PARTILHAR

Os 20 animais mais exóticos do mundo

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 29 novembro 2019
Os 20 animais mais exóticos do mundo

No planeta Terra, encontramos uma imensa variedade de animais e seres vivos com qualidades únicas que os tornam muito especiais, diferentes, tidos como bichos estranhos e por isso, são animais pouco conhecidos.

O que são animais exóticos? Existem todos os tipos de mamíferos, pássaros, peixes ou insetos que nos agradam, outros que nos causam medo, e outros que podemos chamar de animais exóticos ou bizarros, pois apresentam características incomuns.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para descobrir tudo sobre os animais mais exóticos do mundo e conferir as fotos maravilhosas que reunimos para você!

Também lhe pode interessar: 20 raças de cachorro mais caras do mundo

Top 20 de animais curiosos

Essa é a lista dos 20 animais mais exóticos do mundo que você precisa conhecer:

  • Slow Loris
  • Pato-mandarim
  • Anta
  • Gafanhoto cor-de-rosa
  • Centopeia ou lacraia gigante da Amazônia
  • Dragão-marinho-folhado
  • Caulophryne Jordani
  • Macaco-japonês
  • Boto cor-de-rosa
  • Ligre
  • Atelopus
  • Pangolim
  • Feneco
  • Peixe-bolha
  • Polvo-dumbo
  • Veado-de-penacho
  • Toupeira-nariz-de-estrela
  • Lagosta-boxeadora
  • Lesma-do-mar-azul
  • Axolote

Continue lendo para conferir as fotos e informações sobre cada um.

Slow Loris

O Slow Loris, Loris lento ou Loris-preguiçoso é um tipo de primata que vive na Ásia e é considerado um dos animais mais exóticos do mundo. A sua história evolutiva é misteriosa, uma vez que os restos fósseis de seus ancestrais quase não foram encontrados. O macaco lento é um animal curioso e como tem pouca defesa contra os seus predadores, desenvolveu uma glândula nas axilas que destila um veneno. Eles lambem a secreção para ativá-lo e, ao misturar à saliva, mordem os predadores. Também aplicam o veneno na pele dos seus filhotes para protegê-los.

É uma espécie ameaçada de extinção e o seu principal predador é o ser humano. Além do desmatamento do seu habitat, o comércio ilegal é o principal problema desse pequeno mamífero. Tomamos todos os tipos de medidas para evitar a venda, porém, mesmo após serem incluídos no acordo CITES, e estar presentes na lista vermelha da IUCN, infelizmente podemos encontrar ofertas destes pequenos mamíferos na Internet e em becos e lojas na Ásia.

A posse do Slow Loris como animal de estimação é ilegal em todo o mundo. Além disso, a complicada tarefa de separar a mãe do seu filhote termina com a morte do progenitor. Alguns traficantes de animais puxam os seus dentes com pinças ou alicates para torná-los apropriados para o convívio com crianças e evitar o envenenamento.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Slow Loris

Pato-mandarim

Originário da China, Japão e Rússia e introduzido na Europa, o pato-mandarim é uma raça apreciada pela sua grande beleza. O macho tem uma variedade de cores incríveis, como verde, fúcsia, azul, marrom, creme e laranja. Devido à sua cor, o pato-mandarim está na lista de animais exóticos do mundo.

Geralmente, essas aves vivem em áreas próximas a lagos, charcos ou lagoas. Em toda a Ásia, o pato-mandarim é considerado um portador de boa sorte, sendo também conhecido como símbolo do afeto e do amor conjugal. Ele é oferecido nos casamentos mais importantes como um presente principal.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Pato-mandarim

Anta

A anta é um grande mamífero herbívoro que vive em áreas arborizadas da América do Sul, América Central e sudeste Asiático. Possui um tronco muito versátil e é um animal dócil e calmo. A anta pertence a uma das famílias mais antigas, surgida a cerca de 55 milhões de anos atrás e está em perigo de extinção, especialmente no México, devido à caça indiscriminada, ao baixo potencial reprodutivo e à destruição do seu habitat.

Conheça também as 5 raças de gatos mais exóticas do mundo nesse artigo do PeritoAnimal.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Anta

Gafanhoto cor-de-rosa

É comum encontrar gafanhotos verdes, marrons e até brancos. O gafanhoto cor-de-rosa apresenta esse tom diferente porque desenvolve um gene recessivo característico, ao contrário dos outros gafanhotos. Embora haja um caso isolado a cada 50.000, acredita-se que a sobrevivência desse tipo de gafanhoto é devido a esse colorido, que deixa de ser tão atraente aos olhos dos predadores.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Gafanhoto cor-de-rosa

Centopeia ou lacraia gigante da Amazônia

A centopeia gigante da Amazônia ou Scolopendra gigantea é uma espécie de lacraia gigante encontrada nas terras baixas da Venezuela, Colômbia, Ilhas de Trindade e Jamaica. É um animal carnívoro que se alimenta de répteis, anfíbios e até mesmo mamíferos, como ratos e morcegos.

