Problemas oculares

Doenças nos olhos dos gatos

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 1 junho 2023
Doenças nos olhos dos gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre as principais doenças nos olhos dos gatos, ou seja, aquelas que podemos encontrar com maior frequência em felinos. Mesmo que muitas vezes elas possam ser tratadas, o certo é que, para conseguir isso, é muito importante que procuremos o veterinário precocemente. Caso contrário, as lesões oculares podem avançar até provocar danos irreversíveis que deixem o gato cego e, inclusive, obriguem a extrair o olho ou olhos afetados.

Também lhe pode interessar: Doenças dos olhos de cachorros

Índice

  1. Tipos de doenças dos olhos dos gatos
  2. Úlcera de córnea em gatos
  3. Úlcera dendrítica em gatos
  4. Conjuntivite em gatos
  5. Uveíte em gatos
  6. Glaucoma felino
  7. Obstrução do canal nasolacrimal
  8. Doenças nos olhos dos gatos recém-nascidos

Tipos de doenças dos olhos dos gatos

As doenças oculares nos gatos se caracterizam por apresentar secreção, lacrimação excessiva, vermelhidão ou inflamação, entre outros sintomas. Estes sinais podem estar associados à diferentes problemas de saúde, alguns de caráter viral, outros bacterianos e, outros, como consequência de corpos estranhos ou traumatismos. Assim, entre as doenças nos olhos dos gatos mais comuns, estão:

  • Úlcera de córnea
  • Úlcera dendrítica
  • Conjuntivite
  • Uveíte
  • Glaucoma
  • Obstrução do canal nasolacrimal

Nos próximos parágrafos falaremos dos sintomas de cada uma dessas doenças nos olhos dos gatos e de seus possíveis tratamentos.

Úlcera de córnea em gatos

A úlcera de córnea em gatos, também conhecida como ceratite ulcerativa ou úlcera corneana, é bastante frequente e sua gravidade vai depender da profundidade do dano produzido que, junto com a causa do tipo de úlcera, vai determinar o tratamento. As úlceras produzem dor, mais ou menos intensa em função da profundidade, sendo as superficiais as mais dolorosas, já que nestas áreas se encontram terminações nervosas em maior quantidade. Além disso, o aspecto da córnea se modifica.

As causas mais comuns das úlceras são os traumatismos, como arranhões, corpos estranhos, pelos que crescem e machucam o olho, infecções bacterianas, etc. Destacam-se as produzidas pelo herpesvírus, causa de umas úlceras dendríticas que explicaremos no próximo parágrafo.

O veterinário pode chegar ao diagnóstico aplicando no olho afetado fluoresceína ou, no caso de úlceras mais superficiais, utilizando um pigmento para o teste denominado Rosa de Bengala. O tratamento vai depender da causa, mas deve ser iniciado rapidamente para evitar a perfuração da córnea. As mais graves requerem cirurgia.

Neste outro artigo explicamos o que fazer se um gato machucar o olho com a própria unha.

Doenças nos olhos dos gatos - Úlcera de córnea em gatos

Úlcera dendrítica em gatos

Destacamos este tipo de úlcera como uma das doenças nos olhos dos gatos de rua mais comuns, já que é produzida pelo herpesvírus, causa de rinotraqueíte felina, muito contagiosa entre gatos que convivem em coletividade. Dentre as infecções nos olhos dos gatos, a rinotraqueíte, responsável por uma intensa secreção ocular, ou seja, bastante remela no olho, é a mais comum, especialmente nos gatos mais jovens.

Mesmo que essas úlceras sejam leves, o vírus pode originar úlceras mais profundas que, sem tratamento, poderiam chegar a perfurar a córnea, o que é a causa de extração de um olho e, inclusive, dos dois olhos em casos mais graves. As úlceras aparecem em gatos doentes por rinotraqueíte mas, também, naqueles que, superada uma primeira infecção por este vírus, o mantém latente em seu organismo até que seja reativado por estresse, pela administração de corticoides, etc., devido ao seu efeito imunossupressor. Estas úlceras podem ser acompanhadas de conjuntivite e aparecem em um ou nos dois olhos.

Neste artigo falamos as causas e o que fazer se o olho do gato estiver remelando.

Doenças nos olhos dos gatos - Úlcera dendrítica em gatos

Conjuntivite em gatos

Outra doença nos olhos dos gatos bastante comum, especialmente nos gatos filhotes, é a conjuntivite. Embora possa originar-se por causas como um corpo estranho, pode estar associada ao herpesvírus que comentávamos no parágrafo anterior, inclusive nos casos em que o gato não manifesta outros sintomas.

