Dietas caseiras

Cachorro pode comer berinjela ou faz mal?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 23 janeiro 2023
Cachorro pode comer berinjela ou faz mal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro pode comer berinjela? A berinjela é um vegetal que contém numerosas propriedades benéficas para a saúde, pois possui uma série de minerais, vitaminas e antioxidantes que são favoráveis ao organismo. Nossos cães, como atualmente são considerados carnívoros facultativos (devem comer principalmente proteína animal, mas o processo de domesticação os levou a seguir uma dieta onívora), também podem se beneficiar da ingestão de berinjelas, desde que sejam oferecidas corretamente. As berinjelas devem ser sempre cozidas, grelhadas ou assadas, para eliminar as solaninas, que são compostos tóxicos para nossos cães e podem causar sintomas muito desagradáveis.

Se você quiser saber mais sobre como dar uma berinjela a um cão, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde discutiremos seus benefícios, dosagem, efeitos colaterais e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?

Índice

  1. Cachorro pode comer berinjela ou faz mal para ele?
  2. Benefícios da berinjela para cachorros
  3. Quantidade de berinjela para cachorros
  4. Como dar berinjela para cachorro
  5. Efeitos colaterais da berinjela para cães
  6. Contraindicações da berinjela para cachorros

Cachorro pode comer berinjela ou faz mal para ele?

Cachorro pode comer berinjela sem risco de intoxicação desde que ela seja cozida, grelhada ou assada, pois quando está crua, as solaninas que ela contém podem causar problemas para nossos companheiros peludos.

Os cães são carnívoros facultativos, portanto podem seguir uma dieta onívora desde que a proteína animal seja predominante, ao contrário dos gatos, que são estritamente carnívoros. Assim, os cães podem ser alimentados com carne, vegetais e outros alimentos ricos em carboidratos, pois seu corpo está preparado para digeri-los e utilizá-los adequadamente para obter os nutrientes de que necessitam diariamente para a manutenção de suas funções vitais, crescimento e desenvolvimento. Entretanto, é importante ter em mente as porcentagens, pois não é aconselhável que eles comam mais vegetais do que carne. Falamos sobre isso no artigo sobre a alimentação dos cachorros.

Os cães geralmente não estão muito interessados em berinjelas, pois são um tipo de vegetal rico em vitaminas e carboidratos que realmente não tem um sabor muito desejável pelos pets. Entretanto, devido à sua composição, comê-las não prejudicará seu cão e pode até ser uma coisa boa, mas elas devem ser sempre comidas com moderação e levando em conta uma série de circunstâncias que discutiremos neste artigo.

Benefícios da berinjela para cachorros

A berinjela é um vegetal rico em minerais tais como ferro, magnésio, fósforo e cálcio. É também uma fonte de flavonóides, que são pigmentos que protegem as células contra agentes nocivos e externos, contém uma grande quantidade de água e poucas calorias, então você pode dar berinjela para o cachorro pois vai saciar o cão, além de hidratá-lo e evitar a prisão de ventre devido a seu conteúdo de fibras.

Por outro lado, a berinjela é uma fonte de vitaminas como o ácido fólico, essencial para a formação de novas células, assim como vitaminas do complexo B, como a vitamina B1 e a vitamina B2. É também um excelente antioxidante e reforçador de imunidade devido ao seu conteúdo de vitamina C. Ela também protege a saúde dos olhos e a pele devido ao seu conteúdo de vitamina A.

Devido a seu teor de ácido clorogênico, é uma hortaliça que estimula a atividade hepática, melhorando os níveis de colesterol. Seu teor de ferro ajuda a prevenir a anemia por deficiência de ferro, enquanto seu teor de cálcio ajuda a prevenir a osteoporose. Ela também ajuda a proteger as membranas das células cerebrais e previne a aterosclerose. Por tudo isso, o cachorro pode comer berinjela sem medo, desde que seja oferecida na quantidade correta, que é o que vamos explicar a seguir.

Neste outro artigo falamos sobre as frutas e legumes proibidos para cachorros.

Quantidade de berinjela para cachorros

Saber como oferecer berinjela para o cachorro é importante para evitar que ele se assuste, seja desagradável ou até uma experiência traumática para o pet. Você deve cortar a berinjela em tamanhos pequenos adequados à boca do cão para evitar que ele se engasgue ou tenha dificuldades de engolir.

O ideal é dar:

  • Até meia berinjela para cães de porte grande;
  • E cerca de um sexto de uma berinjela para cães de porte pequeno.

Entretanto, também é importante considerar a quantidade de cada ingrediente a ser incluída na dieta do animal, já que os vegetais não devem exceder 10-15% do total diário de alimentos.

