Medicamentos

Cefalexina para gatos - Dosagem, usos e efeitos colaterais

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 14 março 2023
Cefalexina para gatos - Dosagem, usos e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A cefalexina é um antibiótico que pode ser prescrito pelo veterinário para tratar algumas doenças causadas por bactérias que afligem os gatos. Por ser um antibiótico, é muito importante lembrar que este tipo de medicamento deve ser usado exclusivamente com receita. Caso contrário, corremos o risco de gerar resistências, o que torna cada vez mais difícil lutar contra as bactérias.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos tudo sobre cefalexina para gatos - dosagem, usos e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é cefalexina para gatos?
  2. Para que serve a cefalexina para gatos?
  3. Dosagem de cefalexina para gatos
  4. Contraindicações de cefalexina para gatos
  5. Efeitos colaterais da cefalexina para gatos

O que é cefalexina para gatos?

A cefalexina é um antibiótico, o que significa que apresenta atividade contra as bactérias. Pertence ao grupo das cefalosporinas de primeira geração e deriva do Cephalosporium acremonium. Especificamente, atua na parede bacteriana, alterando sua construção, tornando-a instável até que acabe por romper-se. É rapidamente absorvida e eliminada pelo sistema renal, sendo excretada na urina.

Podemos encontrar cefalexina para gatos em suspensão oral, para administração em forma de xarope, e também em comprimidos, que podem ser mastigáveis ou com sabor. Também há apresentação injetável por via intramuscular ou subcutânea.

Para que serve a cefalexina para gatos?

Por se tratar de um antibiótico, seus usos se destinam a combater as bactérias sensíveis à sua ação, como:

  • Pasteurella multocida
  • Staphylococcus aureus

E algumas cepas de:

  • Staphylococcus intermedius
  • Staphylococcus epidermidis,
  • Escherichia coli, Klebsiella spp
  • Salmonella spp
  • Corynebacterium spp
  • Listeria monocytogenes
  • Clostridium spp
  • Actinomyces spp
  • Streptococcus spp

Embora a cefalexina atue contra uma infinidade de bactérias, não funciona contra todas elas. Por isso, deve ser usada apenas com prescrição veterinária e nunca administrada por conta própria. Por isso, se você acredita que o gato está com alguma infecção, não dê medicamentos por conta própria.

Na verdade, por ser um antibiótico ativo contra bactérias específicas, o ideal seria realizar um cultivo para saber exatamente quais são as bactérias que estão infectando o gato. Nesse sentido, é usada principalmente para infecções bacterianas na pele ou tecidos moles, como feridas ou abscessos, e infecções respiratórias, como broncopneumonias, infecções de ouvido ou geniturinárias.

Dosagem de cefalexina para gatos

As doses de cefalexina para gatos, assim como a frequência ou duração do tratamento, só podem ser estabelecidas pelo veterinário, pois dependem de vários fatores, como o peso do gato, a doença que se pretende curar ou a apresentação do medicamento escolhido.

A título de exemplo, para uma infecção na pele, se for utilizada uma suspensão oral de cefalexina a 15%, o profissional prescreverá entre 0,1-0,2 ml por cada kg de peso do gato, duas vezes ao dia. Deve-se ter em mente que os tratamentos com cefalexina podem ser longos. Estamos falando de várias semanas. Portanto, é importante seguir as orientações do veterinário e nunca interromper o tratamento antes do tempo, mesmo que pareça que os sintomas tenham desaparecido.

Por fim, a cefalexina pode ser administrada com a comida, facilitando a ingestão por muitos gatos, sem precisar que a administração do medicamento seja uma luta. Alguns gatos toleram melhor a administração de comprimidos mastigáveis ou com sabor, que também podem ser triturados e adicionados ao alimento, se necessário. Não perca nosso artigo sobre como dar um comprimido a um gato.

Contraindicações de cefalexina para gatos

Estas são as contraindicações a serem consideradas antes de administrar cefalexina a um gato, tanto na forma de xarope como em comprimidos ou injetável:

  • A cefalexina tem efeito nefrotóxico, por isso não é recomendada a sua administração a gatos que sofrem de problemas renais graves ou que tenham sofrido algum episódio de doença renal. Ao ser eliminada pelos rins, em gatos com função renal prejudicada, poderia acumular-se no organismo. Por isso, deve-se evitar a cefalexina, dar doses reduzidas ou em intervalos maiores;
  • Por precaução, não se aconselha dar cefalexina a gatas gestantes, embora não tenham sido descritas malformações fetais, ou durante o período de amamentação;
  • Filhotes com menos de 9-10 semanas de vida também não devem ser tratados com cefalexina;
  • Se o gato estiver tomando algum outro medicamento e o veterinário não souber, é preciso comunicá-lo para evitar possíveis reações indesejadas;
  • Não se deve dar cefalexina a um gato que já tenha manifestado alguma reação de hipersensibilidade a essa substância, obviamente.

Em qualquer caso, as contraindicações não necessariamente indicam que o gato não possa utilizar a cefalexina, mas sim que o veterinário terá que avaliar os riscos e benefícios tanto de administrá-la ou não.

Efeitos colaterais da cefalexina para gatos

Às vezes, após a administração de cefalexina, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, geralmente transitórios, pouco graves, que se resolvem espontaneamente sem a necessidade de interromper o tratamento e que podem ser reduzidos ao administrar o medicamento com a comida. Os mais comuns, embora não os únicos, afetam o sistema digestivo. Estes são os mais frequentes:

  • Desconforto gastrointestinal (como gastrite, por exemplo);
  • Diarreia;
  • Vômitos (juntamente com a diarreia, é o sintoma detectado com mais frequência em gatos);
  • Náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Letargia;
  • Icterícia (coloração amarelada das mucosas);
  • Se o medicamento for injetado, pode haver reação no ponto de inoculação, que costuma desaparecer espontaneamente em um curto período.

Na presença de qualquer um desses sintomas, devemos entrar em contato com o veterinário para que ele decida se é necessário modificar ou mudar o tratamento. Por fim, a cefalexina é um medicamento seguro, o que significa que, mesmo que a dose seja excedida, é difícil ocorrer intoxicação. De qualquer forma, os sintomas seriam aqueles já mencionados como efeitos adversos.

Cefalexina para gatos - Dosagem, usos e efeitos colaterais - Efeitos colaterais da cefalexina para gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cefalexina para gatos - Dosagem, usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • CEFEX, Cefalexina. Disponível em: <https://www.cepav.com.br/produtos/cefex/>. Acesso em 14 de março de 2023.
  • Cefalexina Virbac Chile. Disponível em: <https://cl.virbac.com/products/antibioticos-orales-en-suspensio/cefalexina-15-suspension-oral#:~:text=Indicado%20para%20el%20tratamiento%20de,Staphylococcus%20epidermidis%20y%20Streptococcus%20spp.>. Acesso em 14 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cefalexina para gatos - Dosagem, usos e efeitos colaterais