Esse animal exótico pode ultrapassar 30 centímetros de comprimento e possui pinças com veneno que podem causar dor, calafrios, febre e fraqueza. É conhecido apenas um caso de morte humana produzido pelo veneno da centopeia gigante, na Venezuela.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Centopeia ou lacraia gigante da Amazônia

Dragão-marinho-folhado

O dragão-marinho-folhado é um belo peixe marinho da mesma família do cavalo-marinho. Este ostentoso animal tem longas extensões na forma de uma folha que são distribuídas por todo o seu corpo, o que ajuda na sua camuflagem. Este é um dos animais mais exóticos do mundo, sendo infelizmente também um dos mais desejados.

Parece uma alga flutuante e, devido às suas características físicas, está sujeito a inúmeras ameaças. Eles são presos por colecionadores e, até mesmo, usados em medicina alternativa. A sua posição atual é de menor preocupação, mesmo assim, atualmente eles são protegidos pelo governo australiano.

A obtenção de dragões-marinhos para a exibição em aquários é um processo difícil e caro, já que são necessárias licenças especiais para distribuí-los e garantir a origem ou as autorizações apropriadas. Mesmo assim, a manutenção da espécie em cativeiro é muito difícil e a maioria acaba morrendo.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Dragão-marinho-folhado

Caulophryne Jordani

Esse ser habita as áreas mais profundas e remotas dos oceanos em todo o mundo e temos poucas informações sobre o seu comportamento e a sua vida, são animais pouco conhecidos. O Caulophryne possui um pequeno órgão luminoso, com o qual atrai as presas.

As dificuldades que eles têm para encontrar um parceiro no escuro, fazem com que as fêmeas de grande tamanho, se tornem hospedeiras do macho que entra dentro de seu corpo como um parasita e a mantém fecundada por toda a vida.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Caulophryne Jordani

Macaco-japonês

O macaco-japonês possui muitos nomes e vive na região de Jigokudani. Eles são os únicos primatas adaptados a temperaturas muito frias e a sua sobrevivência se deve ao seu manto de lã, que os isola do frio. Acostumados à presença humana, durante o inverno inóspito, passam longas horas desfrutando dos banhos termais, onde os melhores lugares são dados às mais altas classes sociais. Esses macacos são animais curiosos e mantêm relações sexuais de maneira heterossexual e homossexual.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Macaco-japonês

Boto cor-de-rosa

O boto cor-de-rosa vive nos afluentes do Amazonas e da bacia do Orinoco. Ele se alimenta de peixes, tartarugas e caranguejos. A população total é desconhecida, portanto, está incluída na lista vermelha da UICN. É mantido em cativeiro em alguns aquários do mundo, no entanto, é um animal difícil de adestrar e viver em estado não selvagem causa alta mortalidade. O boto cor-de-rosa é considerado um verdadeiro animal exótico por causa do seu incrível caráter e da sua cor peculiar.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Boto cor-de-rosa

Ligre

O ligre é o híbrido produzido entre o cruzamento do leão macho e a tigresa. Pode atingir até 4 metros de comprimento e a sua aparência é grande e volumosa. Não há nenhum caso conhecido de macho adulto que não seja estéril. Além do ligre, o tigrão também é conhecido como fruto do cruzamento entre um tigre macho e uma leoa. Se conhece apenas um caso de tigrão não estéril.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Ligre

Atelopus

Existem muitas espécies de Atelopus, todas conhecidas pelas suas brilhantes cores e o seu diminuto tamanho. A maioria já foi extinta em seu estado silvestre. São considerados estranhos por sua aparência curiosa e a espécie se mantém devido ao cativeiro, sendo a mais exótica família de sapos do mundo pela sua variedade de cores, como amarelo e preto, azul e preto ou fúcsia e preto.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Atelopus

Pangolim

O pangolim é parte do grupo de animais pouco conhecidos. É um tipo de mamífero de grandes escamas que vive em áreas tropicais da Ásia e da África. Embora ele não possua uma arma primária, as pernas poderosas que usa para cavar são fortes o suficiente para quebrar uma perna humana com um só golpe.

