Animais em perigo de extinção

Animais que foram extintos pelo homem

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 15 fevereiro 2021
Animais que foram extintos pelo homem

Você já ouviu falar da sexta extinção? Ao longo da vida do planeta Terra houve cinco extinções em massa que dizimaram 90% das espécies que habitavam a Terra. Elas ocorreram em períodos específicos, de forma não ordinária e simultânea.

A primeira grande extinção ocorreu há 443 milhões de anos e dizimou 86% das espécies. Acredita-se que ela foi causada pela explosão de uma supernova (uma estrela maciça). A segunda foi há 367 milhões de anos devido a um conjunto de eventos, mas o principal deles foi o surgimento das plantas terrestres. Isso causou a extinção de 82% da vida.

A terceira grande extinção foi há 251 milhões de anos, causada por uma atividade vulcânica sem precedentes, exterminando 96% das espécies do planeta. A quarta extinção foi há 210 milhões de anos, causada pela mudança climática que elevou radicalmente a temperatura da Terra e exterminou 76% da vida. A quinta e mais recente extinção em massa foi a que exterminou os dinossauros, há 65 milhões de anos.

Então, qual é a sexta extinção? Bem, hoje em dia, o ritmo a que as espécies estão desaparecendo é vertiginoso, cerca de 100 vezes mais rápido que o normal, e tudo parece ser causado por uma única espécie, o Homo sapiens sapiens ou seres humanos.

Neste artigo do PeritoAnimal infelizmente apresentamos alguns dos animais que foram extintos pelo homem nos últimos 100 anos.

Também lhe pode interessar: Animais extintos no Brasil

Índice

  1. Katydid
  2. Lobo-de-honshu
  3. Cotovia-da-ilha-stephen
  4. Íbex-dos-pirenéus
  5. Carriça-do-mato
  6. Rinoceronte-negro-ocidental
  7. Tarpão
  8. Leão-do-atlas
  9. Tigre-de-java
  10. Baiji
  11. Outros animais que foram extintos
  12. Animais em extinção
Ver mais >>

1. Katydid

O katydid (Neduba extincta) era um inseto pertencente à ordem Orthoptera que foi declarada extinta em 1996. Sua extinção começou quando os humanos começaram a industrializar a Califórnia, onde esta espécie era endêmica. O katydid é um dos animais que foram extintos pelo homem, mas que ele nem tinha conhecimento de sua existência até sua extinção.

Animais que foram extintos pelo homem - 1. Katydid

2. Lobo-de-honshu

O Lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax), era uma subespécie de lobo (Canis lupus) endêmico do Japão. Acredita-se que este animal foi extinto devido a um grande surto de raiva e também ao intenso desmatamento realizado pelo homem, que acabou aniquilando a espécie, cujo último espécime vivo morreu em 1906.

Animais que foram extintos pelo homem - 2. Lobo-de-honshu

3. Cotovia-da-ilha-stephen

A cotovia-da-ilha-stephen (Xenicus lyalli) é outro dos animais extintos pelo homem, especificamente por um homem que trabalhou no farol da Ilha Stephens (Nova Zelândia). Este senhor tinha um gato (o único felino do lugar) que ele deixava vaguear livremente pela ilha, sem levar em conta que seu gato, sem dúvida, ia caçar. Esta cotovia era uma das aves que não voam, e por isso era uma presa muito fácil para o felino cujo responsável não tomou nenhuma medida para impedir que seu gato matasse todas as poucas espécies da ilha.

Animais que foram extintos pelo homem - 3. Cotovia-da-ilha-stephen

4. Íbex-dos-pirenéus

O último espécime do íbex-dos-pirenéus (Capra pyrenaica pyrenaica) morreu em 6 de janeiro de 2000. Uma das razões para sua extinção foi a caça em massa e, provavelmente, a competição por recursos alimentares com outros animais ungulados e animais domésticos.

Por outro lado, ele foi o primeiro dentre os animais que foram extintos a ser clonado com sucesso após sua extinção. Entretanto, "Celia", o clone da espécie, morreu alguns minutos após o nascimento, devido a uma condição pulmonar.

Apesar dos esforços investidos em sua conservação, como a criação do Parque Nacional da Ordesa, em 1918, nada foi feito para que o íbex-dos-pirenéus não fosse mais um dos animais que foram extintos pelo homem.

Animais que foram extintos pelo homem - 4. Íbex-dos-pirenéus
Imagem: Governo de Aragão/Espanha

5. Carriça-do-mato

Com o nome científico de Xenicus longipes, esta espécie de ave passiforme foi declarada extinta pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) em 1972. A razão de sua extinção é a introdução de mamíferos invasivos, como ratos e mustelídeos, pelo homem em seu lugar de origem, a Nova Zelândia.

