Cuidados básicos

Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 6 setembro 2023
Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alguns cães adoram água, outros nem tanto. Em épocas de calor, a maioria deles gosta de curtir momentos de lazer na piscina com seus tutores, principalmente se houver crianças. Nada mais justo para o melhor amigo do homem! Mas os cães podem entrar na piscina sempre que sentirem vontade? Até podem, mas alguns cuidados devem ser tomados para se evitar doenças, como dor de ouvido e fungos na pele.

Além do lazer, os cães também podem praticar natação para outros fins, como fisioterapia e para redução de peso, além de ser um ótimo exercício para gastar energia. Alguns cachorros precisarão de auxílio durante os exercícios na água, já que nem todos nascem sabendo nadar. É comum ouvirmos que os cães não precisam ser ensinados, que é só colocá-los na água que já saem nadando. Mas nem todo cão é exímio nadador. Alguns precisarão de ajuda nessa empreitada.

Para cães que sofrem de problemas ortopédicos, como hérnia de disco, displasia e outros, a natação é uma excelente opção de exercício, além de ser utilizada como fisioterapia antes e após cirurgias. A recuperação desses animais precisa ser lenta e gradual, sem impactos, o que é facilmente proporcionado pelos exercícios na água. Para esclarecer todas as dúvidas, o PeritoAnimal escreveu este artigo, onde serão analisados tópicos como: recomendações da natação para cachorro, seus benefícios, cuidados com o cão que pratica natação, além de outras dicas. Mergulhe nessa emoção que é brincar na piscina com seu melhor amigo! Boa leitura!

Índice

  1. Natação para cachorro faz bem?
  2. Benefícios da natação para cachorros
  3. Cuidados essenciais da natação para cachorros
  4. O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?
  5. Como ensinar o cachorro a nadar
  6. Piscinas para cachorro

Natação para cachorro faz bem?

Sim! A natação é um excelente exercício para os cachorros. Além disso, também pode ser utilizada como parte do tratamento fisioterápico. A fisioterapia tem importância na manutenção e recuperação de pacientes com alterações neurológicas, já que as doenças do sistema nervoso podem causar perda da função motora e autonômica e uma variedade de anormalidades sensoriais. A natação pode ser realizada em pequenos intervalos, como de 5 minutos, por exemplo, com o uso de coletes, para auxiliar o cachorro a flutuar na água. O descanso pode ser de um a vários minutos, dependendo da situação do animal.

Alguns cães não nasceram para nadar, o que é facilmente percebido por sua conformação corporal, como membros mais curtos. Cachorros braquicefálicos também não conseguem ficar muito tempo fazendo exercícios, pois respiram com mais dificuldade e ficam cansados mais facilmente. É importante ensiná-los a sair da piscina com segurança, já que não conseguem nadar por muito tempo e nem pular com facilidade.

Benefícios da natação para cachorros

A natação é um excelente exercício cardiorrespiratório, podendo ajudar o cachorro a obter um bom preparo físico. Além disso, eles se divertem muito na água, podendo ser um momento de lazer importante para equilibrar o temperamento do animal.

Outro benefício da natação é que exercícios na água são de baixo impacto nas articulações, sendo possível ser realizados por quase todos os cães, inclusive aqueles com problemas ortopédicos, como lesões na coluna, no quadril e nos joelhos.

Cuidados essenciais da natação para cachorros

Os cães que gostam de nadar necessitam de alguns cuidados especiais, que descreveremos abaixo:

1. Cuidados com os ouvidos

Sempre que o cachorro entrar na água, é importante secar delicadamente os ouvidos, tanto a parte externa como a interna, com uma toalha limpa e seca, tomando cuidado para não ferir a pele. Pode ser usado um chumaço de algodão enrolado no dedo, passando pelas dobrinhas do ouvido, deixando-o bem seco. Após esse procedimento, podem ser aplicadas algumas gotas de óleo mineral ou produto para limpeza de ouvidos específico para cães, para impermeabilizar o conduto para a próxima aula de natação. Neste outro artigo explicamos como tirar água do ouvido do cachorro.

2. Cuidados com a pelagem

Após a natação ou a brincadeira na piscina, deve-se lavar bem o cachorro com água e xampu, para retirar completamente o cloro dos pelos. A pelagem deve ficar bem seca, podendo ser usada uma toalha ou secador de cabelos. A pele precisa estar livre de umidade, para que não haja proliferação de bactérias e fungos. Caso os pelos fiquem embolados, deve ser usada uma escova para desembaraçá-los, pois os emaranhados de pelos úmidos podem gerar um ambiente favorável a agentes patogênicos.

3. Cuidados com a temperatura ambiente

Os cães não devem entrar na água caso o tempo esteja frio, pois podem ficar resfriados. Estresses térmicos podem afetar o sistema de defesa dos animais, principalmente nos filhotes, que ainda estão adquirindo imunidade a vários agentes patogênicos. Então, a dica é: se estiver frio para você entrar na água, estará para o seu amigo peludo também e até o sol aparecer, nada de banhos de piscina, rio, cachoeira ou mar!