A conjuntivite se caracteriza por sua apresentação bilateral, com vermelhidão ocular, uma secreção purulenta abundante que chega a colar as pálpebras quando seca e, nos casos de rinotraqueíte, é acompanhada por um quadro respiratório. Requer assistência veterinária, com tratamento de suporte e antibióticos. Para mais informações, não perca o seguinte artigo: "Conjuntivite em gatos - Causas, sintomas e tratamento".

Doenças nos olhos dos gatos - Conjuntivite em gatos

Uveíte em gatos

Esta é outra das doenças oculares em gatos que aparecem com mais frequência. O mais importante é saber que se trata de um sintoma comum em várias patologias, embora, outras vezes, se relaciona com traumatismos por brigas ou atropelamentos. Estas causas são a toxoplasmose, a leucemia felina, a imunodeficiência, o PIF, algumas micoses, a bartonelose, o herpesvírus, etc. Algumas dessas doenças são potencialmente mortais, daí a importância de procurar o veterinário, já que o tratamento passa por identificar a causa.

A uveíte pode ser mais ou menos grave em função das estruturas que se encontram envolvidas, distinguindo-se em uveíte anterior, intermediária e posterior. Os sintomas de uveíte são dor, fotofobia, lacrimação intensa e protrusão da terceira pálpebra. O olho parece menor. Assim, o tratamento se orienta pela causa da uveíte e no controle de sintomas.

Doenças nos olhos dos gatos - Uveíte em gatos

Glaucoma felino

Dentre as doenças nos olhos dos gatos mais comuns destacamos, também, o glaucoma. Esta patologia ocorre por diferentes causas que possuem em comum o aumento da pressão intraocular ao produzir mais humor líquido do que se elimina. Este processo causa danos ao nervo óptico e é causa de cegueira. Entre as causas destaca-se a síndrome de direção inadequada do humor líquido.

Por sorte, o glaucoma não é muito comum em gatos e, quando ocorre, são naqueles de mais de 8-9 anos de idade. Além disso, pode estar associado à uveíte, neoplasias, traumatismos, etc. Daí a importância de procurar rápido o veterinário quando percebemos sinais de doença ocular que, no caso do glaucoma, vão ser os da patologia que o causou.

Quando o glaucoma provoca dor, alargamento do globo ocular ou dilatação da pupila é provável que o olho já esteja cego. O diagnóstico é baseado na medição da pressão intraocular. O tratamento passa por identificar a causa e usar medicações para diminuir a dor e a pressão no interior do olho.

Doenças nos olhos dos gatos - Glaucoma felino

Obstrução do canal nasolacrimal

Um constante lacrimejamento em um ou nos dois olhos pode nos alertar da presença de doença ocular no felino. Este lacrimejamento excessivo pode ocorrer devido a algum corpo estranho mas, se é contínuo, o que se conhece pelo nome de epífora, poderia nos indicar uma obstrução no canal nasolacrimal. Por este canal o excesso de lágrimas se desvia para o nariz, no entanto, ao ser obstruído as lágrimas saem pelos olhos.

Este processo pode ser temporário, por alguma infecção ou inflamação, ou permanente, normalmente de nascimento. É mais comum em raças braquicefálicas como os persas. Devemos consultar nosso veterinário, já que o tratamento dependerá da causa.

Doenças nos olhos dos gatos - Obstrução do canal nasolacrimal

Doenças nos olhos dos gatos recém-nascidos

Os gatinhos filhotes nascem com os olhos fechados e começam a abri-los aos oito dias de vida. Mesmo com os olhos fechados, eles podem ter infecções oculares. Nestes casos veremos um ou os dois olhos inchados. Se pressionarmos com suavidade pode sair pus que, quando secar, formará crostas que devemos limpar com uma gaze ou algodão umedecido em soro fisiológico ou água morna.

É muito importante procurar o veterinário para que a infecção, comumente provocada por herpesvírus, não danifique o olho. Será necessário tratamento com antibiótico que deverá ser aplicado abrindo suavemente as pálpebras, enquanto o olho não se abre completamente. Mesmo assim, devemos cuidar da higiene, já que é uma afecção muito contagiosa.

Agora que você conheceu as principais doenças nos olhos dos gatos, não perca o seguinte artigo para saber como limpar adequadamente o infectado de um gato: "Como limpar o olho do gato com conjuntivite".

Doenças nos olhos dos gatos - Doenças nos olhos dos gatos recém-nascidos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças nos olhos dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • BURIOL, Camila Cirolini. Repercussões oftálmicas do herpevírus felino: revisão de literatura. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/200140/001102902.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 7 de dezembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Doenças nos olhos dos gatos