menu
Partilhar

Animais marinhos em perigo de extinção

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 janeiro 2017
Animais marinhos em perigo de extinção

71% do planeta é formado pelos oceanos e existe uma tal quantidade de animais marinhos que nem sequer se conhecem todas as espécies. No entanto, a subida da temperatura da água, a contaminação dos mares e a caça estão ameaçando o nível de vida marinha e muitos animais encontram-se em perigo de extinção, inclusivamente existem espécies que nunca chegaremos a conhecer.

O egoísmo e consumismo humano e o pouco cuidado com que tratamos o nosso próprio planeta está fazendo com que a população marinha seja cada vez mais afetada.

No PeritoAnimal mostramos-lhe vários exemplos de animais marinhos em perigo de extinção, mas isto é simplesmente uma amostra do grande mal que se está fazendo à vida dos oceanos.

Tartaruga-de-pente

Este tipo de tartaruga, originária de regiões tropicais e sub-tropicais, é um dos animais marinhos que se encontra em perigo crítico de extinção. No último século a sua população diminuiu mais de 80%. Isto deve-se especialmente à caça, uma vez que a sua carapaça é muito apreciada para fins decorativos.

Apesar de existir uma proibição expressa do comércio de carapaças de tartarugas-de-pente para evitar a total extinção destas tartarugas, o mercado negro continua explorando a compra e venda desta material até aos limites mais desmesurados.

Animais marinhos em perigo de extinção - Tartaruga-de-pente

Vaquita marinha

Este pequeno e tímido cetáceo habita unicamente em uma área entre o alto golfo da Califórnia e o mar de Cortés. Pertence a uma família de cetáceos denominada Phocoenidae e entre eles, a vaquita marinha é a única que vive em águas quentes.

Este é mais um dos animais marinhos em perigo de extinção iminente, uma vez que atualmente restam menos de 60 exemplares. O seu desaparecimento massivo deve-se à contaminação da água e da pesca, isto porque, embora estes sejam o objetivo de pesca, ficam presos nas redes e malhas que se utilizam para pescar nesta região. As autoridades pesqueiras e os governos não chegam a nenhum acordo para proibir definitivamente este tipo de pesca, fazendo com que a população de vaquitas marinhas reduza ano após ano.

Animais marinhos em perigo de extinção - Vaquita marinha

Tartaruga-de-couro

entre os tipos de tartarugas marinhas que existem, esta habita no oceano Pacífico, é a maior de todas as tartarugas que existem atualmente e, além disso, é uma das mais antigas. No entanto. em apenas umas décadas conseguir colocar-se entre os animais marinhos em perigo de extinção. Encontra-se, de fato, em perigo crítico pela mesma razão que a vaquita marinha, a pesca descontrolada.

Animais marinhos em perigo de extinção - Tartaruga-de-couro

Atum-rabilho

O atum é um dos peixes mais cotados no mercado graças à sua carne. Tanto é assim, que a excessiva pesca a que foi submetido fez com que a sua população diminuísse 85%. O atum-rabilho, procedente do mediterrâneo e do Atlântico oriental, está à beira da extinção devido ao seu grande consumo. Apesar das tentativas de frenar, a pesca de atum continua tendo valores desmesurados, e grande parte dela é ilegal.

Animais marinhos em perigo de extinção - Atum-rabilho

Baleia azul

O maior animal do mundo também não se salva de estar na lista dos animais marinhos em perigo de extinção. A razão principal, uma vez mais, é a pesca furtiva e incontrolada. Os pescadores de baleias aproveitam tudo, quando dizemos tudo é tudo mesmo, até os seus pelos.

Da baleia utiliza-se desde a gordura e o tecido, com os quais se fazem sabões ou velas, até às barbas, com as quais se fazem escovas, assim como a sua carne é muito consumida em alguns países do mundo. Existem outros motivos para que a sua população esteja tão afetada, como a contaminação acústica ou ambiental, que afetam o ecossistema destes animais.

Veja também o seguinte artigo do Perito Animal em que lhe mostramos os 10 animais em perigo de extinção no mundo.

Animais marinhos em perigo de extinção - Baleia azul

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais marinhos em perigo de extinção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Letícia Santos de Araújo
Muito bom esse site explica em detalhes parabéns 🎉🎉🎉🎉

Animais marinhos em perigo de extinção
1 de 6
Animais marinhos em perigo de extinção

Voltar ao topo da página