Animais em perigo de extinção

Animais em extinção no mundo

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 10 janeiro 2024
Animais em extinção no mundo

Você sabe o que significa quando um animal está ameaçado de extinção? Cada vez existem mais animais em perigo de extinção no mundo, e embora este seja um tema que se tenha popularizado nas últimas décadas, hoje em dia, muitas pessoas não sabem o que realmente isso quer dizer, porquê motivos acontece e quais são os animais que se encontram nesta lista vermelha. Já não é surpresa quando ouvimos a notícia sobre alguma nova espécie animal que entrou nesta categoria.

Segundo dados oficiais, mais de 5.000 espécies encontram-se neste estado, números que têm se agravado de forma alarmante nos últimos 10 anos. Atualmente, todo o reino animal está em alerta, desde os mamíferos e anfíbios, até aos invertebrados.

Se você quer saber mais sobre este tema, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais de 100 animais em perigo de extinção no mundo. Se te interessa este tema, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Animais em extinção no Pantanal

Índice

  1. Por que há animais em perigo de extinção no mundo?
  2. Lista de animais em perigo de extinção no mundo
  3. Outros animais em perigo de extinção no mundo
  4. Animais em perigo de extinção por região e mais

Por que há animais em perigo de extinção no mundo?

Por definição o conceito é muito simples, uma espécie que se encontra em perigo de extinção é um animal que está a ponto de desaparecer ou que restam muito poucos deles habitando o planeta. O complexo aqui não é o termo, mas sim as suas causas e posteriores consequências.

Visto desde o ponto de vista científico, a extinção é um fenômeno natural que ocorre desde o início dos tempos. Apesar disso é certo que alguns animais se adaptam melhor que outros a novos ecossistemas, esta constante concorrência finalmente traduz-se no desaparecimento de espécies animais e vegetais. No entanto, a responsabilidade e influência que os seres humanos tem nestes processos é cada vez maior. A sobrevivência de centenas de espécies é ameaçada graças a fatores como: a alteração drástica do seu ecossistema, a caça desmedida, o tráfico ilegal, a destruição dos habitats, o aquecimento global e muitos outros. Todos estes produzidos e controlados pelo Homem.

As consequências da extinção de um animal podem chegar a ser muito profundas, em muitos casos, um dano irreversível para a saúde do planeta e do próprio ser humano. Na natureza tudo está relacionado e conectado, ao extinguir-se uma espécie, um ecossistema fica completamente alterado. Assim sendo, podemos chegar a perder biodiversidade, o elemento chave para a sobrevivência da vida na Terra.

Lista de animais em perigo de extinção no mundo

A seguir, apresentaremos os animais em perigo de extinção no mundo mais emblemáticos e conhecidos. E, em seguida, uma ampla lista com diversas outras espécies de animais ameaçadas de extinção:

Tigre

Este incrível felino está praticamente extinto e, por isso mesmo, começamos a lista de animais em perigo de extinção no mundo com ele. Já não existem quatro espécies de tigre, apenas restam cinco sub-espécies situadas no território asiático. Atualmente restam menos de 3000 exemplares. O tigre é dos animais mais ameaçados no mundo, é caçado pela sua valiosíssima pele, olhos, ossos e até órgãos. No mercado ilegal, toda a pele desta majestosa criatura pode chegar a custar 50.000 dólares. A caça e a perda de habitat são as principais razões do seu desaparecimento.

Animais em extinção no mundo -

Tartaruga-de-couro

Catalogada como a maior e mais forte do mundo, a tartaruga-de-couro (também conhecida como tartaruga-alaúde), é capaz de nadar praticamente por todo o planeta, desde o trópico até à região subpolar. Este extenso percurso é feito na busca de um ninho e em seguida pra providenciar alimento às suas crias. Desde os anos 1980 até agora a sua população decaiu passando de 150.000 para 20.000 exemplares.

As tartarugas costumam confundir o plástico que flutua no oceano com comida, causando a sua morte. Também perdem o seu habitat devido ao constante desenvolvimento de grandes hotéis na primeira linha do mar, lugar onde costumam nidificar. É uma das espécies em maior estado de alerta no mundo.

Animais em extinção no mundo -

Salamandra-gigante-da-china

Na China, este anfíbio popularizou-se como comida até chegar ao ponto em que quase já não restam exemplares. As Andrias Davidianus (nome científico) podem chegar a medir até 2 metros, o que a tornar oficialmente o maior anfíbio do mundo. Também é ameaçada pelos elevados níveis de contaminação dos riachos da floresta do sudoeste e sul da China, locais onde ainda habitam.