Como dar berinjela para cachorro

Cachorro pode comer berinjela crua? O cachorro pode comer berinjela cozida? Ou os cães podem comer berinjela frita? Essas são as dúvidas mais comuns dos tutores que desejam oferecer a hortaliça ao peludo.

Sem dúvida, uma vez esclarecido que a berinjela faz bem para os cães, estas são as próximas dúvidas que surgem, pois o habitual é querer oferecer aos nossos cães o alimento corretamente. Portanto, você deve saber que a única coisa que os cães não podem comer é a berinjela crua.

É importante que a berinjela que você oferece a seu cão seja cozida para evitar as solaninas, substâncias tóxicas que inibem a enzima colinesterase que catalisa a hidrólise de um neurotransmissor estimulante do sistema nervoso chamado acetilcolina, para que ele continue a agir, ativando receptores muscarínicos e nicotínicos, exacerbando efeitos parassimpáticos como contração pupilar, espasmo ciliar, lacrimação, ataxia, espasmos, aumento de secreções, depressão respiratória, broncoespasmo, hipotensão, hipersalivação, cólicas, diarreia ou aumento de peristaltismo, entre outros.

Por esta razão, você pode dar berinjela para o cachorro se cozinhar ela em água, se for assada ou grelhada, mas também é importante não oferecer berinjela frita. Também não devemos dar nossas sobras porque tendemos a cozinhá-las com sal e temperos que não são adequados para cães.

É recomendado que você remova a pele da berinjela, pois ela pode ser um tanto amarga para alguns cães. No entanto, você deve saber que a pele da berinjela contém um antioxidante chamado nasunin, que pode retardar o envelhecimento de seu cão combatendo os radicais livres e protegendo as células do estresse oxidativo.

Embora não seja tão comum, a alergia a berinjela pode ocorrer, portanto, fique perto do cachorro quando oferecer este alimento e preste atenção a sinais como inchaço da boca, vômitos ou coceira. Discutimos isto com mais profundidade no artigo sobre Alergia alimentar em cães.

Cachorro pode comer berinjela ou faz mal? - Como dar berinjela para cachorro

Efeitos colaterais da berinjela para cães

A berinjela devidamente cozida não costuma produzir efeitos colaterais indesejáveis em cães, mas a nasunina em sua pele pode interferir com a absorção do ferro dos alimentos. Além disso, o teor de oxalato deste vegetal pode aumentar o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio, o que pode afetar o sistema urinário dos cães.

O consumo excessivo ou intoxicação podem levar a sinais digestivos como indigestão, diarreia, náusea, vômitos e dor abdominal. A reação alérgica à berinjela pode resultar em sintomas como inchaço da boca e da língua ou da garganta, dificuldades respiratórias e de deglutição, vômitos e sinais de pele como prurido.

Dito isto, cachorros podem comer a berinjela com moderação e se for oferecida corretamente, como discutido nas seções anteriores.

Contraindicações da berinjela para cachorros

Como já mencionamos, o cachorro pode comer berinjela, mas o consumo regular da hortaliça por seu cão pode torná-lo incapaz de absorver o ferro em sua dieta ou torná-lo mais propenso a cálculos de oxalato. Estes cálculos são produzidos quando há uma supersaturação de oxalato ou cálcio na urina, e é necessária uma cirurgia para eliminá-los, pois isso não é possível com a dieta. Essas pedras podem causar sintomas como dor ao urinar, sangue na urina ou dificuldade para urinar, piorando a saúde urinária de nossos cães. Você deve saber que existem algumas raças que são mais predispostas, como as seguintes:

Além disso, a idade média em que começam a surgir os cálculos ou pedras nos rins varia dos 5 aos 12 anos. Por esta razão, se seu cão tem hipercalcemia ou problemas renais ou de cálculos, não ofereça este vegetal como precaução.

Também, mais uma vez, o consumo cru está contraindicado devido à quantidade de solaninas que as berinjelas contêm quando não são submetidas a nenhum processo de cozimento, o que as predispõe à inflamação e até mesmo ao desenvolvimento ou agravamento da artrite em cães sensíveis ou que sofrem com ela.

Agora que você viu que pode dar berinjela para cachorro, desde que isso seja feito corretamente, não perca o vídeo a seguir sobre os alimentos tóxicos e probidos para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer berinjela ou faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Embrapa. Berinjela, satisfação e sabor. Disponível em: <https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/berinjela>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
  • Medical News Today. Eggplant health benefits and tasty tips. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/279359>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer berinjela ou faz mal?