Medicamentos

Antibióticos para gatos machucados

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 16 dezembro 2022
Antibióticos para gatos machucados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções. No caso dos gatos, os antibióticos podem ser usados para tratar doenças como infecções urinárias (cistites bacterianas), verminoses e parasitoses intestinais, doenças hepáticas, gripes de gatos (complexo respiratório felino), dentre outras. Porém, os gatos têm uma particularidade: eles são mais sensíveis ao uso de antibióticos, pois têm uma metabolização pelo fígado mais delicada e mais complexa, podendo sofrer uma intoxicação com o uso de alguns fármacos.

Em geral, o seguinte critério deve ser preenchido antes do início do tratamento dos gatos com antibióticos: presença comprovada de uma infecção bacteriana ou suspeita clínica bem fundamentada de uma infecção bacteriana. Em outras palavras, a presença de uma infecção viral, parasitária ou fúngica, que não vai responder à terapia antibiótica, deve ser excluída ou avaliada como sendo improvável. Considera-se improvável quando as defesas imunes do hospedeiro superem a infecção sem o uso de antibióticos. Mas será que posso utilizar antibióticos em gatos machucados? Somente o veterinário pode prescrever antibióticos? Como eles funcionam no corpo do animal? Neste artigo, daremos todas as explicações sobre o uso de antibióticos para gatos. Se você ficou interessado, não deixe de ler as dicas!

Também lhe pode interessar: Pode dar azitromicina para gatos?

Índice

  1. Posso dar antibióticos para gatos machucados?
  2. Como os antibióticos atuam nos gatos?
  3. Que remédios usar para feridas em gatos?
  4. Quais doenças felinas podem ser tratadas com antibióticos?
  5. Efeitos colaterais de antibióticos em gatos

Posso dar antibióticos para gatos machucados?

O uso de antibióticos sistêmicos para gatos machucados deverá ser avaliado pelo médico veterinário, que analisará a real necessidade do medicamento, garantindo o bem-estar e a sobrevivência do paciente.

Geralmente, feridas mais profundas e infeccionadas necessitarão de antibióticos, tanto tópicos quanto sistêmicos. Deverá ser analisado se as defesas imunológicas do gato serão capazes ou não de superar a infecção sem o uso de antibióticos sistêmicos. Caso o animal encontre-se debilitado, com o sistema imunológico enfraquecido, o uso de antibióticos sistêmicos é altamente recomendável, mas só poderá ser prescrito pelo médico veterinário.

Neste outro artigo falamos sobre a amoxicilina para gatos, dosagem recomendada e efeitos colaterais.

Como os antibióticos atuam nos gatos?

O principal objetivo do uso de um antimicrobiano é o de prevenir ou tratar uma infecção, diminuindo ou eliminando os organismos patogênicos e, se possível, preservando os germes da microbiota normal. Para isso é necessário conhecer os germes responsáveis pelo tipo de infecção a ser tratada. Há duas formas principais de os antibióticos ajudarem o sistema imunológico: matando as bactérias (efeito bactericida) ou impedindo que elas se multipliquem (efeito bacteriostático, onde o próprio sistema imunológico do gato doente elimina a infecção).

Da mesma forma que acontece com os outros animais e com os humanos, os antibióticos atuam nos gatos agindo diretamente nas bactérias, inibindo a síntese da parece celular, aumentando a permeabilidade dessa parede ou interferindo na síntese proteica e no metabolismo do material genético da bactéria.

Antibióticos para gatos machucados - Como os antibióticos atuam nos gatos?

Que remédios usar para feridas em gatos?

Podemos utilizar tanto pomadas quanto sprays em feridas de gatos. O importante é que o ferimento esteja limpo, sem coágulos, para que o medicamento consiga penetrar na lesão. Além disso, o tutor precisa garantir que o gatinho não ficará lambendo o remédio.

Apesar da grande utilidade e facilidade de aplicação, os antimicrobianos tópicos apresentam algumas desvantagens, como indução de resistência bacteriana, citotoxicidade e hipersensibilidade. Devido a isso, é indicado pedir orientação a um médico veterinário antes de utilizar qualquer medicamento no seu amigo peludo.

