uma parte externa, chamada de coroa, e uma parte enterrada na gengiva, a raiz. No entanto, os dentes dos coelhos têm uma característica diferencial que os distinguem dos dentes de outros mamíferos: são elodontes ou arradiculares. Isso significa que seus dentes nunca formam verdadeiras raízes anatômicas, mas têm, na verdade, raízes abertas que permitem um crescimento contínuo dos dentes.

É por isso que, nos dentes dos coelhos, podemos distinguir duas partes:

  • Coroa clínica: é a parte exposta do dente, ou seja, aquela que vemos externamente ao abrir a boca do animal.
  • Coroa de reserva: é a parte do dente que está dentro da gengiva e que vai emergindo ao longo da vida do animal.

Quando os coelhos têm uma dieta rica em alimentos fibrosos, com alto teor de sílica, é normal ocorrer um equilíbrio entre o crescimento e o desgaste dos dentes, mantendo-se assim uma boa saúde bucal. No entanto, quando esses animais não recebem uma dieta apropriada, é comum que ocorram supercrescimentos dentários que podem causar lesões orais graves. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental fornecer uma dieta fibrosa e “abrasiva” que permita um desgaste apropriado dos dentes dos coelhos. Neste outro post explicamos o que fazer se um coelho não quiser comer feno.

Agora que você já sabe quantos dentes tem um coelho e como é a sua dentição, continue aprendendo e não perca este artigo no qual respondemos: os coelhos dormem?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dentes tem um coelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fernández, J.M.; Del Campo, M.; San Román, F. (2017). Anatomía dental y fisiología oral de la masticación en los conejos. Síntomas y signos asociados a enfermedad dental. Profesión veterinaria; 22(87):33-39
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantos dentes tem um coelho?