4. Sempre supervisionar o cachorro nadando

Nunca deixe o cachorro nadando sozinho, pois ele pode ficar cansado e não conseguir sair da piscina sozinho. Além disso, alguns cães podem ter dificuldade durante os exercícios devido à fase de recuperação de problemas ortopédicos. Alguns animais podem precisar do uso de coletes, para facilitar os exercícios na água e para flutuarem melhor, sem tanto esforço.

Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios - Cuidados essenciais da natação para cachorros

O que fazer para fortalecer as patas traseiras do cachorro?

Muitos tutores se perguntam se a natação fortalece as patas traseiras do cachorro. O fortalecimento da musculatura do cachorro vai depender de vários fatores, como alimentação, exercícios e a genética do animal. A conformação física de cada raça é uma herança genética, não sendo possível obter uma grande musculatura em raças muito pequenas e esguias, por exemplo. Mas é totalmente viável termos uma musculatura compatível com o porte do animal e eficaz no desenvolvimento de seu papel de sustentação e locomoção.

Além disso, as articulações estarão envolvidas no fortalecimento muscular, pois serão muito utilizadas durante os exercícios físicos. É um ciclo: articulações saudáveis permitem exercícios, que fortalecerão os músculos, e estes, uma vez mais robustos, protegerão as cartilagens. Para que tudo se desenvolva da forma correta, a primeira etapa é garantir uma alimentação adequada, rica em proteínas de boa qualidade e balanceada. Esse cuidado deverá começar na infância e se estender por toda a vida do cachorro.

Alguns cães já nascem com problemas ortopédicos, ou com uma maior probabilidade de desenvolvê-los, o que deve ser analisado com muito cuidado. Nesses casos, o animal deverá ser acompanhado pelo médico veterinário, sendo necessário, em algumas situações, cirurgias e fisioterapia.

Como ensinar o cachorro a nadar

Ensinar um cachorro a nadar pode ser uma experiência emocionante, mas requer paciência e cuidado. Primeiro, é fundamental escolher um local calmo e seguro, como uma piscina rasa ou um lago tranquilo para introduzir o cachorro na água. Comece gradualmente, entrando na água você mesmo para que o cachorro possa observar e se sentir mais à vontade. Mantenha uma atitude positiva e encorajadora, usando comandos verbais como "vai" ou "nadando" para associar a atividade à água.

Uma abordagem gradual é essencial. Comece com águas rasas, onde o cachorro possa tocar o chão e se acostumar com a sensação da água em seu corpo. Acompanhe-o, segurando-o suavemente sob o abdômen para dar suporte enquanto ele experimenta os movimentos. Reforce a confiança do cachorro com carinho e elogios à medida que ele se mova pela água. Lembre-se de que nem todos os cães são naturalmente adeptos à natação, então respeite o ritmo individual do seu amigo peludo e celebre cada pequeno avanço ao longo do processo.

Piscinas para cachorro

Pode ser uma surpresa para alguns, mas sim, existem piscinas para cachorros que são projetadas especialmente para esses pets. Principalmente em São Paulo, Estados Unidos e em alguns países europeus é possível encontrar hospedagens, parques aquáticos ou centros de lazer que oferecem instalações com piscinas especialmente adaptadas para cães. Essas piscinas costumam ser mais rasas, com rampas de entrada e saída suaves para facilitar o acesso dos animais.

Além disso, para quem deseja proporcionar momentos aquáticos divertidos para os peludos em casa, muitos petshops contam com piscinas para cachorro à venda. Essas piscinas são compactas e podem ser montadas facilmente em ambientes externos, como quintais. Elas são uma excelente maneira de manter o cachorro ativo e fresco durante os dias quentes de verão.

Contudo, é importante destacar que cuidados adequados são essenciais ao introduzir seu cachorro a uma piscina. Antes de permitir que ele entre na água, é recomendável se certificar de que o cachorro sabe nadar com segurança. Nunca force o cachorro a entrar na piscina, e sempre monitore suas reações. Lembre-se de que alguns cães podem sentir desconforto na água, então comece devagar. E, é claro, mantenha a piscina limpa e tratada para evitar problemas de saúde e de pele para o seu adorável amigo de quatro patas.

Agora que você já conhece os benefícios e cuidados com a natação para cachorros, não perca este outro artigo no qual falamos sobre uma síndrome curiosa, chamada de síndrome do cão nadador.

Texto realizado em parceria com: Aerton Guimarães

Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios - Piscinas para cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Andrades, A.O. et al. Modalidades fisioterapêuticas na reabilitação de cães com doença do disco intervertebral toracolombar submetidos à cirurgia descompressiva: 30 casos (2008-2016). Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.70, n.4, p.1089-1098, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/abmvz/a/BfSstZNftGXSWmjf5wxcWLM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 30/08/2023.
  • Rossi, A. Cães e Piscinas: Dicas para garantir momentos de diversão para todos! Nautilus. Disponível em https://unaipiscinas.com.br/EBOOK_NAUTILUS_CAES_E_PISCINAS.pdf. Acesso em 30/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Natação para cachorro - Quando é recomendada e benefícios