Esses são os remédios mais utilizados em feridas de gatos, segundo a experiência clínica desta autora:

Sprays mais utilizados para feridas em gatos

  1. Rifocina Spray: medicamento de uso humano, indicado para o tratamento das infecções de pele causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina. Deve ser aplicada no ferimento a cada 6 horas, após a limpeza com solução fisiológica. Em outro artigo detalhamos os melhores sprays cicatrizantes para feridas em gatos.
  2. Clorexidina: pode ser encontrada em várias apresentações como digliconato, diacetato e dicloridrato, possuindo ampla ação antibacteriana, sendo eficiente tanto para a eliminação de bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas, porém com ação limitada na eliminação de fungos e vírus. Pode ser usada para realizar a limpeza da ferida.
  3. Neodexa Spray: produto de ação antibiótica e anti-inflamatória, desenvolvido para tratar cortes, ferimentos, queimaduras e feridas pós-operatórias de cães e gatos. Pode ser utilizado a cada 8 horas, até total reparação da ferida.
  4. Furanil Spray: indicado para infecções bacterianas e fúngicas, podendo ser utilizado na limpeza de feridas, cortes, escoriações e úlceras. Deve ser aplicado nas lesões a cada 8 horas, até a cicatrização completa.

Pomadas mais utilizadas para feridas em gatos

  1. Neodexa F Creme: possui em sua composição neomicina, nistatina, dexametasona e benzocaína. É indicada para o tratamento de lesões de pele complicadas por infecções bacterinanas ou fúngicas provocadas por Malassezia pachedermatis, Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Corynebacterium spp., Pseudomonas spp., Trichophyton spp., Microsporum spp., Epidermophyton spp., Aspergillus spp e Candida albicans.
  2. Vetaglós: possui gentamicina, sulfanilamida, sulfadiazina, ureia e vitamina A. Esta pomada indicada para feridas em gatos contém agentes antimicrobianos eficazes no combate aos diversos microrganismos que podem estar presentes nas infecções dermatológicas. Além de combater a infecção bacteriana, a vitamina A tem ação sobre o epitélio, auxiliando em sua manutenção e regeneração.
  3. Ganadol: composta por ureia, penicilina e diidroestreptomicina. A ureia dissolve e elimina as secreções purulentas e os tecidos mortos, limpando a ferida e permitindo, deste modo, a ação profunda dos antibióticos sobre os germes da infecção. Já a diidroestreptomicina age sobre microrganismos pouco sensíveis à penicilina, resultando em uma sinergia entre esses dois componentes, obtendo bons resultados.
  4. Dermotrat Creme: possui em sua composição a gentamicina, o miconazol e a betametasona. É um agente antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório de uso tópico para afecções cutâneas que acometem cães e gatos.

Uma boa solução para impedir o gato de ficar lambendo uma ferida onde você tenha aplicado um antibiótico é o uso do colar elizabetano. Veja como fazer um no vídeo a seguir:

Quais doenças felinas podem ser tratadas com antibióticos?

Qualquer infecção de origem bacteriana pode ser tratada com antibióticos, como:

Efeitos colaterais de antibióticos em gatos

Vários efeitos colaterais podem ser vistos em gatos usando antibióticos, como:

  • Náusea
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Salivação
  • Falta de apetite.

Caso o animal apresente algum desses sintomas, o médico veterinário deverá ser avisado, para que o medicamento seja trocado ou ajustada a sua dose. Agora que você sabe podemos usar antibióticos para gatos machucados, desde isso seja recomendado por um profissional para não intoxicar o felino, recomendamos a leitura deste outro artigo no qual explicamos se podemos usar Nebacetin em gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Antibióticos para gatos machucados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Uso abusivo de antibióticos em gatos é tema do “Fiocruz no Ar”. Agência Fiocruz de Notícias, 2020. Disponível em https://agencia.fiocruz.br/uso-abusivo-de-antibioticos-em-gatos-e-tema-do-fiocruz-no-ar. Acesso em 14/12/2022.
  • Uso de antibióticos – orientações. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde, 2009. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es. Acesso em 14/12/2022.
  • Ribeiro, R.C.N., Cortezi, A.M., Gomes, D.E. Utilização racional de antimicrobianos na clínica veterinária. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/127-Texto%20do%20Artigo-367-1-10-20181109.pdf. Acesso em 14/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Hélia
Minha gata passou a unha na boca e cortou. O céu da boca está machucado e perto do dente canino também. Já dei meloxicam, uma vez ao dia por 4 dias em mas não curou. Devido a isso ela não come sozinha.
1 de 2
Antibióticos para gatos machucados