Esses animais curiosos se escondem cavando buracos em tempo recorde e emitem ácidos de odor forte para afastar os seus predadores. Eles vivem sozinhos ou em pares, e são atribuídos a eles poderes medicinais inexistentes. As populações foram reduzidas pela demanda excessiva da sua carne na China, além disso, eles são vítimas de tráfico de espécies.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Pangolim

Feneco

O Feneco, ou raposa do deserto é um animais mais exóticos do mundo. São mamíferos que habitam o Saara e a Arábia, perfeitamente adaptados ao clima árido que oferecem. As suas orelhas grandes são usadas como ventilação. Essa não é uma espécie ameaçada, no entanto, o acordo CITES regula o seu comércio e distribuição com fins de proteção. Tremendamente pequeno, atingindo 21 centímetros de altura e 1,5 quilos de peso, este adorável animal exótico é um dos mais belos do mundo.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Feneco

Peixe-bolha

Esse animal exótico é pouco conhecido, pois habita o fundo do oceano, podendo ser encontrado na Austrália e Tasmânia. Seu aspecto gelatinoso e feições de mal humor, fez com que ele fosse considerado um dos animais mais feios do mundo. Foi por isso que ele foi adotado pela Sociedade para Preservação de Animais Feios.

O peixe-bolha não apresenta músculos, nem ossos. Sua estrutura é leve, permitindo assim que ele flutue na água. No mar, sua aparência se aproxima mais com a dos peixes, porém fora dela, esse animal se torna bem mais esquisito. É apenas mais um dos animais exóticos que correm risco de extinção, pois como não apresenta musculatura, está exposto a ser capturado na pesca.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Peixe-bolha

Polvo-dumbo

Esse animal tem a aparência semelhante a do “elefante voador”, personagem da Disney. Suas barbatanas lembra orelhas com tamanhos acentuados. Os animais da espécie polvo-dumbo possuem 8 tentáculos e são animais desconhecidos pois vivem nas profundezas do mar. Eles costumam se alimentar de crustáceos e vermes. Sem dúvidas, é um animal curioso.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Polvo-dumbo

Veado-de-Penacho

Seus dentes afiados e pelo escuro na testa são as características principais desse animal. Ele parece assustador, mas não faz mal a ninguém. Se alimenta basicamente de frutas e plantas, e seus principais predadores são os humanos. O veado-de-Penacho encontra-se em extinção, devido às capturas do animal para indústrias de tecido que utilizam sua pele.É um animal solitário e fica acuado com qualquer contato com humanos.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Veado-de-Penacho

Toupeira-nariz-de-estrela

Sua origem é do Norte da América, esse animal está na lista de bichos exóticos por sua aparência e também pelo fato de apresentar uma agilidade fora do comum para capturar suas presas. Apesar de não conseguir enxergar, a Toupeira-nariz-de-estrela consegue capturar insetos em um só segundo, além de ter um olfato apurado para encontrar seu alimento e para se movimentar sem dificuldades.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Toupeira-nariz-de-estrela

Lagosta-boxeadora

Esse crustáceo tem uma aparência curiosa. Ao contrário da lagosta comum que tem apêndices em forma de fios, a lagosta-boxeadora possuem seus apêndices em forma de bolas. Apresentam várias cores e consegue ter uma agilidade impressionante para capturar suas presas. Sua velocidade para o ataque pode superar os 80 km/h. Sua aparência incomum faz dele um animal exótico e surpreendente.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Lagosta-boxeadora

Lesma-do-mar-azul

Também chamada de dragão-azul, esse animal que faz parte da lista de animais mais exóticos do mundo pode ser encontrado nas águas tropicais. A lesma-do-mar-azul possui 3 cm de comprimento pode parecer inofensivo, porém consegue capturar uma caravela-portuguesa que possui veneno, e utilizar as toxinas da presa sem se prejudicar.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Lesma-do-mar-azul

Axolote

É um dos animais bonitos e raros mais fofos do mundo, mas com aparência curiosa. O axolote é uma espécie de salamandra, tem origem no México e apresenta uma habilidade incrível de regeneração. Seus membros, pulmões e sua cauda são desenvolvidos de forma diferente dos demais. Essa espécie se encontra hoje em risco de extinção, pois seu habitat natural anda sendo destruído gradativamente e ele ainda é muito capturado na pesca para servir de petisco.

Os 20 animais mais exóticos do mundo - Axolote

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 20 animais mais exóticos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia

Vídeos relacionados com Os 20 animais mais exóticos do mundo

1 de 3
Vídeos relacionados com Os 20 animais mais exóticos do mundo

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o pitohui tambem e bem estranho ne que lugar que tem passaro venenoso kkkkk so pudia ser na papua nova guine
Os 20 animais mais exóticos do mundo
1 de 21
Os 20 animais mais exóticos do mundo

Voltar ao topo da página ↑