menu
Partilhar

Os animais mais perigosos do mundo

Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 18 setembro 2023
Os animais mais perigosos do mundo

Como podemos saber quais são os animais mais perigosos do mundo? Devemos observar aqueles que representam um grande risco devido à sua força física ou aqueles que possuem toxicidade capaz de aniquilar em poucos minutos? Para fornecer uma resposta confiável, consultamos os registros de ataques de animais a humanos e descobrimos os animais mais letais do mundo.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal os 15 animais mais perigosos do mundo, com fotografias e dados confiáveis sobre as mortes de pessoas que causam anualmente. Não perca!

Também lhe pode interessar: Os animais marinhos mais perigosos do mundo

1. Mosquito

Que surpresa, não? O mosquito é o organismo mais letal, ocupando o primeiro lugar em nossa lista dos animais mais perigosos do mundo. Esse pequeno invertebrado é capaz de atuar como vetor de vários vírus e parasitas. Estima-se que os mosquitos causem atualmente mais de 725.000 mortes por ano, a maioria delas em crianças, sendo considerado o animal que causa a maior mortalidade humana no planeta.

Assim, o animal mais perigoso do mundo é o Aedes aegypti, um mosquito que desenvolveu uma grande resistência a diversos inseticidas. Esse mosquito, que se alimenta exclusivamente de sangue humano, deposita seus ovos em recipientes de todos os tipos e é capaz de transmitir a febre amarela, a dengue clássica e o vírus Zika.

Os animais mais perigosos do mundo - 1. Mosquito

2. Ser humano

De fato, o ser humano é o segundo animal mais perigoso do mundo e o responsável direto pela perda de biodiversidade no planeta Terra. A atividade humana está causando efeitos irreversíveis a longo prazo. Alguns deles são a exaustão de recursos, a perda de ecossistemas e a extinção de espécies e populações. Estima-se que nos últimos 100 anos, o homem tenha causado a extinção de 200 animais vertebrados.

Algumas práticas, como a superexploração, o desmatamento, a poluição e a alteração do clima, não afetam apenas os animais, mas também as pessoas, resultando atualmente em mais de 475.000 mortes devido às próprias ações humanas. Alguns cientistas até falam em uma aniquilação biológica em massa ou a "sexta extinção".

Os animais mais perigosos do mundo - 2. Ser humano

3. Cobra

A cobra é a terceira protagonista da nossa lista dos animais mais perigosos do mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que das 600 espécies venenosas distribuídas ao redor do planeta Terra, 200 são consideradas de "importância médica" devido à periculosidade de suas picadas, causando toxicidade, incapacidade e mortalidade. As duzentas espécies estão divididas em duas categorias, de acordo com o risco.

Estima-se que entre 30.000 e 40.000 pessoas morrem a cada ano após serem picadas por uma cobra. As espécies consideradas mais perigosas são a "krait malaia" (Bungarus candidus), a "víbora malaia" (Calloselasma rhodostoma) e certas cobras (geralmente espécies do gênero Naja). Em alguns casos, a morte pode ocorrer em poucos minutos.

Os animais mais perigosos do mundo - 3. Cobra

4. Cachorro

Provavelmente, se você está se perguntando quais são os animais mais perigosos do mundo, não imagina que o cachorro faça parte da lista, certo? Devemos saber que a raiva canina é uma doença que continua causando a morte de cerca de 25.000 pessoas em todo o mundo a cada ano.

Embora a raiva represente apenas 1% do total de mortes causadas por doenças infecciosas, as áreas rurais e/ou sem acesso à saúde são as mais vulneráveis. Consideramos que a África e a Ásia são os continentes com maior risco, pois é nessas áreas endêmicas que ocorrem 95% dos casos registrados. Esses continentes também abrigam 50% da população mundial.

Os animais mais perigosos do mundo - 4. Cachorro

5. Mosca tsé-tsé

A mosca tsé-tsé é um grande inseto africano do gênero Glossina que parasita animais vertebrados. Ela se alimenta do sangue de suas vítimas e é capaz de transmitir o parasita Tripanossoma, causador da doença do sono (Tripanossomíase africana), uma condição potencialmente fatal, exceto nos casos em que é diagnosticada e tratada precocemente.