Os anfíbios são um elo importante nos ambientes aquáticos, uma vez que são predadores de uma grande quantidade de insetos.

Animais em extinção no mundo -

Elefante de Sumatra

Este majestoso animal encontra-se à beira da extinção, sendo uma das espécies em maior perigo de todo o reino animal. Devido à desflorestação e a caça indiscriminada, pode ser que nos próximos vinte anos, esta espécie, não exista mais. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) "embora o elefante de Sumatra esteja protegido pela legislação da Indonésia, 85% do seu habitat encontra-se fora das áreas protegidas".

Os elefantes possuem complexos e estreitos sistemas familiares, muito semelhantes aos dos seres humanos, são animais com um elevadíssimo grau de inteligência e sensibilidade. Atualmente estão contabilizados menos de 2.000 elefantes de Sumatra e este número continua a diminuir.

Animais em extinção no mundo -

Vaquita

A vaquita é um cetáceo que vive no golfo-da-califórnia. Ela foi descoberta apenas no ano de 1958 e de lá para cá restam menos de 100 exemplares. É a espécie em estado mais crítico dentro das 129 espécies de mamíferos marinhos. Devido à sua iminente extinção, estabeleceram-se medidas de conservação, mas o uso indiscriminado da pesca de arraste, não permite o real avanço desta novas políticas. Este animal em extinção é muito enigmático e tímido, quase não vem à superfície, o que o torna uma presa fácil deste tipo de práticas massivas (redes gigantes onde ficam encurraladas e misturadas com outros peixes).

Animais em extinção no mundo -

Saola

O Saola é um "Bambi" (bovino) com pintas espetaculares no seu rosto e chifres compridos. Conhecido como o "unicórnio asiático" por ser muito raro e quase nunca avistado, habita em zonas isoladas entre o Vietnã e Laos.

Este antílope vivia de forma tranquila e solitária até ser descoberto e agora é caçado de forma ilegal. Além disso, é ameaçado pela constante perda do seu habitat, produzida pelo grande desflorestamento. Por ser muito exótico entrou na lista dos mais procurados, e por conseguinte, é um dos animais em maior perigo de extinção no mundo. Estima-se que restem apenas 500 exemplares.

Animais em extinção no mundo -

Urso polar

A esta espécie calhou de sofrer todas as consequências das mudanças climáticas. Já se pode dizer que o urso polar está derretendo juntamente com o seu ambiente. O seu habitat é o ártico e dependem da manutenção das calotas polares para viver e se alimentarem. Desde o ano de 2008, os ursos foram as primeiras espécies de vertebrados enumerados na Lei de Espécies em Perigo de Extinção dos Estados Unidos.

O urso polar é um animal bonito e fascinante. Entre muitas das suas características estão as suas habilidades como caçadores e nadadores naturais que podem navegar sem parar por mais de uma semana. Um dado interessante é que são invisíveis às câmeras de infra-vermelhos, apenas o nariz, olhos e resìração são visíveis à câmera.

Animais em extinção no mundo -

Baleia-franca-do-atlântico-norte

A espécie de baleia em maior perigo de extinção no mundo. Estudos científicos e de organizações animalistas afirmam que existem menos de 250 baleias viajando pelas costas do Atlântico. Apesar de ser oficialmente uma espécie protegida, a sua limitada população continua ameaçada graças à pesca comercial. As baleias afogam-se depois de permanecerem enroladas nas redes e cordas por longos períodos de tempo.

Estes gigantes marinhos podem chegar a medir 5 metros e a pesar até 40 toneladas. Sabe-se que a sua ameaça real começou no séculos XIX com a caça indiscriminada, reduzindo em 90% a sua população.

Animais em extinção no mundo -

Borboleta-monarca

A borboleta-monarca é outro caso de beleza e magia que voa pelos ares. São especiais entre todas as borboletas, porque são as únicas que realizam a famosa "migração monarca". Conhecida mundialmente com uma das migrações mais amplas de todo o reino animal. Todos os anos, quatro gerações de crias de monarcas voam juntas mais de 4.800 quilômetros, desde a Nova Escócia, no Canadá, até aos bosques do México onde passam o inverno. Bota viajante nisso!

Durante os últimos vinte anos a população monarca diminuiu 90%. A planta de serralha que tanto lhes serve de alimento como de ninho, está sendo destruída devido ao aumento dos cultivos agrícolas e ao uso descontrolado de pesticidas químicos.

Animais em extinção no mundo -

Águia-real

Apesar de existirem várias espécies de águia, a águia-real, é a que nos vem à cabeça quando nos perguntam: se pudesse ser uma ave, qual gostaria de ser? É muito popular, sendo já parte no nosso imaginário coletivo.