Animais que foram extintos pelo homem - 5. Carriça-do-mato

6. Rinoceronte-negro-ocidental

Este rinoceronte (Diceros bicornis longipes) foi declarado extinto em 2011. É outro de nossa lista de animais que foram extintos pela atividade humana, especificamente a caça furtiva. Algumas estratégias de conservação realizadas no início do século XX provocaram um aumento da população na década de 1930 mas, como notamos, infelizmente não durou muito tempo.

Animais que foram extintos pelo homem - 6. Rinoceronte-negro-ocidental

7. Tarpão

O tarpão (Equus ferus ferus) era uma espécie de cavalo selvagem que habitava a Eurásia. A espécie foi abatida pela caça e foi declarada extinta em 1909. Nos últimos anos foram feitas algumas tentativas para "criar" um animal semelhante ao tarpão a partir de seus descendentes evolutivos (touros e cavalos domésticos).

Animais que foram extintos pelo homem - 7. Tarpão

8. Leão-do-atlas

O leão-do-atlas (Panthera leo leo) se extinguiu da natureza nos anos 1940, mas ainda há alguns híbridos vivos nos zoológicos. O declínio desta espécie começou quando a área do Saara começou a se tornar deserta, mas acredita-se que foram os antigos egípcios, através do desmatamento, que impulsionaram esta espécie para a extinção, apesar de ser considerado um animal sagrado.

Animais que foram extintos pelo homem - 8. Leão-do-atlas

9. Tigre-de-java

Declarado extinto em 1979, o tigre-de-java (Panthera tigris sondaica) viveu pacificamente na ilha de Java até a chegada dos humanos, que através do desmatamento e, portanto, da destruição do habitat, conduziram esta espécie à extinção e por isso hoje são um dos animais que foram extintos pelo homem.

Animais que foram extintos pelo homem - 9. Tigre-de-java

10. Baiji

O baiji, também conhecido como golfinho-branco, golfinho-lacustre-chinês ou golfinho-do-yang-tséou (Lipotes vexillifer), foi dado como desaparecido em 2017 e, por isso, acredita-se que esteja extinto. Mais uma vez, a mão do ser humano é a causa da aniquilação de outra espécie, através da pesca excessiva, da construção de barragens e da poluição.

Animais que foram extintos pelo homem - 10. Baiji

Outros animais que foram extintos

Ainda segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), aqui estão outros animais que foram extintos, não comprovadamente por ação do homem:

  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (Chelonoidis abingdonii)
  • Iguana da Ilha Navassa (Cyclura onchiopsis)
  • Rato-de-arroz-jamaicano (Oryzomys antillarum)
  • Sapo-dourado (Golden Toad)
  • Atelopus chiriquiensis (espécie de sapo)
  • Characodon garmani (espécie de peixe do México)
  • Hypena plagiota (espécie de mariposa)
  • Notomys mordax (espécie de roedor)
  • Coryphomys buehleri (espécie de roedor)
  • Bettongia pusilla (espécie de marsupial da Austrália)
  • Hypotaenidia pacifica (espécie de ave)

Animais em extinção

Há ainda centenas de animais ameaçados de extinção em todo o planeta. Nós do PeritoAnimal já elaboramos uma série de artigos sobre o tema, como você pode conferir aqui:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que foram extintos pelo homem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Bibliografia
  • Fernández, F. J. 2012. Comentarios sobre la desaparición de la fauna y su conservación. Argutorio: revista de la Asociación Cultural" Monte Irago", 15(29), 62 – 69.
  • Folch, J., Cocero, M. J., Chesné, P., Alabart, J. L., Domínguez, V., Cognié, Y., & Echegoyen, E. (2009). First birth of an animal from an extinct subspecies (Capra pyrenaica pyrenaica) by cloning. Theriogenology, 71(6), 1026-1034.
  • Romero S. Las mayores extinciones de la historia. MuyInteresante. Disponível em: <https://www.muyinteresante.es/ciencia/fotos/las-mayores-extinciones-de-la-historia>. Acesso em 12 de fevereiro de 2021.
  • Takatsuki, S. (2009). Effects of sika deer on vegetation in Japan: a review. Biological Conservation, 142(9), 1922-1929.
  • IUCN. The IUCN red list of threatened species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Governo de Aragão/Espanha
1 de 11
Animais que foram extintos pelo homem