Portanto, esse invertebrado está entre os 5 animais mais perigosos do mundo, causando a morte de cerca de 12.000 pessoas por ano, a maioria delas registrada na República Democrática do Congo e na República Centro-Africana. Essa doença ataca o sistema nervoso central, invadindo o cérebro, o que leva a um estado de letargia extrema e, eventualmente, à morte dos afetados.

Os animais mais perigosos do mundo - 5. Mosca tsé-tsé

6. Bicho-barbeiro

Os bichos-barbeiros são pequenos insetos da família Reduviidae são responsáveis pela propagação do parasita Trypanosoma cruzi, que causa a doença de Chagas. Essa doença está especialmente disseminada na América Latina. Atualmente, estima-se que existam entre seis e sete milhões de pessoas infectadas, resultando em cerca de 20.000 a 10.000 mortes por ano.

Os animais mais perigosos do mundo - 6. Bicho-barbeiro

7. Caramujo-de-água-doce

O caramujo-de-água-doce atua como hospedeiro para os vermes trematódeos do gênero Schistosoma, responsáveis pela esquistossomose ou bilharziose, uma doença presente em países de clima tropical e subtropical. Estima-se que 92% das pessoas afetadas por essa doença residam na África.

Mais de 200 milhões de pessoas estão infectadas e requerem tratamento profilático. Embora cerca de 88 milhões recebam tratamento anualmente, ainda há uma alta mortalidade, resultando em aproximadamente 10.000 mortes por ano. A falta de saneamento é a principal causa dessa situação.

Os animais mais perigosos do mundo - 7. Caramujo-de-água-doce

8. Parasitas intestinais

Destacamos o nematódeo Ascaris lumbricoides como um dos parasitas intestinais mais mortais para os seres humanos. Eles são transmitidos por via oral ou fecal e podem atingir de 20 a 30 centímetros de comprimento. São comuns em climas tropicais e subtropicais, afetando principalmente crianças e sendo a principal causa da ascaridíase. Estima-se que atualmente cerca de 2.500 pessoas morram devido a essa doença.

Os animais mais perigosos do mundo - 8. Parasitas intestinais

9. Escorpião

Continuando com os animais mais perigosos do mundo, é a vez dos escorpiões, animais que matam suas presas usando veneno. No entanto, das mais de 1.000 espécies venenosas que existem, apenas cerca de 25 podem ser mortais para os seres humanos, especificamente aquelas que pertencem à família Buthidae. Atualmente, cerca de 3.250 pessoas morrem a cada ano devido à picada de escorpião.

Os animais mais perigosos do mundo - 9. Escorpião

10. Crocodilo

Os ataques de crocodilos são comuns em países onde esses grandes répteis habitam próximo a áreas com população humana. No entanto, apenas exemplares com mais de dois metros e meio de comprimento representam um verdadeiro risco para os seres humanos.

Estima-se que cerca de 1.000 pessoas morrem anualmente por essa causa, sendo o crocodilo-do-Nilo e o crocodilo de água salgada as espécies mais perigosas para os seres humanos.

Os animais mais perigosos do mundo - 10. Crocodilo

11. Hipopótamo

O hipopótamo é um mamífero semiaquático endêmico da África, principalmente herbívoro. Ele coexiste com uma variedade de predadores, como leões, hienas e crocodilos, mas é conhecido por ser um animal especialmente agressivo, com ataques frequentes entre os próprios hipopótamos.

Também são registrados muitos conflitos com seres humanos, com cerca de 500 ataques por ano. Esses animais podem facilmente virar barcos e também consomem plantações próximas ao seu habitat, o que pode levar a uma situação de agressividade por parte desses grandes mamíferos.

Os animais mais perigosos do mundo - 11. Hipopótamo

12. Elefante

O elefante é um ser nobre e especialmente sensível. Geralmente, ele convive pacificamente com outros animais, que mantêm distância de seu caminho. Excepcionalmente, foram registrados ataques entre rinocerontes e elefantes, principalmente em Keina. No entanto, seu grande tamanho também o torna uma criatura letal. A cada ano, 450 pessoas morrem vítimas do ataque desse poderoso mamífero placentário.