O seu lar é quase todo o planeta Terra, mas é muito avistada voando pelos ares do Japão, África, América do Norte e Grã-Bretanha. Lamentavelmente na Europa, devido à redução da sua população, é muito difícil observar este animal. A águia-real tem visto o seu habitat natural ser destruído devido ao constante desenvolvimento e constante desflorestação, razão pela qual, cada vez existem menos e fazerem parte desta lista de animais em perigo de extinção no mundo.

Animais em extinção no mundo -

Outros animais em perigo de extinção no mundo

Além dos animais mencionados anteriormente, também existem outras espécies em perigo de extinção no mundo:

  • Abelhas.
  • Abutres.
  • Águia-filipina.
  • Águia-harpia.
  • Águia-imperial-branca.
  • Ajolote mexicano.
  • Albatroz-das-Galápagos.
  • Anjos-do-mar.
  • Antílope saiga.
  • Arara-azul.
  • Arara-verde ou militar.
  • Arara-vermelha.
  • Ararinha-azul.
  • Arraia-gigante.
  • Asno selvagem africano.
  • Atum-rabilho.
  • Baleia-azul.
  • Beija-flor-espada.
  • Boto-cor-de-rosa.
  • Camelo bactriano.
  • Canguru.
  • Cão-caçador-africano.
  • Cegonha-preta.
  • Chimpanzé-comum.
  • Condor-da-Califórnia.
  • Condor-dos-Andes.
  • Coruja-do-Congo.
  • Crocodilo-marfim-africano.
  • Esturjão-beluga.
  • Focas.
  • Furão-de-patas-negras.
  • Gavial-indiano.
  • Gorila-das-montanhas.
  • Grou-de-topete-vermelho.
  • Jaguar.
  • Coala.
  • Lêmures.
  • Leopardo-das-neves.
  • Leopardo-de-Amur.
  • Libélula-africana.
  • Lince-ibérico.
  • Lobo-cinzento-mexicano.
  • Lobo-ibérico.
  • Lobo-vermelho.
  • Lontra-gigante.
  • Macaco-aranha-de-cabeça-preta.
  • Macaco-de-nariz-chato-de-Yunnan.
  • Macaco-dourado-de-nariz-chato.
  • Macaco-narigudo.
  • Mandril.
  • Morcego-africano.
  • Ocelote.
  • Olmo.
  • Onça-pintada.
  • Orangotango-de-Borneo.
  • Orangotango-de-Sumatra.
  • Panda.
  • Pangolim.
  • Papagaio-de-Guayaquil.
  • Peixe-boi.
  • Pica-pau-amarelo.
  • Pinguins.
  • Preguiça.
  • Quebrantahuesos.
  • Quetzal.
  • Rã-fantasma-de-Hewitt.
  • Rã-gigante-africana.
  • Rã-roxa.
  • Rinoceronte-branco.
  • Rinoceronte-de-Java.
  • Rinoceronte-negro.
  • Saola ou boi-de-Vu Quang.
  • Sapo-folha.
  • Tamanduá-bandeira.
  • Tamarino-multicolor.
  • Tapir.
  • Tartaruga-angonoka.
  • Tartaruga-cabeçuda.
  • Tartaruga-de-couro.
  • Tartaruga-de-zambezi.
  • Tatu-bola.
  • Tatu.
  • Tubarão-branco.
  • Tucano-dos-Andes.
  • Urso-beiçudo ou preguiça.
  • Urso-de-óculos.
  • Urso-dos-Andes.
  • Urso-negro-americano.
  • Urso-negro-asiático ou tibetano.
  • Urso-pardo.
  • Vison-europeu.

Animais em perigo de extinção por região e mais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais em extinção no mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Bibliografia
  • ICMBio. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/cepsul/destaques-e-eventos/704-atualizacao-da-lista-oficial-das-especies-ameacadas-de-extincao.html>. Acesso em 16 de junho de 2023.
  • Red List. The IUCN Red List of Threatened species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 16 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Miguel
qual e a comida que os ursos polares comem ?
e quantos filhos podem ter ?
quantos anos podem viver ?
A sua avaliação:
raposa
amei,só falta a raposa-de-darwin,a tartaruga gigante e o panda gigante,fora isso foi mto util.
A sua avaliação:
Júlia
Adorei, ajudou muito minha pesquisa!
Lygia Prado
Esqueceram de colocar o Panda-Gigante.
Júlia
Verdade, Lygia Prado
raposa
e,e tbm a raposa de darwin,e a tartaruga gigante!
1 de 11
Animais em extinção no mundo