Os animais mais perigosos do mundo - 12. Elefante

13. Leão

O leão, também conhecido como "o rei da selva", é considerado um dos animais mais perigosos do mundo. Esses grandes felinos precisam se aproximar de suas presas para atacar, e é nesse momento que ocorre uma corrida rápida e um salto mortal. Atualmente, cerca de 250 pessoas morrem a cada ano devido a ataques de leões.

Os animais mais perigosos do mundo - 13. Leão

14. Lobo

Você pode estar se perguntando: é verdade que os lobos atacam pessoas? O último ataque registrado na Espanha, por exemplo, ocorreu em 1997, mas é importante ressaltar que os lobos são animais especialmente tímidos e evitam o contato com seres humanos o máximo possível, exceto quando se sentem ameaçados.

Os supostos ataques ao gado suspeita-se que sejam causados principalmente pelo desmatamento. Isso contrasta com as aproximadamente 10 mortes anuais em todo o mundo que ocorrem de forma geral. É por isso que eles estão nesta lista dos animais mais perigosos do mundo!

Os animais mais perigosos do mundo - 14. Lobo

15. Tubarão

Terminamos a lista dos animais mais perigosos do mundo falando dos tubarões! Os ataques desses grandes predadores têm sido documentados ao longo dos anos devido à repercussão midiática, que inspirou ilustrações e filmes ao redor do mundo.

Existem mais de 350 espécies de tubarões, no entanto, apenas três delas são responsáveis pela maior parte das mortes: o tubarão-branco, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. No último século, ocorreram em média 6 ataques fatais por ano, sendo a Austrália o país que registra o maior número de incidentes.

Os animais mais perigosos do mundo - 15. Tubarão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais perigosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • The 24 deadliest animals on Earth, ranked, CNET, 15 October 2016, Jessica Learish
  • Nelson, M. J. (1986). Aedes aegypti: biología y ecología.
  • Rodríguez, M. M., Bisset, J. A., Milá, L. H., Calvo, E., Díaz, C., & Alain Soca, L. (1999). Niveles de resistencia a insecticidas y sus mecanismos en una cepa de Aedes aegypti de Santiago de Cuba. Revista Cubana de Medicina Tropical, 51(2), 83-88.
  • Ceballos, G., Ehrlich, P. R., & Dirzo, R. (2017). Biological annihilation via the ongoing sixth mass extinction signaled by vertebrate population losses and declines. Proceedings of the National Academy of Sciences, 114(30), E6089-E6096.
  • World Health Organization. (2010). Venomous snakes distribution and species risk categories. 2019, de WHO Sitio web: http://apps.who.int/bloodproducts/snakeantivenoms/database/
  • David A Warrell. (2010). Guidelines for the management of snake-bites . 2019, de World Health Organization
  • Cleaveland, S., Fevre, E. M., Kaare, M., & Coleman, P. G. (2002). Estimating human rabies mortality in the United Republic of Tanzania from dog bite injuries. Bulletin of the World Health Organization, 80, 304-310.
  • OIE. (2019). Portal sobre la rabia. 2019, de World Organisation for Animal Health Sitio web: http://www.oie.int/es/sanidad-animal-en-el-mundo/portal-sobre-la-rabia/que-es-la-rabia/
  • Rogers, D.J.; Hay, S.I.; Packer, M.J. (1996). "Predicting the distribution of tsetse flies in West Africa using temporal Fourier-processed meteorological satellite data". Annals of Tropical Medicine and Parasitology. 90 (3): 225–241.
  • "ISAF 2016 Worldwide Shark Attack Summary". Florida Museum of Natural History. Retrieved 24 April 2017.
  • OMS. (1 de febrero de 2018). La enfermedad de Chagas (tripanosomiasis americana). 2019, de Organización Mundial de la Salud Sitio web: https://www.who.int

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LORENA LAZARETTI RESUN
A maioria das coisas que mostraram aqui e da australia?🦘
Os animais mais perigosos do mundo
1 de 16
Os animais mais perigosos do mundo

Voltar ao topo da página